Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG
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- Análise dos determinantes do fenómeno low-cost nos transportes aéreos em Portugal: tendência natural ou necessidade emergente dos mercados/consumidores?Publication . Oliveira, Marcelo; Pereira, JoãoO setor aéreo sempre foi conhecido pela sua luta continua, ou seja, cortar custos, gerir necessidades dos clientes, acompanhamento de requisitos de qualidade e segurança, enquanto mantem os serviços e satisfaz as necessidades de vários grupos de clientes. A indústria volátil torna desafiador para as transportadoras encontrar um equilíbrio entre fornecer serviços de alta qualidade para os clientes, mantendo os custos baixos. Diferentes modelos de negócios têm sido testados, com as Low-Cost tentando eliminar gradualmente a maioria dos serviços, deixando apenas o básico. No entanto, os serviços permanecem como uma pedra angular do transporte aéreo e da lucratividade de uma companhia aérea que depende de que tipo de serviços é prestado e de quão bem prestam para manter os seus clientes satisfeitos. O objetivo deste estudo consiste em identificar os determinantes do fenómeno low-cost em Portugal, isto é, em que medida é que estamos perante uma tendência natural, face a hábitos comportamentais ou a necessidade emergente dos mercados / consumidores, ou uma resposta a um contexto de retração económica. Na prossecução deste objetivo procurar-seá, também, identificar quais os fatores que contribuem para o sucesso na redução radical de custos. Assim, partindo desta problemática, a pergunta de partida, sobre a qual assenta a pesquisa, desdobra-se em duas questões essenciais: será o fenómeno low-cost no setor da aviação civil em Portugal uma conjuntura, ou constrangimentos observados no contexto da indústria e qual o papel do consumidor? Na resposta às questões que orientam o presente estudo, a contrastar com os achados na literatura, recorreu-se a um estudo exploratório e a uma abordagem metodológica de natureza quantitativa. Para a recolha de dados foi utilizado como instrumento um questionário online semiestruturado.
- Avaliação de sistemas de informação de logística hospitalar: estudo do Hospital Particular da MadeiraPublication . Silva, Francisco Nuno Ferreira da; Bernardo, Maria do Rosário MatosAs Tecnologias e os Sistemas de Informação vieram dotar os profissionais de logística com meios digitais e computorizados, capazes de agregar dados de todas as transações diárias para suportar as atividades e melhorar o processo de tomada de decisão. Neste sentido, a utilização destas ferramentas deverá refletirse na eficiência e na produtividade organizacional. Esta investigação pretende contribuir para a compreensão dos processos de logística que decorrem no Hospital Particular da Madeira (HPM), aferindo de que forma o sistema de informação disponibilizado impacta as atividades do departamento. Para atingir este objetivo, foi seguida a metodologia de Estudo de Caso e adotado o referencial teórico publicado por DeLone & McLean (1992, 2003), no qual os autores relacionam o sucesso de um Sistema de Informação com seis dimensões, admitindo que a satisfação do utilizador é fundamental. Para coletar os dados essenciais à aplicação do modelo recorreu-se, como método principal, ao questionário, que foi distribuído por todos os colaboradores do departamento de logística. As conclusões desta investigação apontam para a necessidade de melhorias no sistema de informação disponibilizado, evidenciando que os utilizadores estão, de forma geral, insatisfeitos com o suporte providenciado. Porém, os inquiridos acreditam que o sistema tem algum potencial que se encontra desaproveitado e que, se explorado, poderia impactar positivamente as atividades diárias. São apresentadas sugestões de melhoria, com base nas opiniões expressadas pelo departamento.
- A Blockchain no sistema de gestão da qualidade dos produtos pré-esforçados em betãoPublication . Rocha, Paulo Joaquim de Jesus; Bernardo, Maria do Rosário MatosA indústria dos produtos pré-esforçados em betão é uma indústria que sente algumas dificuldades no incremento de novas tecnologias, já a tecnologia Blockchain, tem demonstrado ser uma tecnologia cujas propriedades, podem trazer vantagens nas mais diversas aplicações onde já se encontra implementada. Desta forma, com o intuito de contribuir para uma maior integração da tecnologia nesta indústria, e mais especificamente no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) dos produtos pré-esforçados, esta pesquisa exploratória, utilizando o estudo de caso como estratégia e o questionário como técnica de recolha de dados, para dar resposta à questão: “Como pode a tecnologia Blockchain ser aplicada no sistema de gestão da qualidade dos produtos préesforçados em betão?”. Assim, ao longo da pesquisa, foram aplicados questionários aos diferentes departamentos da empresa Pavinorte e a especialistas em tecnologia Blockchain. Os resultados obtidos, após terem sido analisados, foram relacionados com a literatura disponível, permitindo concluir que a tecnologia Blockchain pode ser aplicada ao SGQ dos produtos préesforçados em betão e que a utilização de uma rede Blockchain Federada, em que cada departamento funcione como um nó da rede, com a possibilidade de alargamento a fornecedores e projetistas, é uma boa solução para a integração da tecnologia Blockchain no Sistema de Gestão da Qualidade dos produtos pré-esforçados em betão., contribuindo, desta forma, para que este se torne mais eficaz e eficiente na sua atuação ao longo de todo o ciclo de vida destes produtos.
- Burnout nos terapeutas ocupacionais: o seu impacto organizacionalPublication . Fialho, Nilzo Alberto Costa; Silva, Victor Paulo Gomes daEm maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o burnout na 11ª revisão da International Classification of Diseases (ICD-11). Estudos sobre a Síndrome de Burnout têm demonstrado esta ter um grande impacto no mercado laboral, nomeadamente no absentismo, na intenção de deixar o cargo e na real saída do local de trabalho. Diversos estudos provaram que sector da saúde é dos sectores económicos que apresenta as maiores taxas de absentismo laboral. Por tal facto considerámos importante avaliar a situação dos Terapeutas Ocupacionais em Portugal em relação à Síndrome de Burnout e o seu impacto na organização. Realizámos um estudo do tipo quantitativo. Como instrumento de recolha de dados utilizámos o Maslach Burnout Inventory - Human Service Survey em português, garantindo assim a fiabilidade do estudo, visto ser o instrumento mais utilizado para a avalição do burnout. O questionário de caracterização dos respondentes foi criado pelo investigador. Os questionários de autopreenchimento foram respondidos online através da plataforma surveymonkey. Quanto aos resultados, a maioria dos sujeitos da amostra (69,28% - 239 sujeitos) não revelou burnout em nenhuma das três dimensões da escala. Contudo, 30,72% dos sujeitos da amostra apresentaram valores indicadores de burnout numa ou mais dimensões. Este trabalho revelou diferenças significativas na dimensão exaustão emocional entre quem faltou nos últimos seis meses e quem não faltou, revelando quem faltou uma maior exaustão emocional. Revelou também a existência de diferenças significativas – para pior - em todas as dimensões do burnout em quem pensou mudar de profissão ou de organização no último mêsface a quem não pensou em tal. Finalmente, revelou diferenças significativas – também para pior - (i) nas dimensões exaustão emocional e despersonalização em quem pensou mudar de profissão nos últimos seis meses face a quem não pensou em tal e (ii) nas dimensões exaustão emocional e realização pessoal baixa em quem pensou mudar de organização nos últimos seis meses face a quem não pensou em tal.
- O comércio eletrónico de televisões em Portugal durante o confinamento de 2020: tendência ou alternativa?Publication . Parada, Telma Liliana Correia; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaO intuito desta pesquisa é observar a tendência das compras online de televisões no mercado português, entre os períodos de 2020 e 2022. Serão objeto de estudo as oscilações das quotas de mercado entre os canais tradicional e online, por forma a compreender os efeitos que o confinamento de 2020 teve nesses resultados e de que forma este teve impacto na escolha do canal para concretizar a compra. Nesse sentido, serão observados dados de mercado em momentos chave, como o início e término do confinamento. Adicionalmente, será efetuada uma análise a dados desde 2018 até 2022, para percecionar se este fenómeno influenciou positivamente o peso que o canal online representa versus o canal tradicional ou se este retomou ao peso que tinha no passado.
- Competitividade na indústria seguradora não vida em Portugal: impactos da estrutura de mercado e modelos de negócio na sua performance entre 2008 e 2022Publication . Silva, António Fernandes da; Bernardo, Maria do Rosário MatosA atividade seguradora é essencial para mitigar a incerteza associada à vida das pessoas e das empresas protegendo-as perante uma variedade de riscos prováveis de ocorrência futura. Nas especificidades da atividade da indústria seguradora destacam-se o paradoxo da aversão ao risco assente no modelo de input e output diferido e no processo de tratamento da assimetria da informação materializada na seleção adversa e risco moral. As características de estabilização económica e social sustentam-se na regulamentação e supervisão comum da European Insurance Occupational Pensions Authority (EIOPA) a nível da União Europeia, com a harmonização da atividade baseada no princípio do passaporte único entre os Estados Membros, para garantir competitividade aos operadores e proteger os consumidores de seguros. A eficiência técnica e a performance de cada seguradora, baseando-se na mutualização dos riscos, são impactadas pela estrutura de mercado e decisões de gestão, quanto à entrega de valor aos consumidores de seguros e sua captura para os investidores através dos modelos de negócio adotados. A investigação realizada para o setor segurador não vida em Portugal, entre 2008 e 2022, baseou-se em dois modelos econométricos para analisar a rentabilidade financeira e técnica das vendas como fatores de competitividade a partir dos modelos de negócio. Concluiu-se que o mercado de seguros não vida em Portugal apresentou uma concentração moderada não limitando a competitividade nem condicionando as rentabilidades financeiras e técnicas das seguradoras. Os modelos de negócio mais eficientes contribuíram para ganhos de quota, sendo mais impactados pelas decisões de gestão do que pela estrutura de mercado.
- A comunicação da responsabilidade social das empresas do setor automóvelPublication . Ganhão, Vera Patrícia Lourenço; Simão, JoãoA indústria automóvel tem um grande impacto em diferentes aspetos da sociedade, nomeadamente a nível das emissões de dióxido de carbono e das atividades filantrópicas desenvolvidas por diversas empresas. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo analisar a comunicação da responsabilidade social aos stakeholders na indústria automóvel. Para o estudo, foram utilizados dezasseis relatórios de sustentabilidade de várias empresas automóveis, com recurso à análise de conteúdo e a uma escala de Likert. Dos dezanove temas de responsabilidade social analisados, o mais referido foi a filantropia, seguido do consumo de água. No espectro oposto, encontram-se os temas de uso de terreno, seguido da poluição e da biodiversidade. Além disso, a empresa que representa o maior nível de responsabilidade social é a PSA. Constata-se igualmente uma evidente discrepância entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, verificando-se nestes últimos uma diminuição da comunicação de responsabilidade social. Os resultados do estudo evidenciam a necessidade de um aumento da comunicação sobre responsabilidade social na indústria automóvel, comprovada pela pouca quantidade de empresas a apresentarem o tipo de relatório em análise (relatório de sustentabilidade ou equivalente). Neste estudo, ficou ainda bem patente a necessidade de mais empresas utilizarem um maior leque de temas de responsabilidade social. A título de sugestão, estudos futuros poderiam centrar-se na totalidade das empresas automóveis ao longo do tempo, o que permitira analisar a progressão ou regressão da comunicação da responsabilidade social.
- Os desafios estratégicos da transformação digital para o setor bancário portuguêsPublication . Carvalho, Filipe Peralta de Almeida; Porfírio, JoséA mudança de hábitos dos consumidores, aliado à evolução da tecnologia, presente no dia-a-dia de todos, assim como um ambiente cada vez mais competitivo, com novos players, nomeadamente as fintechs, obrigaram os bancos a abordar o seu processo de digitalização com urgência, de modo a manterem-se relevantes, num mercado que se encontra em pleno processo de transformação. Portugal não é exceção, existindo cada vez mais pessoas que procuram serviços e produtos digitais na área financeira, nomeadamente no setor bancário. Assim, e considerando esta realidade, a presente dissertação tem como objetivo principal investigar os principais desafios estratégicos da transformação digital para o setor bancário português, ao mesmo tempo que se pretende fazer uma caracterização sobre o momento em que o setor bancário português se encontra relativamente à transformação digital. Deste modo, desenvolveu-se um estudo exploratório apoiado numa metodologia mista da investigação, tendo-se utilizado metodologias quantitativas e qualitativas para a recolha e análise de dados. Foi, então, aplicado um questionário a 50 funcionários bancários de forma a perceber os principais desafios desta implementação, assim como os principais produtos consumidos pelos clientes e para caracterizar o atual momento da transformação digital. Foram ainda realizadas 3 entrevistas individuais a diretores bancários de topo, de modo a aprofundar todas estas questões. Os resultados demonstram que a transformação digital financeira é já uma realidade em Portugal, sendo que a nova geração prefere utilizar os serviços bancários numa plataforma digital do que fisicamente / presencialmente. No entanto, há ainda uma geração mais velha que continua a preferir os balcões presenciais. A transformação digital é responsável pelo aumento da produtividade, da eficiência e de novas oportunidades e serviços para os clientes, promovendo, também a literacia financeira, conseguindo ao mesmo tempo ser responsável pela redução de alguns custos. Apesar destes pontos fortes, a automatização pode contribuir para o aumento do desemprego e as tecnologias encontram-se mais vulneráveis a ataques informáticos e fraudes. Os principais obstáculos identificados prendem-se com a falta de literacia financeira e digital da população em geral, aliado aos elevados custos associados à implementação de soluções digitais, assim como a falta de recursos humanos especializados na área. A regulamentação na era digital é essencial para que se consiga manter a sustentabilidade e confiança no setor bancário. Em suma, a transformação digital no setor bancário é já uma realidade, cada vez mais cimentada, à medida que novas oportunidades tecnológicas vão surgindo, sendo cada vez mais essencial adaptar os serviços e produtos digitais às necessidades dos clientes, caracterizados por ser cada vez mais exigentes.
- A divulgação da responsabilidade social no setor do petróleo e gásPublication . Zurrapa, Luís Filipe G.; Simão, JoãoAs organizações de exploração de Petróleo e Gás são conhecidas pelos seus contributos para a sociedade, mas também pelos riscos que representam para o meio ambiente. O objetivo deste estudo é analisar as divulgações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) das maiores organizações de Petróleo e Gás, do mundo e de cada região. Para o efeito foram analisados os websites institucionais, assim como os respetivos relatórios ligados ao universo de RSE de cada organização. A nível metodológico recorreu-se à “Escala de likert” como ferramenta principal, de modo a converter dados qualitativos em quantitativos, das maiores 40 organizações do mundo com extração PeG e as 40 maiores organizações por região. As conclusões são que as regiões que mais comunicam são a América do Norte, seguida da Europa Oriental e Oceânia, sendo as que menos comunicam a África e o Médio Oriente. Os temas mais comunicados são Gestão Ambiental, Alterações Climáticas, Gestão de Recursos e Energia, Segurança e Saúde Ocupacional, Desenvolvimento da Comunidade Local, Governance, Gestão de Stakeholders, Ética e Código de Conduta. Os temas menos abordados foram a Religião e os Direitos dos Animais. O presente estudo poderá ser usado para compreender a atual configuração das divulgações de RSE e para comparação com outros espaços temporais sobre a evolução das temáticas de responsabilidade social no setor.
- Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitaisPublication . Loução, Isabel Maria; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Carvalho, LuísaO empreendedorismo digital representa um campo de grande atualidade porque os avanços na tecnologia e infraestruturas têm criado uma variedade de oportunidades para os empresários. Embora a sociedade tenha prestado muita atenção aos modelos empresariais digitais, pouca pesquisa foi feita sobre desafios, oportunidades e fatores de sucesso associados ao empreendedorismo digital. Este trabalho procura compilar literatura de última geração sobre empreendedorismo digital e fornecer um esboço abrangente dos principais tópicos discutidos na literatura relevante. Foi realizada uma pesquisa abrangente em cinco grandes bases de dados eletrónicas, nomeadamente a Sage, a Springer, a Science Direct/Elsevier, a Taylor & Francis, e a Emerald, para além da consulta de outros artigos da especialidade existentes fora destas bases de dados. Com base na revisão da literatura, foram identificados alguns grandes tópicos de investigação no campo do empreendedorismo digital: empreendedorismo, modelos de negócio, estratégias de plataforma, ecossistema digital, educação para o empreendedorismo e empreendedorismo digital social. Cada uma destas seis linhas de investigação foi revista e inclui quaisquer provas atuais relativas a cada uma delas que tenham sido identificadas. Foram realizados dois estudos de caso de negócios digitais, lançados recentemente em Portugal: a Uber Eats e a Glovo, que atuam na área de entrega ao domicílio de refeições e outros artigos. Em relação a cada um deles foram analisados os seguintes aspetos: caracterização do negócio, vendas, receitas, lucros, dívidas, investimentos, empregados, modelo de negócio, níveis de satisfação dos clientes e dos empregados, atividade em Portugal e dificuldades encontradas. Os estudos de caso revelaram que, embora os dois negócios operam em parte no mesmo mercado e apresentem algumas semelhanças ao nível de atuação e modelos de negócio, também apresentam resultados diferenciados. A revisão da literatura em conjugação com a análise dos casos referidos permitiu tirar algumas conclusões sobre os principais fatores a considerar para a implementação de um modelo digital de sucesso.