Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação e divulgação científica em saúde para leigos em regiões de fronteira: o caso do projeto Sífilis NãoPublication . Braz, Arthur; Bäckström, Bárbara; Muneiro, Lilian CarlaA sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível que, por diversas vezes, se constituiu como um problema de saúde pública ao longo da história da humanidade. Desde 2016, no Brasil, os órgãos de saúde têm lidado com uma epidemia da doença, que registrou ano após ano uma alta no número de casos. Tal questão motivou o Tribunal de Contas da União a publicação do acórdão 2019/2017, que prevê o desenvolvimento, dentre outras questões, de metodologias de comunicação inovadoras para o combate à doença. E em um país onde boa parte da população vive em centros urbanos, as áreas de fronteira acabam por não serem contempladas com iniciativas de promoção à saúde deste tipo. Nesse contexto, este trabalho nasce com o objetivo de identificar as questões que impactam no modo de comunicar com a população da região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, referente a comunicação científica em saúde, com ênfase na sífilis e demais IST. Para tal, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, com ênfase nos públicos-alvo e populações chave abordados no âmbito das campanhas de comunicação do Projeto “Sífilis Não”, bem como na segmentação específica do perfil de indivíduo que vive em regiões de fronteira no Brasil. Foram entrevistados indivíduos que vivem na região da Tríplice Fronteira, a partir da cidade brasileira de Foz do Iguaçu. A partir dos dados coletados, foi possível definir categorias temáticas que apontam os principais problemas identificados por eles no que diz respeito à divulgação científica focada na questão da sífilis. A investigação aponta que da maneira como são feitas hoje, as iniciativas de divulgação científica em saúde não levam em conta os elementos constitutivos da identidade e interculturalidade fronteiriça da região em questão, que se baseia na ampla circulação de bens, serviços e, principalmente, pessoas entre as regiões dos três países. Logo, entender estes elementos faz-se essencial para o estabelecimento de políticas públicas que visem mudar o comportamento das pessoas deste contexto, no que diz respeito à sífilis.
- A Blockchain no sistema de gestão da qualidade dos produtos pré-esforçados em betãoPublication . Rocha, Paulo Joaquim de Jesus; Bernardo, Maria do Rosário MatosA indústria dos produtos pré-esforçados em betão é uma indústria que sente algumas dificuldades no incremento de novas tecnologias, já a tecnologia Blockchain, tem demonstrado ser uma tecnologia cujas propriedades, podem trazer vantagens nas mais diversas aplicações onde já se encontra implementada. Desta forma, com o intuito de contribuir para uma maior integração da tecnologia nesta indústria, e mais especificamente no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) dos produtos pré-esforçados, esta pesquisa exploratória, utilizando o estudo de caso como estratégia e o questionário como técnica de recolha de dados, para dar resposta à questão: “Como pode a tecnologia Blockchain ser aplicada no sistema de gestão da qualidade dos produtos préesforçados em betão?”. Assim, ao longo da pesquisa, foram aplicados questionários aos diferentes departamentos da empresa Pavinorte e a especialistas em tecnologia Blockchain. Os resultados obtidos, após terem sido analisados, foram relacionados com a literatura disponível, permitindo concluir que a tecnologia Blockchain pode ser aplicada ao SGQ dos produtos préesforçados em betão e que a utilização de uma rede Blockchain Federada, em que cada departamento funcione como um nó da rede, com a possibilidade de alargamento a fornecedores e projetistas, é uma boa solução para a integração da tecnologia Blockchain no Sistema de Gestão da Qualidade dos produtos pré-esforçados em betão., contribuindo, desta forma, para que este se torne mais eficaz e eficiente na sua atuação ao longo de todo o ciclo de vida destes produtos.
- O povoado pré-histórico de Leceia: cinquenta anos de trabalhos arqueológicos (1972-2022)Publication . Cardoso, João LuísApresenta-se a história das investigações realizadas no povoado pré-histórico de Leceia pelo Autor desde 1972, bem como a descrição detalhada das acções de salvaguarda, valorização e divulgação da estação arqueológica, realizadas depois da criação em 1988 do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras (CEACO/CMO). São descritas as iniciativas concretas desde então realizadas, desde o restauro de estruturas arqueológicas até à realização de visitas, colóquios e publicações de diversa natureza conforme os respectivos destinatários. De particular interesse é a descrição, ano após ano, do progresso das escavações arqueológicas realizadas entre 1983 e 2002, bem como dos resultados obtidos e sumariamente apresentados, no respeitante às estruturas identificadas e sua diacronia, fases de ocupação evidenciadas pela estratigrafia identificada e respectiva cronologia absoluta e integração cultural, com base na tipologia de alguns dos espólios recolhidos. Deste modo, o povoado pré-histórico de Leceia corresponde ao primeiro no seu género, atendendo ás suas dimensões e complexidade, em que foi possível, mediante a correlação das evidências recolhidas ao longo das escavações, obter uma informação segura e rigorosa da evolução da sua ocupação, evidenciando uma organização pré-definida do espaço que viria a ser sucessivamente ocupado, de carácter proto-urbano, situando-o entre um dos mais importantes povoados fortificados da Idade do Cobre do Ocidente Europeu.
- Português língua não materna como língua de ensino na Guiné-Bissau: implicações na aprendizagemPublication . Quimabé, Donaldo António Dona; Salomão, RicardoO presente estudo nasce do contexto do ensino-aprendizagem sombrio bissau-guineense, motivado por vários factores. Um dos principais fatores desse cenário é a utilização inadequada das metodologias do ensino de Língua Portuguesa ao aluno guineense, cuja língua de comunicação é outra (kriol/línguas étnicas). Deste modo, propôs-se a avançar com este estudo, com vista a compreender o impacto do PLNM como método do ensino no sistema educativo guineense, na proficiência linguística e no desempenho em outras áreas curriculares. Para isso, através do estudo comparado dos dois grupos dos alunos, no qual um dos grupos beneficiou do curso de aperfeiçoamento em Língua Portuguesa, cujo método do ensino é PLNM, fez-se análise dos resultados escolares (do liceu) por três indicadores: i) os que apresentam i) CRESCIMENTO, ii) DECRESCIMENTO e iii) CONSTANTE, tanto em Língua Portuguesa (LP) como em outras disciplinas agrupadas pelas características comuns, como as DISCIPLINAS PRÁTICAS, as TEÓRICAS e as LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Logo, na sequência desta análise, pode-se verificar que o grupo que teve (ou ainda tem) acesso ao curso de Língua Portuguesa, cujo método é L2/LNM, apresenta melhor desempenho tanto na disciplina de Língua Portuguesa (embora nesta se denote um certo equilíbrio pelas oscilações apresentadas por dois grupos) como em outras disciplinas, sobretudo, nas DISCIPLINAS PRÁTICAS, que no indicador do CRESCIMENTO se perfila com melhor resultado (51,1%) e no DECRESCIMENTO no último de os que menos regrediram (14,3%). No cômputo geral, constata-se que o grupo alvo apresentou no indicador de CRESCIMENTO 57,1% contra 21,4% do grupo de controlo, enquanto no DECRESCIMENTO o primeiro conta com 42,85% face a 71, 42% do grupo de controlo. Em virtude destes resultados e demais decorridos da revisão das literaturas, conclui-se que o PLNM é bastante ajustado como método a aplicar no ensino do Português no país e contribuiria significativamente no desempenho escolar dos guineenses, podendo reduzir drasticamente altas taxas do insucesso e de abandono escolar e, por conseguinte, proporcionar o ensino de qualidade no país.