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- A avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens: a metodologia PBL no ensino superiorPublication . Fernandes, Sandra; Abelha, Marta; Pereira, Adelaide; Anunciação, CarolinaEste artigo apresenta uma experiência com a abordagem pedagógica Project-based Learning (PBL) e tem como objetivo analisar o modo como as diversas modalidades e instrumentos de avaliação no âmbito do PBL estão ao serviço da melhoria das aprendizagens. O objeto de análise são duas unidades curriculares, numa turma do 2º ano da licenciatura em Educação Social. Este estudo de caso tem a análise documental e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Com base no quadro conceptual de Flores (2019) sobre as modalidades da avaliação (avaliação das aprendizagens, avaliação para as aprendizagens e avaliação como aprendizagem), foram analisados os conteúdos das Fichas das duas Unidades Curriculares (FUC’S) numa perspetiva de interdisciplinaridade; os dados da entrevista a uma das docentes responsáveis e as reflexões dos estudantes. Nas FUC´s expressa-se a avaliação das aprendizagens; a entrevista à docente evidencia o feedback, das docentes e dos pares, nos vários momentos de avaliação, correspondendo a uma avaliação para as aprendizagens contribuindo, significativamente, para a aquisição de competências; nas reflexões dos estudantes identifica-se a avaliação como aprendizagem nas descrições sobre o desenvolvimento significativo, no seu processo de aprendizagem. Conclui-se positivamente quanto à metodologia PBL e modalidades de avaliação utilizadas, ao melhorarem, notoriamente, as aprendizagens dos estudantes.
- Previsão multi-atributo do preço no Mercado Ibérico de EletricidadePublication . Peres, Gonçalo Martins; Cavique, LuísA eletricidade tem vindo a adquirir uma maior presença nas nossas vidas e estima-se que o futuro seja cada vez mais elétrico. Hoje em dia temos acesso a quantidades enormes de dados que acabam por não ter grande valor acrescentado se não puderem ser utilizados para suportar tomadas de decisão ou planear antecipada e corretamente sistemas. As previsões são instrumentos fundamentais para apoiar tomadas de decisão. A eletricidade é considerada uma commodity muito especial, pois embora tenha havido diversos progressos relativos ao desempenho de baterias, a eletricidade é, largamente, um bem não armazenável. Nesse sentido, o preço de eletricidade apresenta características únicas que torna a sua previsão uma tarefa difícil. Acreditamos ser possível recorrer a dados disponíveis na Internet para efetuar previsões de preços de eletricidade que possam ser usadas por decisores no setor. Neste trabalho apresentamos um processo de previsão quantitativa e, por forma a compreender as previsões de preço de eletricidade, investigamos a previsão multi-passos e multi-atributo. Consideramos diversas séries temporais de dados disponíveis abertamente em diversas fontes. Os dados utilizados inserem-se em cinco categorias: cronológicos, preço, procura, produção e clima. O estudo compreende três intervalos de tempo 1 de janeiro de 2019 (00:00) a 31 de dezembro de 2019 (23:00), 1 de janeiro de 2018 (00:00) a 31 de dezembro de 2019 (23:00) e 1 de janeiro de 2010 (00:00) a 31 de dezembro de 2019 (23:00). Aos resultados, aplicamos um método de apoio à tomada de decisão multi-atributo, o TOPSIS.
- Avaliação de sistemas de informação de logística hospitalar: estudo do Hospital Particular da MadeiraPublication . Silva, Francisco Nuno Ferreira da; Bernardo, Maria do Rosário MatosAs Tecnologias e os Sistemas de Informação vieram dotar os profissionais de logística com meios digitais e computorizados, capazes de agregar dados de todas as transações diárias para suportar as atividades e melhorar o processo de tomada de decisão. Neste sentido, a utilização destas ferramentas deverá refletirse na eficiência e na produtividade organizacional. Esta investigação pretende contribuir para a compreensão dos processos de logística que decorrem no Hospital Particular da Madeira (HPM), aferindo de que forma o sistema de informação disponibilizado impacta as atividades do departamento. Para atingir este objetivo, foi seguida a metodologia de Estudo de Caso e adotado o referencial teórico publicado por DeLone & McLean (1992, 2003), no qual os autores relacionam o sucesso de um Sistema de Informação com seis dimensões, admitindo que a satisfação do utilizador é fundamental. Para coletar os dados essenciais à aplicação do modelo recorreu-se, como método principal, ao questionário, que foi distribuído por todos os colaboradores do departamento de logística. As conclusões desta investigação apontam para a necessidade de melhorias no sistema de informação disponibilizado, evidenciando que os utilizadores estão, de forma geral, insatisfeitos com o suporte providenciado. Porém, os inquiridos acreditam que o sistema tem algum potencial que se encontra desaproveitado e que, se explorado, poderia impactar positivamente as atividades diárias. São apresentadas sugestões de melhoria, com base nas opiniões expressadas pelo departamento.