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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo apresenta uma experiência com a abordagem pedagógica Project-based Learning (PBL) e
tem como objetivo analisar o modo como as diversas modalidades e instrumentos de avaliação no
âmbito do PBL estão ao serviço da melhoria das aprendizagens. O objeto de análise são duas unidades
curriculares, numa turma do 2º ano da licenciatura em Educação Social. Este estudo de caso tem a
análise documental e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Com base no
quadro conceptual de Flores (2019) sobre as modalidades da avaliação (avaliação das aprendizagens,
avaliação para as aprendizagens e avaliação como aprendizagem), foram analisados os conteúdos das
Fichas das duas Unidades Curriculares (FUC’S) numa perspetiva de interdisciplinaridade; os dados
da entrevista a uma das docentes responsáveis e as reflexões dos estudantes. Nas FUC´s expressa-se
a avaliação das aprendizagens; a entrevista à docente evidencia o feedback, das docentes e dos pares,
nos vários momentos de avaliação, correspondendo a uma avaliação para as aprendizagens
contribuindo, significativamente, para a aquisição de competências; nas reflexões dos estudantes
identifica-se a avaliação como aprendizagem nas descrições sobre o desenvolvimento significativo, no
seu processo de aprendizagem. Conclui-se positivamente quanto à metodologia PBL e modalidades
de avaliação utilizadas, ao melhorarem, notoriamente, as aprendizagens dos estudantes.
Description
Keywords
Avaliação da/para/como aprendizagem Metodologia PBL Ensino superior
Citation
Publisher
CNaPPES