Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens: a metodologia PBL no ensino superior

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo apresenta uma experiência com a abordagem pedagógica Project-based Learning (PBL) e tem como objetivo analisar o modo como as diversas modalidades e instrumentos de avaliação no âmbito do PBL estão ao serviço da melhoria das aprendizagens. O objeto de análise são duas unidades curriculares, numa turma do 2º ano da licenciatura em Educação Social. Este estudo de caso tem a análise documental e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Com base no quadro conceptual de Flores (2019) sobre as modalidades da avaliação (avaliação das aprendizagens, avaliação para as aprendizagens e avaliação como aprendizagem), foram analisados os conteúdos das Fichas das duas Unidades Curriculares (FUC’S) numa perspetiva de interdisciplinaridade; os dados da entrevista a uma das docentes responsáveis e as reflexões dos estudantes. Nas FUC´s expressa-se a avaliação das aprendizagens; a entrevista à docente evidencia o feedback, das docentes e dos pares, nos vários momentos de avaliação, correspondendo a uma avaliação para as aprendizagens contribuindo, significativamente, para a aquisição de competências; nas reflexões dos estudantes identifica-se a avaliação como aprendizagem nas descrições sobre o desenvolvimento significativo, no seu processo de aprendizagem. Conclui-se positivamente quanto à metodologia PBL e modalidades de avaliação utilizadas, ao melhorarem, notoriamente, as aprendizagens dos estudantes.

Description

Keywords

Avaliação da/para/como aprendizagem Metodologia PBL Ensino superior

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue