Repository logo
 
Publication

A avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens: a metodologia PBL no ensino superior

dc.contributor.authorFernandes, Sandra
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorPereira, Adelaide
dc.contributor.authorAnunciação, Carolina
dc.date.accessioned2024-12-09T12:03:13Z
dc.date.available2024-12-09T12:03:13Z
dc.date.issued2021-07-09
dc.date.updated2024-12-07T13:00:01Z
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma experiência com a abordagem pedagógica Project-based Learning (PBL) e tem como objetivo analisar o modo como as diversas modalidades e instrumentos de avaliação no âmbito do PBL estão ao serviço da melhoria das aprendizagens. O objeto de análise são duas unidades curriculares, numa turma do 2º ano da licenciatura em Educação Social. Este estudo de caso tem a análise documental e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Com base no quadro conceptual de Flores (2019) sobre as modalidades da avaliação (avaliação das aprendizagens, avaliação para as aprendizagens e avaliação como aprendizagem), foram analisados os conteúdos das Fichas das duas Unidades Curriculares (FUC’S) numa perspetiva de interdisciplinaridade; os dados da entrevista a uma das docentes responsáveis e as reflexões dos estudantes. Nas FUC´s expressa-se a avaliação das aprendizagens; a entrevista à docente evidencia o feedback, das docentes e dos pares, nos vários momentos de avaliação, correspondendo a uma avaliação para as aprendizagens contribuindo, significativamente, para a aquisição de competências; nas reflexões dos estudantes identifica-se a avaliação como aprendizagem nas descrições sobre o desenvolvimento significativo, no seu processo de aprendizagem. Conclui-se positivamente quanto à metodologia PBL e modalidades de avaliação utilizadas, ao melhorarem, notoriamente, as aprendizagens dos estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-2813627
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16917
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCNaPPESpt_PT
dc.subjectAvaliação da/para/como aprendizagempt_PT
dc.subjectMetodologia PBLpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleA avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens: a metodologia PBL no ensino superiorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Aveiropt_PT
oaire.citation.endPage163pt_PT
oaire.citation.startPage157pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES21. 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Livro de ataspt_PT
person.familyNameFernandes
person.familyNameAbelha
person.givenNameSandra Raquel Gonçalves
person.givenNameMarta
person.identifierE-6330-2016
person.identifierH-1160-2016
person.identifier.ciencia-idD617-2C98-5011
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0003-4712-4249
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.scopus-author-id16315361800
person.identifier.scopus-author-id35772219700
rcaap.cv.cienciaid9D1F-94B0-794A | Marta Abelha
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication832ebd6c-7009-48ec-91bf-56e77e7fd71b
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2021_Livro-de-Atas_CNaPPES21-1_artigo__Fernandes_sandra_e_colaboradoras.pdf
Size:
434.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: