Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL
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Browsing Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL by advisor "Cardoso, Teresa Margarida Loureiro"
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- Educação profissional técnica de nível médio a distância no Brasil: meta-análise da regulamentação dos estados do NordestePublication . Farias, Leideana Galvão Bacurau de; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA educação básica no Brasil não apresenta números animadores: muitos jovens ainda encontram-se fora da escola, a média de anos de estudo está longe de atender ao previsto na Constituição Federal, permanecem milhões na escuridão do analfabetismo, há discrepâncias entre as diversas regiões, o país detém baixo índice de pessoas com formação profissional técnica de nível médio, o uso da Educação a Distância (EaD) cresce no ensino superior, mas o cenário é diferente na educação básica. O quadro de desenvolvimento perseguido pelo país exige o atingimento de índice de desenvolvimento humano mais justo, o que requer políticas públicas voltadas para melhoria da educação, da saúde e da economia. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) assume um papel importante para a formação do indivíduo, a inserção no mundo do trabalho, o livre exercício da cidadania e o crescimento socioeconômico da região. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB n.º 9394/1996, constituiu-se marco de regulamentação das modalidades de Educação Profissional e de Educação a Distância. Evidenciar o esforço de evolução da EPT de nível médio, por meio da modalidade EaD, se configura interesse desta investigação denominada “Educação Profissional Técnica de Nível Médio a Distância no Brasil: meta-análise da regulamentação dos estados do Nordeste” a qual define três questões de pesquisa: Como está contextualizada a educação profissional de nível médio a distância nos estados do Nordeste? Qual ou quais as percepções sobre EaD apreendidas nas peças regulatórias dos sistemas estaduais de ensino? Como o regime de colaboração se constitui instrumento integrador entre os sistemas de ensino/impulsionador da EaD? Utilizou-se para este estudo o modelo de metaanálise multimodal, com a opção metodológica de fazer um resgate bibliográfico e documental sob uma abordagem sócio-histórica e normativa do processo de crescimento da EPT, a evolução da EaD e o uso dessa modalidade de ensino (EaD) para a oferta da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio no Brasil. Tomou-se como elemento norteador da meta-análise a Resolução CNE n.º 1, de 02/02/16, definidora das diretrizes operacionais nacionais para a oferta de EPT de Nível Médio, de Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos na modalidade EaD, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino no Brasil. Foram meta-analisadas as regulamentações sobre a oferta da EPT_EaD dos estados da região Nordeste do Brasil, tendo sido possível concluir que somente quatro sistemas estaduais de ensino apresentam norma complementar homologada após a publicação da referida Resolução CNE n.º 1/2016, quatro permanecem com antigas regulamentações e um não regulamentou a EPT. Observou-se ainda nas peças normativas sintonia quanto ao conceito de EaD e de polo de apoio presencial, no entanto há expressões utilizadas, por vezes, nos textos normativos que demonstram paradigmas obsoletos, os quais põem em risco a efetividade do regime de colaboração previsto nessa Resolução CNE n.º 1/2016, por exemplo no que à tecnologia diz respeito. Quanto ao regime de colaboração como instrumento integrador entre os sistemas de ensino/impulsionador da EaD, as peças normatizadoras evidenciam diferentes níveis de adesão ao regime de colaboração: maior, média e baixa. Em suma, há avanços efetuados e outros que se tornam necessários, sendo que esperamos com esta pesquisa torná-los visíveis para, assim, se concretizarem.
- Estudo de uma comunidade virtual de prática : contributo para a formação de professores do ensino fundamental IPublication . Ciolfi, Eliane Gonçalves; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNuma sociedade em constantes transformações, principalmente tecnológicas, o aperfeiçoamento constante da prática docente passa a ser fator importante para uma educação de qualidade. O presente estudo aborda a temática do uso das comunidades virtuais de prática na formação dos professores do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma reflexão sobre a aprendizagem colaborativa como eixo principal desse processo de formação, onde as comunidades virtuais de prática podem proporcionar um ambiente favorável ao compartilhamento de informações e à construção de novos conhecimentos, além de novas ideias para a resolução de problemas do cotidiano escolar. Quanto à metodologia, optamos pela abordagem qualitativa e quantitativa com estudo de casos múltiplos, utilizando a observação e questionário como instrumentos para recolha de dados. A análise dos dados obtidos evidenciou que os professores de Ensino Fundamental I participantes detêm pouco conhecimento sobre comunidades virtuais de prática, e que a vontade e interesse dos mesmos em compartilhar é característica essencial para que uma comunidade virtual de prática atinja os seus objetivos. Constatou-se que a aprendizagem colaborativa é um dos aspectos mais importantes na formação docente e que as instituições educacionais nas quais os professores pesquisados atuam ainda não adotam essa prática. A pesquisa nos revelou aspectos positivos e limitações das comunidades virtuais de prática, onde a participação ativa dos membros e a atividade do moderador demonstrou ser fundamental para que se configure uma comunidade virtual de prática efetiva e não a simples existência de redes. Concluiu-se, portanto, que as comunidades virtuais de prática podem ser um contributo para a formação dos professores do Ensino Fundamental I.
- O Flipgrid como recurso educacional na oralidade em inglês: estudo com alunos do ensino secundárioPublication . Fonseca, Ana Margarida Presa Teixeira da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroPerante os constrangimentos da coocorrência de cenários de lecionação impostos pela pandemia por COVID-19, propusemo-nos estudar as possibilidades do Flipgrid como recurso educacional na oralidade em Inglês. Teoricamente, articulamos mobile learning e a abordagem bring your own device com áreas de competências digitais específicas do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Inglês (continuação) do 12.º ano, e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Sob a lente do paradigma crítico, e visando uma mudança educacional, concebemos uma investigação de ação participativa específica para o contexto de cenários de lecionação presencial, híbrida e a distância, no sentido de compreender de que forma pode o Flipgrid ser um recurso educacional no desenvolvimento da oralidade em Inglês com alunos do ensino secundário regular. Assim, seguimos uma abordagem mista aplicada à metodologia de projeto, em que a fase de diagnóstico informou a de planeamento, conducente ao desenho e implementação de atividades para o ensino de Inglês Língua Estrangeira com recurso educacional ao Flipgrid para mobilização da oralidade em inglês de forma assíncrona. A observação integrou a avaliação do projeto, realizada em todas asfases do estudo, permitindo monitorizar e garantir a sua qualidade. As conclusões do estudo revelam o potencial do Flipgrid, ou Flip, como se passou a designar desde junho de 2022, enquanto recurso educacional mobilizador da oralidade em Inglês Língua Estrangeira, mas também como potenciador de outras aprendizagens e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pelo que somos instigadas a continuar a utilizá-lo.
- Formação aberta e online, redes sociais e inclusão digital : o projeto Reviver na RedePublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroVivemos um novo paradigma social, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia. A nossa participação nestas redes determina o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que traz grandes desafios, mas também oportunidades de aprender e evoluir, para melhor respondermos às nossas necessidades pessoais ou profissionais. Assim, utilizar as redes sociais digitais, como o Fa-cebook, confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura partici-patória online. Neste contexto, é essencial considerar novos caminhos para as aprendiza-gens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades mais imediatas dos indiví-duos, nomeadamente a sua empregabilidade. O projeto REviver na Rede materializa-se numa plataforma online de apoio à utilização do Facebook para promover a socialização, a integração social e a empregabilidade de desem-pregados e reforçar as novas formas de procura ativa de emprego. A sua missão é disponi-bilizar orientações para os desempregados utilizarem o Facebook de forma a construírem uma presença online vantajosa, melhorando a sua empregabilidade. Procurámos enquadrar o projeto, de âmbito educacional e social, numa estratégia de su-peração do desemprego que, muitas vezes, origina um distanciamento dos indivíduos face às suas redes de sociabilidade, podendo assumir contornos de isolamento e exclusão social, o que dificulta a procura ativa de emprego e o grau de empregabilidade. Dos resultados obtidos, destacamos a forte envolvência do público-alvo com o projeto, o facto de muitos terem conseguido um emprego na sequência das interações realizadas, a alteração de algumas práticas na utilização das redes sociais e os muitos testemunhos, so-bre a pertinência dos conteúdos disponibilizados. Concluímos que o Facebook é uma ferramenta válida para a integração, socialização e pro-cura ativa de emprego, ajudando a melhorar a empregabilidade. Mas também constatámos que são necessários novos conteúdos e metodologias educacionais que promovam dife-rentes tipos de aprendizagens ao longo da vida, sobretudo, através dos novos meios de difusão, como são as redes sociais digitais.
- Integração das TIC nas práticas profissionais docentes: meta-análise de planos de formação contínua entre 2014 e 2019Publication . Almeida, Maria de Fátima de Sousa Avelar Moura de; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA emergência da Sociedade do Conhecimento e das Tecnologias da Informação e Comunicação conduziram a um novo paradigma na educação, nomeadamente no que diz respeito ao papel do professor/educador, em que é necessária uma maior articulação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do contexto escolar. Ou seja, numa época de aprendizagem invisível e de fluidez, cada vez mais o recurso às tecnologias e plataformas digitais, aos ambientes virtuais de aprendizagem e às redes sociais se torna uma realidade incontornável, o que vem recomendar a formação dos docentes nessas temáticas e a reflexão sobre o papel dessa formação no processo pedagógico. Neste contexto, os Centros de Formação de Associação de Escolas, criados em 1992, com uma organização inédita, em termos europeus, vieram proporcionar uma formação contínua mais próxima das preocupações dos professores e das escolas, incluindo nas referidas temáticas. A presente investigação tem, portanto, como finalidade principal mapear a integração, em Portugal, das TIC na formação contínua de professores. A nível metodológico, trata-se de um estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica, de natureza mista, conciliando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Neste âmbito, como instrumento analítico-metodológico adotou-se o MAECC®, isto é, o Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico®, sustentado pela análise documental e a análise de conteúdo. O mapeamento resultante do estudo permitiu identificar em três Centros de Formação de Associação de Escolas, durante o período de 2014 a 2019, num universo de 476 formações, 137 planos de formação TIC, incluindo cursos, oficinas e ações de curta duração, incidindo nas principais áreas de atuação profissional dos docentes. Paralelamente, foi identificada uma diminuição generalizada do número desses planos de formação por ano direcionados para as Tecnologias da Informação e Comunicação. Em suma, a meta-análise efetuada aponta no sentido de se estar em presença de formação docente com um enorme potencial e atualidade, pelo que defendemos a continuidade da investigação, o que permitirá, entre outros aspetos, confirmar ou refutar, na formação futura, os padrões identificados e as tendências emergentes.
- “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundárioPublication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de eLearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de eLearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. O nosso projeto teve como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretendeu-se contribuir para a problemática identificada, e, por tal, responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, e procedemos ao desenho, planeamento, execução e avaliação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Com base nos resultados positivos obtidos, é possível concluir que o nosso projeto contribuiu para a atualização docente, nomeadamente numa ótica de formação integradora, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.
- Produção acadêmica sobre mobile learning: meta-análise de artigos publicados no Repositório Aberto entre 2011 e 2019Publication . Marques, Mário Ferreira; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEsta dissertação foi motivada pelo interesse em consolidar conhecimento sobre mobile learning produzido no contexto da Universidade Aberta. De fato, a adoção de dispositivos móveis pela sociedade, como suportes a ferramentas de interação, comunicação e realização de atividades, tem gerado crescimento exponencial na utilização de tecnologia digital em diversos ambientes de interação humana, incluindo os de ensino e aprendizagem. Também é crescente o número de publicações acadêmicas que se propõem a analisar, rever e/ou ampliar os conceitos, modelos, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem. Assim, o presente estudo pretende identificar contributos na produção acadêmica na e da Universidade Aberta no campo do mobile learning, em particular nos artigos acadêmicos disponíveis no respectivo repositório institucional, o Repositório Aberto, no período compreendido entre 2011 e 2019. Para o efeito, foi adotada a estratégia metodológica MAECC®, Meta-Modelo de Análise e Exploração de Conhecimento Científico®, de cariz meta-analítica, com a finalidade de identificar objetos de análise, metodologias, contributos e implicações no campo de ensino e aprendizagem através de dispositivos móveis de conexão, interação e comunicação nos referidos artigos acadêmicos, num total de 31 documentos. Deste modo, foram identificados temas e autores mais citados, bem como as redes de investigação existentes nesse período. Também foram identificadas coocorrências entre métodos e estratégias metodológicas adotadas e uma taxonomia de resultados e conclusões, sendo ainda possível reconhecer que a maioria dos projetos de investigação analisados assume abordagem preponderantemente qualitativa, em especial com propósitos de desenvolvimento de novas ferramentas e avaliação de afeições. Além disso, este trabalho apresenta igualmente propostas de continuidade de investigação, seja para aprofundar os estudos realizados no campo do mobile learning, seja para suprir lacunas nesse domínio.
- Programa de formação online em literacia da informação: estudo de caso nos AçoresPublication . Azevedo, Catarina Menezes de; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNuma sociedade em que o acesso à informação assume um papel essencial, a literacia da informação é alvo de um maior interesse por parte das comunidades escolares, em particular, das bibliotecas escolares, que se mobilizam para a implementação de atividades, práticas e programas que visam o desenvolvimento desta competência. Ora, no contexto atual, em que a mediação tecnológica tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante, com mudanças que implicam não só a alteração dos perfis dos estudantes e dos professores como dos processos de aprendizagem, tem sido necessário repensar os processos de ensino e de aprendizagem, no qual se insere o processo de apreensão das competências subjacentes à literacia da informação. Tal como noutras áreas, a formação para a literacia da informação é sempre um processo que exige que se implique quem aprende no seu processo de aprendizagem. Num ambiente de aprendizagem Online mantém-se esta necessidade, acrescida da mediação pela tecnologia. Assim, o objetivo central deste estudo consiste em procurar compreender de que forma se pode responder às necessidades no âmbito da literacia da informação através do desenho de uma proposta de um programa de formação para professores, desenvolvido pela Biblioteca Escolar. Para o efeito desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa com orientação interpretativa, visando identificar as teorias do eLearning e as tipologias de aprendizagem que melhor se adaptam à literacia da informação, bem como as estratégias e os instrumentos que poderão ser utilizados, criando assim uma proposta de modelo para o processo de formação neste âmbito.
- O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandemPublication . Matos, Filipa Andreia Martins; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroCom a revolução digital e os considerados media tradicionais (imprensa, cinema, rádio e televisão) agregaram-se os denominados new media, meios de comunicação de massa desenvolvidos posteriormente ao nascimento da informática, mas interligados com a mesma. Actualmente, vivemos numa sociedade em que a Internet tende a ser cada vez mais dominante. A informação, a curiosidade em conhecer, ensinar e aprender através da Internet têm constituído matéria de reflexão para muitos investigadores. Face a esta inquietação, nas áreas da educação surge cada vez mais a preocupação em adequar as novas tecnologias de informação e comunicação ao processo de ensino-aprendizagem, de modo a motivar e conduzir ao sucesso. No que concerne ao ensino das línguas, o teletandem, como nova opção em CALLT (Computer Assisted Learning Language and Teaching), poderá ser um modo de ensino-aprendizagem. Recorrendo a aplicativos de Instant Messaging (Msn, Skype, ...) e às suas ferramentas de escrita, leitura, áudio e vídeo, procura-se, através de actividades de interacção, fomentar a autonomia e promover o envolvimento do estudante no processo de aprendizagem. A investigação que apresentamos enquadra-se no tema dos “novos ambientes virtuais de aprendizagem‖, focando a utilização de aplicativos de mensagens instantâneas (Instant Messaging), em particular, a utilização do aplicativo Skype como ferramenta em contexto colaborativo e virtual de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Esta investigação foi mobilizada no âmbito do Projecto Teletandem Brasil (Telles, 2005) e contou concomitantemente com a participação de estudantes da Universidade Estadual Paulista (Brasil) e da Università degli Studi di Salerno. O Skype reagrupa as características principais necessárias às interacções que conduzem ao desenvolvimento de um trabalho colaborativo válido. Rompendo as (antigas) barreiras, esta ferramenta permite ensinar e aprender através de uma comunicação síncrona e mediada, num tempo e num espaço específico real/virtual.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto : conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior onlinePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia faz parte do quotidiano da atual sociedade. Embora seja utilizada amplamente por estudantes, nomeadamente os universitários apresenta, numa população que profissionalmente se integra num quadro educacional, um certo descrédito e alguma subvalorização quanto à sua utilização. No entanto, este cenário tem vindo a evoluir de forma positiva, já que nalguns países existe um número crescente de académicos que reconhece a sua mais-valia como ferramenta potenciadora e construtora de conhecimento. Neste sentido, entendeu-se pertinente desenvolver um estudo para compreender a perceção que professores e estudantes do Ensino Superior Português possuem deste Recurso Educacional Aberto e a forma como o integram no seu quotidiano, nomeadamente em contexto educativo. Metodologicamente optou-se por uma abordagem multimodal (quantitativa e qualitativa), de índole descritiva. Partindo da revisão da literatura, foram desenvolvidos dois inquéritos por questionário disponibilizados online. Num questionário foram inquiridos os professores universitários, no outro, os estudantes universitários. Foi possível concluir, da análise dos dados recolhidos, que os dois públicos-alvo acedem e têm uma conceção positiva relativamente ao projeto Wikipédia. Constata-se, no entanto, ser ainda residual a respetiva utilização frequente nas práticas letivas. Verificou-se, ainda, que os estudantes a adotam tanto para trabalho académico como para trabalho não académico, sendo que os docentes a assumem preferencialmente para pesquisa de informação de teor não académico. No que à credibilidade diz respeito, se para os estudantes é assumido mais facilmente a integral correção dos artigos, constata-se alguma reserva por parte dos docentes quanto à correção da informação. Em suma, embora as conceções e as práticas dos estudantes e dos professores do ensino superior inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente neste contexto educacional.