Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A performance académica como ritual de criação e ativismo na era pós-digitalPublication . Pérez, Pilar; Pereira, Selma; Marcos, AdéritoPerformance-ritual as a form of unconventional action, spontaneous and immediately directed to an audience inserted in a given scientific, artistic, or cultural event, has been adopted as a vehicle for artistic intervention and social criticism taking the university as the platform for creativity, freedom, and questioning of the normal-hegemonic and power structures.In this article, we approach five performative interventions carried out between the years 2008 and 2010, in the path of the so-called “academic performance,” which took place in Japan, Spain, Portugal, and Cape Verde, where the ritualism and the dynamics of power were reflected and questioned, their meaning and exercise, in the university space, as well as the gradual hegemony of the university reform project known as the Bologna model.In the article, we analyze each of these performances from the symbolic, iconographic, pointing to the space of post-digital creation.
- Produção acadêmica sobre mobile learning: meta-análise de artigos publicados no Repositório Aberto entre 2011 e 2019Publication . Marques, Mário Ferreira; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEsta dissertação foi motivada pelo interesse em consolidar conhecimento sobre mobile learning produzido no contexto da Universidade Aberta. De fato, a adoção de dispositivos móveis pela sociedade, como suportes a ferramentas de interação, comunicação e realização de atividades, tem gerado crescimento exponencial na utilização de tecnologia digital em diversos ambientes de interação humana, incluindo os de ensino e aprendizagem. Também é crescente o número de publicações acadêmicas que se propõem a analisar, rever e/ou ampliar os conceitos, modelos, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem. Assim, o presente estudo pretende identificar contributos na produção acadêmica na e da Universidade Aberta no campo do mobile learning, em particular nos artigos acadêmicos disponíveis no respectivo repositório institucional, o Repositório Aberto, no período compreendido entre 2011 e 2019. Para o efeito, foi adotada a estratégia metodológica MAECC®, Meta-Modelo de Análise e Exploração de Conhecimento Científico®, de cariz meta-analítica, com a finalidade de identificar objetos de análise, metodologias, contributos e implicações no campo de ensino e aprendizagem através de dispositivos móveis de conexão, interação e comunicação nos referidos artigos acadêmicos, num total de 31 documentos. Deste modo, foram identificados temas e autores mais citados, bem como as redes de investigação existentes nesse período. Também foram identificadas coocorrências entre métodos e estratégias metodológicas adotadas e uma taxonomia de resultados e conclusões, sendo ainda possível reconhecer que a maioria dos projetos de investigação analisados assume abordagem preponderantemente qualitativa, em especial com propósitos de desenvolvimento de novas ferramentas e avaliação de afeições. Além disso, este trabalho apresenta igualmente propostas de continuidade de investigação, seja para aprofundar os estudos realizados no campo do mobile learning, seja para suprir lacunas nesse domínio.
- Relações entre o pós-digital e o complexo industrial do capitalismo: reformulações sobre a tecnologia como ideologia e lixo digital na artePublication . Paquete, Hugo; Marcos, Adérito; Bastos, Paulo BernardinoThis essay presents a mapping of the historical concepts that contributed to the emergence of post-digital aesthetics and their connections to the concept of post-media in historical terms. It also analyzes the transition from techno-positivism to discourse of resistance against the effects of the capital technological industrial complex and how these advances in technology influence artistic discourses, practices and are the leverage of art and technology which is nothing more than a representation of the aesthetics of capital. Following art and capitalism as an ideology of innovation. Is proposed an unstinting theory about technology, geology, and the importance of these conditions to the post-digital aesthetics in terms of material disposable and conceptual articulation. Producing a reconfiguration of the post-digital conceptual approach as I propose beyond the dysfunctional aesthetics and connected with the concept of radical ecology centred in the usability of electronic garbage and technical obsolescent technologies in the arts.