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- “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundárioPublication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de eLearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de eLearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. O nosso projeto teve como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretendeu-se contribuir para a problemática identificada, e, por tal, responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, e procedemos ao desenho, planeamento, execução e avaliação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Com base nos resultados positivos obtidos, é possível concluir que o nosso projeto contribuiu para a atualização docente, nomeadamente numa ótica de formação integradora, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.
- Ligações vertiginosas: violência verbal em 'comentários' nas redes sociaisPublication . Seara, IsabelPartindo do pressuposto de que o ‘comentário’ é, na sua essência, uma tomada de posição sobre algo anteriormente dito ou escrito, propomo-nos, neste estudo, observar, numa perspectiva enunciativo-pragmática, as estratégias linguístico-discursivas que dominam estes espaços considerados espaços de agressividade e violência verbal. Com base numa notícia de um jornal online português sobre uma polémica desencadeada pelo líder do partido populista CHEGA, pretendemos refletir sobre as formas que estão ao serviço da construção das imagens dos enunciadores, convocando as teorias da face e a noção de ethos discursivo. O nosso objetivo é compreender como se constrói no comentário o discurso de exacerbação e de intolerância e quais os atos ameaçadores da face (FTAs) que predominam. Os comentários serão analisados com base nos estudos da agressividade e violência verbais (Culpeper, 2011; Bousfiled & Locher 2008), em diálogo com estudos pragmáticos (Goffman, 1967; Brown & Levinson, 1987) e com estudos sobre discurso polémico (Kerbat-Orecchioni 2008). Destacar-se-ão os FTAS, nomeadamente os atos de acusação e de difamação e os insultos, ensaiando comprovar que neste palco mediatizado das redes sociais se assiste a uma banalização crescente da violência verbal.