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Programa de formação online em literacia da informação: estudo de caso nos Açores

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Abstract(s)

Numa sociedade em que o acesso à informação assume um papel essencial, a literacia da informação é alvo de um maior interesse por parte das comunidades escolares, em particular, das bibliotecas escolares, que se mobilizam para a implementação de atividades, práticas e programas que visam o desenvolvimento desta competência. Ora, no contexto atual, em que a mediação tecnológica tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante, com mudanças que implicam não só a alteração dos perfis dos estudantes e dos professores como dos processos de aprendizagem, tem sido necessário repensar os processos de ensino e de aprendizagem, no qual se insere o processo de apreensão das competências subjacentes à literacia da informação. Tal como noutras áreas, a formação para a literacia da informação é sempre um processo que exige que se implique quem aprende no seu processo de aprendizagem. Num ambiente de aprendizagem Online mantém-se esta necessidade, acrescida da mediação pela tecnologia. Assim, o objetivo central deste estudo consiste em procurar compreender de que forma se pode responder às necessidades no âmbito da literacia da informação através do desenho de uma proposta de um programa de formação para professores, desenvolvido pela Biblioteca Escolar. Para o efeito desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa com orientação interpretativa, visando identificar as teorias do eLearning e as tipologias de aprendizagem que melhor se adaptam à literacia da informação, bem como as estratégias e os instrumentos que poderão ser utilizados, criando assim uma proposta de modelo para o processo de formação neste âmbito.
In a society where access to information plays an essential role, information literacy is the object of greater interest by school communities, in particular, school libraries, which mobilize for the implementation activities, practices and programs aimed at developing this competence. However, in the current context, in which technological mediation has been assuming an increasingly preponderant role, with changes that imply not only changes in the profiles of students and teachers but also in the learning processes, it has been necessary to rethink the teaching and learning processes which includes the process of apprehending the skills underlying information literacy. As in other areas, information literacy training is always a process that requires the learner to be involved in their learning process. In an Online learning environment beside this need remains, increased by mediation through technology. Therefore, the central objective of this study is to seek to understand how needs in the field of information literacy can be answered through the design of a proposal for a training program for teachers, developed by the School Library. For this purpose, a qualitative study with an interpretative guidance was developed, aiming to identify the eLearning theories, and learning typologies that best adapt to information literacy, as well as the strategies and tools that can be used, thus creating a model proposal for the training process in this area.

Description

Keywords

Literacia da informação Biblioteca escolar Formação Elearning Açores Information literacy School library Training eLearning

Citation

Azevedo, Catarina Menezes de - Programa de formação online em literacia da informação [Em linha]: estudo de caso nos Açores. [S.l.]: [s.n.], 2024. 253 p.

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