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- Os desafios da preservação e conservação do património histórico-documental da Guiné-BissauPublication . Djaló, Iaguba; Bastos, GlóriaNa Guiné-Bissau, a presença colonial Portuguesa e de vários grupos sociais que durante vários séculos habitaram este país, deixaram imenso património cultural como expressão de sua tradição cultural e identidade, cujos valores marcaram sobremaneira a história política, económica, social e cultural do país. Os desafios da conservação e preservação de acervos e coleções documentais resultantes de legados históricos (testemunhos orais e escritos) deixados pelas civilizações antes da colonização portuguesa e acervos herdados do regime colonial, passando pelos documentos de diferentes suportes, ligados à história de luta de libertação nacional narrados pelos seus atores e testemunhas, até aos documentos produzidos no período pós-independência, constituem o foco deste estudo. O objetivo central da investigação é analisar o estado do património documental na Guiné-Bissau e gerar informações que possam subsidiar ações que contribuam para sua devida conservação e preservação. A pesquisa permitiu a identificação de condições das infraestruturas documentais (depósitos de arquivos, repositórios, museus e bibliotecas), meio ambiente, mobiliários e a vulnerabilidade dos acervos. Para a realização desse estudo, foi utilizada a metodologia baseada na pesquisa bibliográfica para o levantamento e análise dos dados, foram realizadas visitas aos locais e entrevistas informais com funcionários das unidades documentais e, por fim, procedeu-se a uma análise dos dados para fundamentação dos conceitos acerca do tema. Os resultados obtidos revelam as deficientes condições em que os espólios documentais se encontram atualmente, fruto sobretudo de múltiplas vicissitudes decorrentes das sucessivas crises sociais e políticas que o país tem enfrentado, exigindo decisões urgentes com vista a que o património ainda existente não desapareça irremediavelmente.
- Integração das TIC nas práticas profissionais docentes: meta-análise de planos de formação contínua entre 2014 e 2019Publication . Almeida, Maria de Fátima de Sousa Avelar Moura de; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA emergência da Sociedade do Conhecimento e das Tecnologias da Informação e Comunicação conduziram a um novo paradigma na educação, nomeadamente no que diz respeito ao papel do professor/educador, em que é necessária uma maior articulação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do contexto escolar. Ou seja, numa época de aprendizagem invisível e de fluidez, cada vez mais o recurso às tecnologias e plataformas digitais, aos ambientes virtuais de aprendizagem e às redes sociais se torna uma realidade incontornável, o que vem recomendar a formação dos docentes nessas temáticas e a reflexão sobre o papel dessa formação no processo pedagógico. Neste contexto, os Centros de Formação de Associação de Escolas, criados em 1992, com uma organização inédita, em termos europeus, vieram proporcionar uma formação contínua mais próxima das preocupações dos professores e das escolas, incluindo nas referidas temáticas. A presente investigação tem, portanto, como finalidade principal mapear a integração, em Portugal, das TIC na formação contínua de professores. A nível metodológico, trata-se de um estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica, de natureza mista, conciliando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Neste âmbito, como instrumento analítico-metodológico adotou-se o MAECC®, isto é, o Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico®, sustentado pela análise documental e a análise de conteúdo. O mapeamento resultante do estudo permitiu identificar em três Centros de Formação de Associação de Escolas, durante o período de 2014 a 2019, num universo de 476 formações, 137 planos de formação TIC, incluindo cursos, oficinas e ações de curta duração, incidindo nas principais áreas de atuação profissional dos docentes. Paralelamente, foi identificada uma diminuição generalizada do número desses planos de formação por ano direcionados para as Tecnologias da Informação e Comunicação. Em suma, a meta-análise efetuada aponta no sentido de se estar em presença de formação docente com um enorme potencial e atualidade, pelo que defendemos a continuidade da investigação, o que permitirá, entre outros aspetos, confirmar ou refutar, na formação futura, os padrões identificados e as tendências emergentes.
- A jornada dos híbridos: acompanhamento dos percursos de aprendizagem em movimento no contexto da Internet das CoisasPublication . Lima, Claudio Cleverson de; Schlemmer, Eliane; Morgado, LeonelAs atividades de aprendizagem em movimento desenvolvem os aspectos físico, cognitivo e habilidades interpessoais dos estudantes, mas orquestrar pedagogicamente essas atividades posiciona desafios ao professor, já que estas ocorrem fora do seu campo visual e com os estudantes movimentando-se espacialmente. Nesse sentido, esta tese é orientada pela seguinte questão: como promover a consciência do professor na orquestração pedagógica de atividades de aprendizagem em movimento? O objetivo da tese é projetar e avaliar uma prática pedagógica inventiva gamificada móvel e compreender, no âmbito da IoT, como esta prática contribui para a promoção da consciência do professor na orquestração pedagógica de tais atividades. Esta tese apoia-se no paradigma metodológico da Design Science Research (DSR), especificamente no modelo de processo Design Science Research Methodology. Os dados foram construídos no próprio processo de invenção da prática, em dois momentos: uma atividade de demonstração, valendo-se de observação direta, entrevistas, questionários, mesa redonda, blogs e registros em imagem, áudio e vídeo digitais e, em um segundo momento, na construção e avaliação do design da atividade por meio de três cenários distintos, informados e avaliados por meio de procedimento metodológico específico. A análise dos dados demonstrou que, sem a utilização de TD, a promoção da consciência docente em relação a aspectos relevantes da atividade em movimento é insuficiente para possibilitar a orquestração. O design da prática pedagógica MOBinvent, pela incorporação de sensores IoT (Internet das Coisas) na coleta, processamento e transmissão de dados consolidados via dashboard em tempo real ao professor, possibilita o acompanhamento e orquestração da atividade. Os resultados da avaliação por cenários apontam incremento na promoção da consciência docente em comparação com a atividade demonstração, que não incorporou sensores IoT. O contributo fundamental desta tese é representado pelo design final da prática MOBinvent, enquanto demonstração rigorosa e relevante de como os sensores IoT, ao automatizar aspectos burocráticos de coleta, processamento e transmissão de dados consolidados em tempo real, podem oferecer ao professor informações e liberdade para focar na orquestração pedagógica de atividades em movimento. Estudos futuros podem ser direcionados na melhoria do design aqui proposto por equipes interdisciplinares, ampliando e aprofundando o escopo da prática, bem como conduzir novas avaliações em campo, assim que as restrições impostas pela pandemia COVID-19 possibilitarem. Essas contribuições podem aperfeiçoar e gerar práticas que ofereçam ao professor maior liberdade na orquestração de processos de aprendizagem em movimento, promovendo a aprendizagem, objetivo último dos processos educativos.
- Uma proposta de escalonamento de tarefas sensível ao contexto de aplicações móveis no paradigma fog computingPublication . Barros, Celestino Lopes de; Silva, Hugo Alexandre Paredes Guedes da; Rocio, Vitor; Sousa, André Filipe Esteves deOs pedidos de execução de aplicações na arquitetura cloud e no paradigma fog são geralmente heterogéneos em termos de contextos ao nível dos dispositivos e das aplicações. O escalonamento dos pedidos nessas arquiteturas é um problema de otimização com múltiplas restrições. Apesar dos inúmeros esforços, o escalonamento de tarefas nessas arquiteturas e paradigmas continua a apresentar alguns desafios aliciantes que nos levam a questionar a forma como as tarefas são encaminhadas entre os diferentes dispositivos físicos, nós da fog e cloud. A fog é definida como uma extensão da cloud, que disponibiliza serviços de processamento, armazenamento e rede próximo da edge network, e devido à densidade e heterogeneidade de dispositivos, o escalonamento é muito complexo e, na literatura, encontramos ainda poucos estudos. Contrariamente, o escalonamento na cloud é amplamente estudado. Diversos trabalhos de investigação abordam, no entanto, essa questão na perspetiva de provedores de serviço ou otimizam os níveis da qualidade de serviço (QoS) da aplicação. Ignoram, porém, informações contextuais ao nível do dispositivo e dos utilizadores finais e as suas experiências de utilização (QoE). Procurando trazer contributos inovadores nas áreas de escalonamento de tarefas e computação distribuída, nesta tese, é proposta uma solução para o problema de escalonamento de pedidos sensível ao contexto para o paradigma fog que minimiza os tempos de execução da aplicação e maximiza as suas prioridades. Os diferentes parâmetros de contexto são normalizados através da normalização Min-Max. A prioridade de cada pedido é definida através da aplicação da técnica de análise Multiple Linear Regression (MLR) e o seu escalonamento com vista a otimizar a QoE dos utilizadores, é feito recorrendo a técnica de Otimização Multi-Objective Non-Linear Programming1 (MONLP). Os resultados experimentais, encontrados a partir de simulações no kit de ferramentas iFogSim, demonstram que a nossa proposta de escalonamento apresenta um melhor desempenho em comparação com as propostas não sensível ao contexto (First Come First Served, Shortest Job First e QoS-based), relativamente às métricas: percentagem de execução dos pedidos com sucesso, tempo de espera e QoE dos utilizadores.