Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Integração de REA em cenários de aprendizagem escolar no 2º ciclo dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de ItabiraPublication . Torres, Aparecida Dias de Oliveira; Nobre, AnaEste estudo parte da inquietação e vontade de descobrir o que desejam os alunos que hoje encontram-se nas salas de aula dos Anos Iniciais, principalmente nos 4º e 5º anos e que demonstram descontentamento com as atividades propostas pelo currículo atual. Visto que essas crianças possuem habilidades com aparelhos eletrônicos e o uso desses aparelhos desviam, com facilidade, a atenção das crianças, buscou-se aqui a construção de um Recurso Educacional Aberto utilizando os meios digitais e as redes sociais conectadas, a Web2.0. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, com levantamento de conceitos e embasamento teórico, principalmente em pesquisas já realizadas. Realizou-se também uma sondagem, por meio de entrevista, para delimitar o universo de pesquisa e por fim foi realizada uma experiência, tendo a pesquisadora como observadora atuante no processo de pesquisa. Houve diversos fatores dificultadores, no percurso, principalmente a precariedade da infraestrutura tecnológica da escola e a pouca habilidade dos alunos para utilizar os recursos do laboratório de informática, como instrumentos de aprendizagem. Os resultados apontam que há um grande déficit de recursos nas escolas públicas, tanto de infraestrutura física como tecnológica, o que dificulta a interação dos professores e alunos com os meios digitais conectados em rede de internet e o uso da Web 2.0. Já quanto ao uso de REA, e ou produção desses recursos, há desconhecimento de usos, é difícil de realizar, mas não é impossível.
- Estudo de uma comunidade virtual de prática : contributo para a formação de professores do ensino fundamental IPublication . Ciolfi, Eliane Gonçalves; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNuma sociedade em constantes transformações, principalmente tecnológicas, o aperfeiçoamento constante da prática docente passa a ser fator importante para uma educação de qualidade. O presente estudo aborda a temática do uso das comunidades virtuais de prática na formação dos professores do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma reflexão sobre a aprendizagem colaborativa como eixo principal desse processo de formação, onde as comunidades virtuais de prática podem proporcionar um ambiente favorável ao compartilhamento de informações e à construção de novos conhecimentos, além de novas ideias para a resolução de problemas do cotidiano escolar. Quanto à metodologia, optamos pela abordagem qualitativa e quantitativa com estudo de casos múltiplos, utilizando a observação e questionário como instrumentos para recolha de dados. A análise dos dados obtidos evidenciou que os professores de Ensino Fundamental I participantes detêm pouco conhecimento sobre comunidades virtuais de prática, e que a vontade e interesse dos mesmos em compartilhar é característica essencial para que uma comunidade virtual de prática atinja os seus objetivos. Constatou-se que a aprendizagem colaborativa é um dos aspectos mais importantes na formação docente e que as instituições educacionais nas quais os professores pesquisados atuam ainda não adotam essa prática. A pesquisa nos revelou aspectos positivos e limitações das comunidades virtuais de prática, onde a participação ativa dos membros e a atividade do moderador demonstrou ser fundamental para que se configure uma comunidade virtual de prática efetiva e não a simples existência de redes. Concluiu-se, portanto, que as comunidades virtuais de prática podem ser um contributo para a formação dos professores do Ensino Fundamental I.
- A European Gendarmerie Force como organização promotora europeia, no domínio da segurança e defesaPublication . Lopes, Carlos Miguel; Fontes, JoséA Europa é constituída por uma sobreposição de diferentes culturas, que nem sempre coincidiram na relação tempo-espaço, ou seja, na história dos diferentes países que a constituem. Este desencontro espácio-temporal de cultura, de mundivisões, de desenvolvimento, fez da Europa durante séculos, o palco das maiores calamidades, jamais presenciadas pela Humanidade. Paralelamente a fases de calamidade humana, a Europa foi evoluindo ao longo dos séculos, no sentido de alcançar um clima de respeito absoluto pelos mais altos valores humanos. A Europa é, pois, um projeto de paz. O desejo de paz e segurança está na génese do projeto europeu. Estas são as ideias a partir das quais partimos para a presente dissertação. O problema que se coloca na investigação é o de aprofundar o conhecimento sobre a European Gendarmerie Force (EuroGendFor), no âmbito da integração europeia, no domínio da segurança e defesa. Pretendemos enquadrar a EuroGendFor na Política Europeia de Segurança e Defesa, na perspetiva de melhor perceber o contributo que a Europa dá ao mundo para a promoção da segurança, onde a geopolítica mundial está em constante mudança, por força de crises, conflitos e tensões. Ao conseguir-se isto, ter-se-á certamente uma resposta que permitirá concluir sobre o contributo da EuroGendFor no processo de integração europeia. A investigação tem como objetivo final perceber o contributo que a Eurogendfor tem no aprofundamento da integração europeia no domínio da segurança e defesa, domínio que foi a força motriz deste magnífico projeto.