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- Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklistPublication . Henriques, João; Mallmann, Elena MariaEste estudo teve como foco a compreensão dos princípios e características de um Recurso Educacional Aberto (REA). O objetivo foi identificar quais as caraterísticas que um artefacto digital deve possuir para poder ser considerado um REA. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória e o processo de obtenção de dados teve por base procedimentos empregues no método Delphi. Recorreu-se a um inquérito por questionário, respondido por especialistas internacionais com trabalhos publicados na área dos REA. Apurou-se, desta forma, um conjunto de itens de avaliação que obtiveram consenso entre os peritos. Com base nas respostas obtidas através do questionário foi construída uma ferramenta de avaliação de REA no formato checklist, com 28 itens de avaliação denominado Catálogo de Características para Análise e Avaliação de REA. Com o objetivo de validar a ferramenta de avaliação de REA produzida neste trabalho, foi efetuada a análise de 18 artefactos digitais, depositados em repositórios online. Percebeu-se que, dos recursos apreciados, apenas 7 possuíam todas as caraterísticas elencadas no catálogo de características para análise e avaliação de REA. Também foi constatado que todos aqueles que não foram considerados REA reprovaram em itens do domínio direitos autorais. Como resultado, destaca-se que a aplicação da ferramenta de avaliação de REA no formato checklist permite perceber se determinado artefacto digital pode, ou não, ser considerado aberto. Verificou-se que, perante esta ferramenta, a maioria dos recursos depositados nos variados repositórios não possui as caraterísticas necessárias para ser considerado REA. Observou-se que o tema REA carece, ainda, em toda a comunidade científica, de muito esclarecimento. Os tópicos onde o consenso é verificável ainda são escassos. Portanto, conclui-se que continuar investindo na elaboração e aperfeiçoamento de ferramentas de avaliação de REA pode ser uma contribuição fundamental para consolidar educação livre e aberta.
- Development unit for Local Learning Centers (UMCLA)Publication . Henriques, Susana; Nunes, Graça
- Formação aberta e online, redes sociais e inclusão digital : o projeto Reviver na RedePublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroVivemos um novo paradigma social, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia. A nossa participação nestas redes determina o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que traz grandes desafios, mas também oportunidades de aprender e evoluir, para melhor respondermos às nossas necessidades pessoais ou profissionais. Assim, utilizar as redes sociais digitais, como o Fa-cebook, confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura partici-patória online. Neste contexto, é essencial considerar novos caminhos para as aprendiza-gens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades mais imediatas dos indiví-duos, nomeadamente a sua empregabilidade. O projeto REviver na Rede materializa-se numa plataforma online de apoio à utilização do Facebook para promover a socialização, a integração social e a empregabilidade de desem-pregados e reforçar as novas formas de procura ativa de emprego. A sua missão é disponi-bilizar orientações para os desempregados utilizarem o Facebook de forma a construírem uma presença online vantajosa, melhorando a sua empregabilidade. Procurámos enquadrar o projeto, de âmbito educacional e social, numa estratégia de su-peração do desemprego que, muitas vezes, origina um distanciamento dos indivíduos face às suas redes de sociabilidade, podendo assumir contornos de isolamento e exclusão social, o que dificulta a procura ativa de emprego e o grau de empregabilidade. Dos resultados obtidos, destacamos a forte envolvência do público-alvo com o projeto, o facto de muitos terem conseguido um emprego na sequência das interações realizadas, a alteração de algumas práticas na utilização das redes sociais e os muitos testemunhos, so-bre a pertinência dos conteúdos disponibilizados. Concluímos que o Facebook é uma ferramenta válida para a integração, socialização e pro-cura ativa de emprego, ajudando a melhorar a empregabilidade. Mas também constatámos que são necessários novos conteúdos e metodologias educacionais que promovam dife-rentes tipos de aprendizagens ao longo da vida, sobretudo, através dos novos meios de difusão, como são as redes sociais digitais.