Mestrado em Estudos Sobre as Mulheres - Género, Cidadania e Desenvolvimento | Master's Degree in Women Studies - TMEMU
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos Sobre as Mulheres - Género, Cidadania e Desenvolvimento | Master's Degree in Women Studies - TMEMU by advisor "Albuquerque, Rosana"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar no município de Gondomar: a licença parental partilhadaPublication . Gomes, Diana Filipa Martins; Perista, Heloísa; Albuquerque, RosanaA conciliação da vida profissional, pessoal e familiar potencia uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, permitindo a realização individual ao nível das suas escolhas em todas as esferas da sua vida. Contudo, esse equilíbrio tão almejado, pode muitas vezes ser difícil de se alcançar, colocando em questão as interações sociais e profissionais entre homens e mulheres e entre os/as mesmos/as e as suas entidades patronais. As alterações sociais, demográficas e económicas, que se têm sentido ao longo dos últimos anos, fazem-se acompanhar de alguma exigência e pressão quer individual, familiar, organizacional e da sociedade em geral, no modo em como são conjugados o trabalho e a vida pessoal e familiar. As dificuldades de conciliação entre as esferas ocorrem muitas vezes devido aos estereótipos de género existentes na sociedade, reproduzidos pelos indivíduos através dos seus comportamentos ao nível organizacional. É nesse sentido que pretendemos compreender com este estudo de caso dos trabalhadores do município de Gondomar, que foram pais entre o ano de 2017 e 2019, a sua opção de não exercício do direito à licença parental partilhada.
- Conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar na Administração Pública Central Portuguesa: o caso da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)Publication . Andrade, Alexandra Silva Ramos Moreira de; Casaca, Sara Falcão; Albuquerque, RosanaConsiderando a necessidade de assegurar uma adequada articulação entre a vida profissional, pessoal e familiar para combater as assimetrias de género que ainda persistem na sociedade portuguesa, e que a conciliação é um tema central na agenda política nacional porque tem impacto na produtividade e sustentabilidade demográfica do país selecionou‐se um organismo da Administração Pública Central, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género para, no âmbito de um estudo de caso, identificar e analisar as necessidades das pessoas trabalhadoras em termos de articulação entre a vida pessoal familiar e profissional e identificar os obstáculos à adoção de medidas de conciliação, os quais sejam transversais aos restantes organismos da Administração Pública Central. O presente estudo procura desta forma iniciar uma reflexão sobre as limitações e obstáculos existentes na Administração Pública (AP), para dar resposta, dentro de um quadro legal onde a lei é o princípio e o fim da atuação da AP, às necessidades dos trabalhadores e das trabalhadoras de flexibilidade e inovação na gestão dos seus tempos de trabalho.
- Desigualdade(s) de gênero na magistratura: impactos da organização de trabalho genderizada na carreira das mulheres magistradas do tribunal de justiça Estado do Paraná - BrasilPublication . Zanetti, Luciene Oliveira Vizzotto; Albuquerque, Rosana; Mariano, Silvana Aparecida; Marques, Susana RamalhoA presente investigação adota uma perspectiva de gênero para examinar o impacto da organização genderizada na carreira das magistradas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Brasil. Adotando o conceito de gênero de Joan Scott (1990), por meio dos estudos de Rosabeth Kanter (1977 e 1993) de Joan Acker (1990) e Santos e Amâncio (2014) aborda o debate sobre a desigualdade de gênero apresentando o conceito de tokenismo/sobreminoria e de organização genderizada. A pesquisa analisa a teoria neutra das organizações laborais que sustenta que a desigualdade nos locais de trabalho é consequência da neutralidade atribuída às instituições que na verdade são baseadas no gênero masculino, conhecida como genderização. A segregação vertical é contextualizada por metáforas compiladas do Manual "Gênero de Mudança Organizacional" (Casaca & Lortie, 2018), partindo do conceito de "teto de vidro" (Steil, A. V. 1997), que simboliza as barreiras invisíveis que dificultam a trajetória feminina até os cargos de maior poder. Além disso, o trabalho examina a representação feminina nas Supremas Cortes de países da América Latina (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe - CEPAL, 2022), bem como, trabalhos recentes sobre a presença das mulheres na magistratura brasileira (Bonelli & Oliveira, 2020; Bonelli, 2011; Fragale Filho, 2015; Severi & Jesus Filho, 2022; Sciamarella, 2020; Yoshida & Held, 2019; Yoshida, 2022), juntamente com dados disponíveis no país (Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Associação Juízes Federais - AJUFE). Nesta senda, este estudo tem como objetivo investigar se as mulheres magistradas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná são afetadas pela organização de trabalho baseada no gênero masculino, uma vez que ocupam posições de destaque na hierarquia da instituição e são consideradas símbolos. Em virtude da escassez de informações específicas sobre a temática no contexto do Tribunal em voga, optou-se pela aplicação de um questionário, o qual obteve a participação de 74 juízas de direito da instituição num universo de 354 mulheres. Os resultados da pesquisa indicam que as magistradas paranaenses enfrentam obstáculos institucionais, preconceito e discriminação no seu percurso profissional, desde o ingresso na carreira até a promoção e nas designações para assumir cargos administrativos na instituição.
- A desistência escolar das raparigas no ensino primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro-NicoadalaPublication . Patia, Inocência Adriano Penicela; Pinto, Teresa; Albuquerque, RosanaO presente estudo versa sobre “A desistência escolar das raparigas no Ensino Primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro-Nicoadala”, tendo como ponto de partida o seguinte problema: porque continuam as raparigas a desistir da escola, sobretudo no 3º ciclo do Ensino Primário? O objetivo é de compreender como atuam e interagem os fatores que influenciam na desistência das raparigas no 3º ciclo de aprendizagem na perspetiva de contribuir para um conhecimento mais aprofundado do fenómeno da desistência escolar das raparigas em Moçambique a partir de um estudo de caso aprofundado tendo em conta as diversidades regionais e as particularidades de cada uma das comunidades. Para a efetivação do estudo tomou-se como base uma revisão de literatura sobre a desistência escolar, sendo igualmente analisados dados estatísticos sobre a desistência escolar de forma a contextualizar o fenómeno registado na Escola Primária 3 de Fevereiro-Nicoadala cuja abordagem foi de natureza qualitativa, numa perspetiva descritiva. Teve a participação de oito (8) pessoas de entre membros de direção da escola, docentes, alunas e mães e/ou encarregadas de educação, os quais foram conduzidas entrevistas a partir de 5 guiões elaborados de forma had hoc para este estudo. Com base nos resultados do estudo, concluiu-se que na Escola Primária 3 de Fevereiro, constituem fatores de Desistência Escolar das Raparigas, os seguintes: Fatores institucionais que têm a ver com as formas de tratamento das raparigas durante a condução do Processo de Ensino-Aprendizagem; o comportamento inadequado de alguns rapazes sobre as raparigas; possibilidades de assédio sexual perpetrado por professores; indefinição clara de iniciativas de combate à desistência escolar e de sensibilização das famílias e das raparigas desistentes para o retorno à escola; inexistência de um sistema devidamente organizado para tratar assuntos relacionados com questões de género; fraco desempenho dos principais órgãos de gestão escolar (sobretudo o Conselho de Escola) tendo em vista o real papel a ser desempenhado por estes. Fatores socioculturais que têm a ver com a passividade das famílias e da liderança local em relação aos casos emergentes uniões prematuras e gravidezes precoces; fraco acompanhamento da escolaridade das raparigas, denotando passividade das famílias na exigência de frequência escolar ou de retorno à escola para os casos assumidos como de desistência. Fatores económicos que têm a ver com a privação das raparigas nas atividades agrícolas e nos negócios realizados pelas famílias como forma de assegurar o sustento familiar.
- Mulheres brasileiras na Alemanha: experiências e estratégias de integração laboralPublication . Avila, Juliana; Abrantes, Manuel; Albuquerque, RosanaEste trabalho apoia-se em estudos que integram as relações de gênero e os estudos migratórios, visando entender experiências específicas da mulher migrante no mercado de trabalho. O objetivo geral é identificar a natureza das dificuldades e reconhecer, sob uma lente interseccional, em que medida o cruzamento dos eixos discriminatórios de sexo, origem racial e étnica, classe social e condição de imigrante intensificam as barreiras à inserção no mercado de trabalho alemão para as mulheres brasileiras qualificadas. Para este fim, a investigação concentra-se no caso de mulheres brasileiras com educação superior, experiência profissional, em idade ativa e que residem na região de Wolfsburg, identificando dificuldades que se traduzem em frustrações e desistências, aceitação forçada de empregos abaixo da qualificação ou opção coagida pelo empreendedorismo. O desenvolvimento da pesquisa se concentrou, principalmente, em relatos pessoais, mas considerou, também, estatísticas oficiais. Inicialmente realizou-se uma revisão de literatura bibliográfica e, em seguida, foram recolhidos dados estatísticos, aplicados 74 questionários online e realizadas 11 entrevistas estruturadas. Conclui-se que a migração acarretou, para as mulheres analisadas, a perda da autonomia, a mobilidade de classe descendente e interseccionalidades relativas à inserção no mercado trabalho local. Confirma-se a invalidação de qualificações e experiências laborais prévias à migração, a existência de outros obstáculos de caráter discriminatório e a sobrequalificação na distribuição ocupacional deste grupo de imigrantes. Apesar dos prejuízos, infere-se que há outros fatores que sobressaem e tornam altos os níveis de satisfação com a permanência na Alemanha, como a melhor qualidade de vida e as vivências adquiridas.
- Mulheres e desenvolvimento no meio rural em Moçambique: o caso de Monapo, província de NampulaPublication . Agy, Aleia Rachide; Pinto, Teresa; Albuquerque, RosanaEm Moçambique, dados censitários referem que a maior parte da população é composta por mulheres, sendo que mais de metade encontra-se a viver em contextos rurais, onde o papel da mulher está, sobretudo, direccionado para a produção agrícola, virada para a produção de culturas alimentares destinadas na sua maioria para a subsistência familiar. Acresce um conjunto de responsabilidades relacionadas com tarefas domésticas e com a prestação de cuidados à família. Nos últimos anos as abordagens sobre o desenvolvimento no meio rural incluem as mulheres como peças-chave para o progresso social e para o desenvolvimento sustentável do país. No entanto, a sua ação para o desenvolvimento é medida tendo em conta, muitas vezes, fatores económicos de mercado, omitindo a sua atividade produtiva e as suas conquistas diárias dentro dos seus agregados familiares e da sua comunidade. Deste modo, esta pesquisa procurou compreender a ação das mulheres para o desenvolvimento, de forma particular procurou-se estudar as mulheres no seu contexto socioeconómico e politico, bem como identificou-se um conjunto de estratégias de participação utilizadas pelas mulheres. Através de abordagens qualitativas com recurso a um estudo de caso com realização de entrevistas semiestruturadas a mulheres residentes no distrito de Monapo (província de Nampula), os resultados do estudo demonstram que a ação das mulheres para o desenvolvimento é percetível, através de um conjunto de estratégias de integração, que partem de uma iniciativa própria e tem em vista um maior equilíbrio da vida social dentro da sua família e comunidade.
- A participação política das mulheres no contexto democrático: o caso da autarquia de MaputoPublication . Chiziane, Suzete António Sangula; Abrantes, Manuel; Albuquerque, RosanaEsta dissertação analisa a participação política das mulheres, tomando como caso de estudo a autarquia de Maputo, em Moçambique. Tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento e compreensão das práticas e dinâmicas que caracterizam a participação ativa das mulheres nos processos de tomada de decisão, com particular atenção aos obstáculos que dificultam a sua participação em órgãos de poder local. A pesquisa orientou-se por duas questões de partida. Primeiro, em que medida participam as mulheres em fóruns de tomada de decisão na autarquia de Maputo? Segundo, quais os fatores que influenciam a participação das mulheres nesses fóruns? Baseou-se em análise documental (dados secundários) e em entrevistas realizadas com deputados/as à Assembleia Municipal de Maputo (dados primários), a fim de examinar não só o enquadramento institucional mas também as experiências e perspetivas de mulheres e homens com atividade política. Identificamos fatores culturais, institucionais e socioeconómicos que dificultam a igualdade de género na participação política, com ênfase nas múltiplas desvantagens que continuam a penalizar as mulheres. Destacamos, em particular, a importância dos papéis de género, da educação e da sobrecarga de responsabilidades domésticas e familiares. A pesquisa demonstra também o papel fundamental que as organizações de mulheres têm desempenhado na redução da desigualdade. Enquanto as organizações de mulheres existentes dentro dos partidos políticos asseguram a seleção de mulheres para as listas de candidatos/as, as organizações de mulheres externas aos partidos desenvolvem um espírito crítico e um trabalho de terreno imprescindível para a progressiva consciencialização e emancipação das mulheres.
- A responsabilidade dos/as profissionais de justiça, educação e saúde na protecção e promoção dos direitos humanos de meninas e mulheres vítimas de violência baseada no género na Guiné-BissauPublication . Sila, Maimuna Gomes; Couto, Anabela Galhardo; Albuquerque, RosanaO presente trabalho de projecto analisa a actuação dos/as Profissionais de Justiça, Educação e Saúde, no âmbito da implementação da Rede de Profissionais que Apoiam Meninas e Mulheres vítimas de violência de género na Guiné-Bissau (RePAMM). Esta rede encontra-se instituída nas seguintes regiões administrativas da Guiné-Bissau: Bolama-Bijagós (nos sectores administrativos de Bubaque e Bolama), Tombali, Oio, Gabú e Cacheu. A RePAMM foi criada em Maio de 2021 com o apoio técnico e financiamento do UNDP/PNUD para colmatar o conhecimento deficitário ou pouco rigoroso sobre as questões das prácticas nefastas por parte dos/as referidos/as profissionais. Neste trabalho de projecto, avalia-se a pertinência e a consistência das actividades empreendidas no âmbito da RePAMM, sobretudo, com vista à assimilação de conhecimentos por parte dos/as profissionais. Contribuir para a formulação de estratégias para reforço de capacidade e de recursos das entidades que actuam no domínio da VBG, a fim de garantir a protecção cada vez mais integrada das meninas e mulheres vítimas deste tipo de atrocidade, é dos objectivos principais deste trabalho. Foram realizadas e analisadas entrevistas e aplicados inquéritos aos/às profissionais de Justiça, Educação e Saúde, bem como analisados relatórios das missões de seguimento e avaliação. Estes dados serviram para verificar os esforços promovidos até então, mas foram igualmente importantes para a determinação das áreas em que ainda se impunham certas mudanças, para que se possa alcançar o cumprimento dos objectivos da rede. In fine, conclui-se que os/as profissionais em estudo, após o reforço de capacidade de que beneficiaram, têm contribuído para minimizar o sofrimento e garantir a protecção dessas mesmas meninas e mulheres vítimas.
- O voluntariado na perspetiva de género : reflexões a partir de uma experiência com a Liga dos Amigos do Hospital de PortalegrePublication . Damião, Vera Cristina Camejo Margarido; Albuquerque, RosanaOs voluntários estiveram sempre presentes nas sociedades, tendo a sua ação tido várias expressões, predominantemente de cariz caritativo, exercido de forma isolada, esporádica, e ditada, a maioria das vezes, por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança. Se durante anos esta atuação foi entendida como um modo de colmatar insuficiências, na sociedade atual é-lhes reconhecido um espaço próprio, numa linha de complementaridade com o trabalho profissional e das instituições. Os estudos no âmbito do género têm vindo a focar as desigualdades associadas aos papéis sociais, as quais parecem ser ainda evidentes no domínio do voluntariado e, particularmente, em contexto hospitalar. O presente estudo foi realizado na Liga dos Amigos do Hospital de Portalegre (LAHP), e através de uma abordagem qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas, procurou-se, de um modo geral, conhecer os atributos que caracterizam os voluntários da LAHP, tendo em vista a construção de um perfil de motivações associado ao género, bem como conhecer as suas perceções acerca do voluntariado. Na generalidade, os resultados sugerem a existência de uma preponderância feminina neste contexto de voluntariado, a qual é explicada pelas voluntárias por traços associados à construção social do género. Este estudo apresenta limitações, sendo a mais evidente a não inclusão de voluntárias de idades mais jovens e de voluntários do sexo masculino na amostra.