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- Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de CinemaPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel Candeias DiasA revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, nas quais as pessoas se podem ver como cidadãos ativos e não apenas consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema sempre assumiu um papel educacional, mas encontra agora possibilidades e caminhos novos para intervir. As novas formas de viver o cinema têm influência nas atividades desenvolvidas pelo Plano Nacional de Cinema (PNC) e reforçam os seus objetivos educacionais. Assim, pretendeu-se compreender como o PNC tem utilizado as redes sociais digitais, sistematizando a sua presença nestas plataformas online, e, ainda, contribuir para melhorar a sua aplicação no contexto da sociedade atual. Os fundamentos enquadradores reportam-se à tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, considerando, portanto, a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, atendendo aos estilos de vida digitais do presente. Metodologicamente, a investigação assume-se como um estudo de caso, tendo sido recolhidos e analisados dados, aliando métodos quantitativos e qualitativos, possibilitando a respetiva triangulação. Conclui-se que, em termos globais, o PNC utiliza as redes sociais para distribuir conteúdos e ampliar a sua missão, gerindo uma comunidade online de pessoas com diferentes funções/perfis, mas assumindo o cinema e a educação como interesse comum. Evidenciouse, também, uma estratégia de fornecer novos inputs através da partilha de conteúdos vindos do exterior ao Plano. Finalmente, observamos que tem explorado as possibilidades e oportunidades das redes sociais, assumindo a sua presença online como complementar à presença física nas escolas.
- Desigualdade(s) de gênero na magistratura: impactos da organização de trabalho genderizada na carreira das mulheres magistradas do tribunal de justiça Estado do Paraná - BrasilPublication . Zanetti, Luciene Oliveira Vizzotto; Albuquerque, Rosana; Mariano, Silvana Aparecida; Marques, Susana RamalhoA presente investigação adota uma perspectiva de gênero para examinar o impacto da organização genderizada na carreira das magistradas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Brasil. Adotando o conceito de gênero de Joan Scott (1990), por meio dos estudos de Rosabeth Kanter (1977 e 1993) de Joan Acker (1990) e Santos e Amâncio (2014) aborda o debate sobre a desigualdade de gênero apresentando o conceito de tokenismo/sobreminoria e de organização genderizada. A pesquisa analisa a teoria neutra das organizações laborais que sustenta que a desigualdade nos locais de trabalho é consequência da neutralidade atribuída às instituições que na verdade são baseadas no gênero masculino, conhecida como genderização. A segregação vertical é contextualizada por metáforas compiladas do Manual "Gênero de Mudança Organizacional" (Casaca & Lortie, 2018), partindo do conceito de "teto de vidro" (Steil, A. V. 1997), que simboliza as barreiras invisíveis que dificultam a trajetória feminina até os cargos de maior poder. Além disso, o trabalho examina a representação feminina nas Supremas Cortes de países da América Latina (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe - CEPAL, 2022), bem como, trabalhos recentes sobre a presença das mulheres na magistratura brasileira (Bonelli & Oliveira, 2020; Bonelli, 2011; Fragale Filho, 2015; Severi & Jesus Filho, 2022; Sciamarella, 2020; Yoshida & Held, 2019; Yoshida, 2022), juntamente com dados disponíveis no país (Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Associação Juízes Federais - AJUFE). Nesta senda, este estudo tem como objetivo investigar se as mulheres magistradas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná são afetadas pela organização de trabalho baseada no gênero masculino, uma vez que ocupam posições de destaque na hierarquia da instituição e são consideradas símbolos. Em virtude da escassez de informações específicas sobre a temática no contexto do Tribunal em voga, optou-se pela aplicação de um questionário, o qual obteve a participação de 74 juízas de direito da instituição num universo de 354 mulheres. Os resultados da pesquisa indicam que as magistradas paranaenses enfrentam obstáculos institucionais, preconceito e discriminação no seu percurso profissional, desde o ingresso na carreira até a promoção e nas designações para assumir cargos administrativos na instituição.
- Rumo a um cânone para a modelação digital 3D da anatomia humanaPublication . Silva, Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e; Araújo, AntónioEnquanto profissional de modelação digital 3D e professor nessa mesma área, o autor deste trabalho constatou ao longo de vários anos que a modelação 3D da anatomia humana carece da definição de um processo simples, sistemático, e bem documentado, que explicite a modelação de uma figura standard (“canónica”) que por sua vez sirva de base à modelação de personagens concretas. O móbil deste trabalho de investigação é precisamente preencher essa lacuna. Dominar as ferramentas de modelação 3D é apenas uma pequena parte do processo de criação deste modelo; é necessário ainda um cuidadoso estudo da anatomia humana, e, mais do que isso, uma compreensão do que significa o conceito de cânone anatómico propriamente dito. Neste trabalho revisitamos este conceito, fazendo uma análise crítica das suas muitas reincarnações e reapreciações ao longo dos séculos. Não chegamos a uma conclusão sobre o que o cânone foi — as interpretações são muitas e contraditórias — mas chegamos a uma definição concreta do que pode ser. Consideramos que o cânone não é apenas nem primordialmente um ideal prescritivo de beleza anatómica, mas sim um objeto de referência de extremo valor para a investigação das formas reais do corpo e da sua variabilidade: o cânone não é uma regra, mas uma régua. Consideramos ainda que o cânone que se pretende para a arte digital deve ser adaptado às ferramentas da arte digital. Desta forma, pretendemos dar os primeiros passos na construção de um possível cânone digital, produzindo não só um conjunto de regras, mas um modelo da sua aplicação: um cânone e a sua materialização. Como primeira proposta, construiu-se um cânone do modelo humano 3D com baixo número de polígonos, uma construção com carácter didático e uma mnemónica relativamente simples, uma construção que respeita a principais características da anatomia humana. Para a segunda proposta, foi elaborado um método para a construção do cânone, utilizando unicamente primitivas 3D. Finalmente, desenvolveu-se um protótipo para uma aplicação adequada ao ensino da anatomia artística baseada na manipulação do cânone proposto.