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Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema

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A revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, nas quais as pessoas se podem ver como cidadãos ativos e não apenas consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema sempre assumiu um papel educacional, mas encontra agora possibilidades e caminhos novos para intervir. As novas formas de viver o cinema têm influência nas atividades desenvolvidas pelo Plano Nacional de Cinema (PNC) e reforçam os seus objetivos educacionais. Assim, pretendeu-se compreender como o PNC tem utilizado as redes sociais digitais, sistematizando a sua presença nestas plataformas online, e, ainda, contribuir para melhorar a sua aplicação no contexto da sociedade atual. Os fundamentos enquadradores reportam-se à tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, considerando, portanto, a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, atendendo aos estilos de vida digitais do presente. Metodologicamente, a investigação assume-se como um estudo de caso, tendo sido recolhidos e analisados dados, aliando métodos quantitativos e qualitativos, possibilitando a respetiva triangulação. Conclui-se que, em termos globais, o PNC utiliza as redes sociais para distribuir conteúdos e ampliar a sua missão, gerindo uma comunidade online de pessoas com diferentes funções/perfis, mas assumindo o cinema e a educação como interesse comum. Evidenciouse, também, uma estratégia de fornecer novos inputs através da partilha de conteúdos vindos do exterior ao Plano. Finalmente, observamos que tem explorado as possibilidades e oportunidades das redes sociais, assumindo a sua presença online como complementar à presença física nas escolas.
The technological revolution has given rise to a networked society, in which people can see themselves as active citizens and not just passive consumers of a culture created by others. Cinema has always assumed an educational role, but now finds new possibilities and ways to intervene. The new ways of experiencing cinema influence the activities carried out by the Plano Nacional de Cinema (PNC), the Portuguese National Film Plan, and reinforce its educational objectives. Thus, it was intended to understand how the PNC has been using digital social networks, systematizing its presence on these online platforms, and also contributing to improving its application in the context of today's society. The theoretical framework refers to the triad Education/Cinema/Social Networks, considering, therefore, the relationship between cinema and education in the context of social networks, meeting today's digital lifestyles. Methodologically, the research is a case study; data was collected and analysed, combining quantitative and qualitative methods, assuring its triangulation. As a conclusion, the PNC uses social networks to distribute content and expand its mission, managing an online community of people with different functions/profiles, having cinema and education as a common interest. There was also evidence of a strategy to provide new inputs through the sharing of content coming from outside the Plan. Finally, we observe that it has been exploring the possibilities and opportunities of social networks, considering its online presence as a complement to its physical presence in schools.

Description

Keywords

Educação Cinema Redes sociais digitais Plano Nacional de Cinema Presença online Education Digital social networks Portuguese National Film Plan Online presence

Citation

Pinto, João Paulo - Educação, cinema e redes sociais [Em linha]: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema. [S.l.]: [s.n.], 2023. 223 p.

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