Média-Arte Digital
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- Rejeitorio... : videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o rio São FranciscoPublication . Argôlo, Inês Regina Barbosa de; Tavares, Miriam Nogueira; Veiga, Pedro Alves daO rio São Francisco consiste em um dos mais importantes do Brasil: passa por cinco estados e fornece água para diversos territórios do semiárido nordestino, assegurando a sobrevivência dos seres humanos, flora e fauna. Ao longo do tempo, esse rio tem sido constantemente degradado pelas ações humanas, de tal forma que estudiosos vislumbram que este se encaminha para o seu inexorável fim. O resultado dessas atuações era cada vez mais preocupante a longo prazo, mas um evento trágico acelerou seu processo de degradação: o rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG), no ano de 2019, que contaminou com rejeitos a porção mineira do rio e ameaçou alastrar-se pela parte nordestina. Tristemente, nem todas as pessoas têm sido conscientes do nosso papel devastador sobre o rio, por isso a pergunta que orientou essa investigação foi: que possível artefacto poderia levar o público a refletir sobre o quanto as ações humanas estão cooperando para a iminente destruição do rio São Francisco?. Como objetivo geral nos propusemos a desenvolver uma videoinstalação mediada pela tecnologia digital que conduzisse o público à reflexão do quanto as atitudes da nossa espécie têm contribuído para a aniquilação do São Francisco, mormente após a catástrofe em Brumadinho, bem como meditar sobre esse artefacto durante o texto. Dentre as metodologias empregadas, quanto à abordagem, a pesquisa tem base qualitativa; quanto aos procedimentos, se seguiu a investigaçãoo bibliográfica e a documental. A principal metodologia utilizada foi a Pesquisa Baseada na Prática, pois o pilar central do estudo foi a criação de um artefacto de cunho original e toda a investigação tratou de questões pertinentes a ele em alguma medida. Este, consiste em uma videoinstalação mediada pela tecnologia digital e conta com duas versões, denominadas Rejeitorio (2019) e Rejeitorio: A peleja do homem contra o rio (2019-2023). Os resultados desta investigação foram demonstrados através dessa criação artística e tanto o significado quanto seu contexto foram descritos neste trabalho. Ao que tudo indica, o artefacto reúne aspectos que fazem dele pioneiro na área da Média-Arte Digital e espera-se que este possa contribuir na defesa do rio São Francisco.
- Arte digital, sustentabilidade & design thinking: uma interação profícua para um futuro sustentávelPublication . Cruz, Sara; Bidarra, José; Vieira, Célia SousaA promoção de uma consciência ética, de sustentabilidade ambiental e cultural, é um dos grandes desafios do século XXI. A ligação entre arte, sustentabilidade e tecnologia é uma tendência na sociedade contemporânea. Novos paradigmas de consumo cultural visam a proteção da Natureza e do ambiente através de expressões culturais e artísticas, de forma a preparar nos diversos agentes da comunidade o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais da atualidade. Desenvolver na comunidade o espírito crítico relativamente a esta temática, transmitir valores e atitudes de mudança e perspetivas para recuperar e restaurar os ambientes danificados, sensibilizar sobre os problemas ambientais que enfrentamos e propor novas possibilidades de coexistência, é uma tarefa inadiável. Neste sentido, a arte assume um papel relevante, particularmente no campo das emoções e no modo como pode influenciar novas formas de olhar para o mundo. Num contexto de profundas mudanças contemporâneas, a investigação propõe a produção de instalações artísticas contemporâneas, nomeadamente PELO FUTURO DO PASSADO e AFASTAR E APROXIMAR, que levantam questões e oferecem possibilidades na integração de três elementos: arte, sustentabilidade e tecnologia. Os artefactos moldam-se através do questionamento dos valores dominantes da autoconservação da espécie humana, com o potencial de uma nova consciência ética, de sustentabilidade ambiental e cultural. O enquadramento destaca a convergência desses elementos como catalisadores essenciais para a construção de um futuro mais sustentável. Ao explorar a interação entre a média-arte digital e sustentabilidade, a investigação teve a intenção de verificar como a metodologia Design Thinking pode ser aplicada de maneira eficaz nesse contexto, promovendo uma abordagem inovadora e colaborativa para desafios sustentáveis. Procurámos desenvolver uma análise das sinergias entre arte, tecnologia e sustentabilidade, com o objetivo de contribuir para a criação de soluções criativas e relevantes que sensibilizem para as questões ambientais e inspirem ações em prol de um futuro mais sustentável.
- A hora do conto na biblioteca escolar: o contributo da média-arte digital através de atividades de Transmedia StorytellingPublication . Gonçalves, Vítor Manuel Domingues; Bidarra, José; Figueiredo, MauroAo longo deste trabalho, explorámos a problemática da dinamização das bibliotecas escolares, pelo que pretendíamos perceber como Transmedia Storytelling, um processo comummente utilizado na Média-Arte Digital, que recorre a meios audiovisuais e tecnológicos para enriquecer uma narrativa, pode contribuir positivamente para os objetivos de uma unidade documental, cujo foco principal é o de responder às necessidades de formação dos alunos e visar o desenvolvimento do currículo. Neste projeto de investigação, começámos por refletir acerca do papel da arte e da Média-Arte Digital, em particular, em ambientes educacionais; explorámos diferentes tecnologias, sob uma visão pragmática, citando exemplos da sua integração no processo Transmedia Storytelling. Assim, numa abordagem que parte do geral para o específico, o foco deste estudo centra-se na análise de um projeto implementado no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, assente em atividades de Transmedia Storytelling, como forma de dinamizar a “Hora do Conto”, para o qual seguimos a linha metodológica Design-Based Research, normalmente aplicada a contextos educacionais, que permite uma permanente ligação, ao longo do processo, entre a investigação e a práxis. Prosseguimos com uma explanação das várias fases do projeto, nomeadamente as atividades realizadas, e analisámos um caso prático de uma atividade Transmedia Storytelling apresentada, no final do ano letivo, a toda a Comunidade Educativa. Perscrutámos, então, os dados estatísticos gerados pela biblioteca escolar e, num processo de comparação de três anos letivos consecutivos, cujo primeiro ano não previu atividades de Transmedia Storytelling, verificámos que, com a implementação do projeto, houve um acréscimo expressivo do número de utilizadores da biblioteca escolar e uma maior movimentação do acervo. Analisámos, ainda, o nível de desempenho dos alunos em atividades de reconto e de criação de histórias e verificámos que, quando as atividades eram desenvolvidas com recurso ao processo de Transmedia Storytelling, os alunos apresentavam um melhor nível de desempenho. Terminámos o trabalho, dando a conhecer os impactos gerados, nomeadamente: prémios em concursos promovidos pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Fundação Ilídio Pinho e Rede de Bibliotecas Escolares; ações de divulgação e proliferação do projeto, através da formação de professores.
- Rumo a um cânone para a modelação digital 3D da anatomia humanaPublication . Silva, Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e; Araújo, AntónioEnquanto profissional de modelação digital 3D e professor nessa mesma área, o autor deste trabalho constatou ao longo de vários anos que a modelação 3D da anatomia humana carece da definição de um processo simples, sistemático, e bem documentado, que explicite a modelação de uma figura standard (“canónica”) que por sua vez sirva de base à modelação de personagens concretas. O móbil deste trabalho de investigação é precisamente preencher essa lacuna. Dominar as ferramentas de modelação 3D é apenas uma pequena parte do processo de criação deste modelo; é necessário ainda um cuidadoso estudo da anatomia humana, e, mais do que isso, uma compreensão do que significa o conceito de cânone anatómico propriamente dito. Neste trabalho revisitamos este conceito, fazendo uma análise crítica das suas muitas reincarnações e reapreciações ao longo dos séculos. Não chegamos a uma conclusão sobre o que o cânone foi — as interpretações são muitas e contraditórias — mas chegamos a uma definição concreta do que pode ser. Consideramos que o cânone não é apenas nem primordialmente um ideal prescritivo de beleza anatómica, mas sim um objeto de referência de extremo valor para a investigação das formas reais do corpo e da sua variabilidade: o cânone não é uma regra, mas uma régua. Consideramos ainda que o cânone que se pretende para a arte digital deve ser adaptado às ferramentas da arte digital. Desta forma, pretendemos dar os primeiros passos na construção de um possível cânone digital, produzindo não só um conjunto de regras, mas um modelo da sua aplicação: um cânone e a sua materialização. Como primeira proposta, construiu-se um cânone do modelo humano 3D com baixo número de polígonos, uma construção com carácter didático e uma mnemónica relativamente simples, uma construção que respeita a principais características da anatomia humana. Para a segunda proposta, foi elaborado um método para a construção do cânone, utilizando unicamente primitivas 3D. Finalmente, desenvolveu-se um protótipo para uma aplicação adequada ao ensino da anatomia artística baseada na manipulação do cânone proposto.
- Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de CinemaPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel Candeias DiasA revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, nas quais as pessoas se podem ver como cidadãos ativos e não apenas consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema sempre assumiu um papel educacional, mas encontra agora possibilidades e caminhos novos para intervir. As novas formas de viver o cinema têm influência nas atividades desenvolvidas pelo Plano Nacional de Cinema (PNC) e reforçam os seus objetivos educacionais. Assim, pretendeu-se compreender como o PNC tem utilizado as redes sociais digitais, sistematizando a sua presença nestas plataformas online, e, ainda, contribuir para melhorar a sua aplicação no contexto da sociedade atual. Os fundamentos enquadradores reportam-se à tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, considerando, portanto, a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, atendendo aos estilos de vida digitais do presente. Metodologicamente, a investigação assume-se como um estudo de caso, tendo sido recolhidos e analisados dados, aliando métodos quantitativos e qualitativos, possibilitando a respetiva triangulação. Conclui-se que, em termos globais, o PNC utiliza as redes sociais para distribuir conteúdos e ampliar a sua missão, gerindo uma comunidade online de pessoas com diferentes funções/perfis, mas assumindo o cinema e a educação como interesse comum. Evidenciouse, também, uma estratégia de fornecer novos inputs através da partilha de conteúdos vindos do exterior ao Plano. Finalmente, observamos que tem explorado as possibilidades e oportunidades das redes sociais, assumindo a sua presença online como complementar à presença física nas escolas.
- Notas em cores: desenvolvimento de técnicas alternativas para a iniciação musicalPublication . Oliveira, Solamy do Rocio da Silva; Coelho, José; Gomes, José Alberto SousaO objetivo da presente tese de doutoramento é apresentar um artefato que permita melhorar o aprendizado na iniciação musical por meio da associação do som com as cores. Foi estabelecido como problema de pesquisa, como utilizar um artefato cromático para facilitar a iniciação musical em clarinete? Assim, busca-se uma abordagem sinestésica de combinação da expressão auditiva com a visual. O trabalho, que apresentou metodologia indutiva, teve como resultado um artefato que permite converter a emissão sonora das sete notas no clarinete em luzes coloridas baseadas nas sete cores do arco-íris e sua implementação na prática da iniciação musical. O artefato foi desenvolvido a partir de algoritmos específicos aplicados à uma placa utilizando um software adequado, o Arduíno. Sua implementação em sala de aula aumentou a motivação dos alunos e a memorização destas notas. A presente pesquisa possibilitou concluir que a associação da música à tecnologia por meio do artefato denominado Notas em Cores, é de grande relevância tanto para o processo de iniciação musical, quanto para a motivação dos estudantes.
- Anamorfoses artísticas na música: a mediação transformadora da média-arte digital na perceção do artista e da performance musicalPublication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da; Gomes, JoséA música e a tecnologia têm experienciado, desde há séculos, uma coabitação e um desenvolvimento mútuo constante na nossa sociedade, o qual tem possibilitado aos músicos instrumentistas, não só a oportunidade de evoluírem os seus instrumentos, como também a sua performance. No que concerne à música em específico, Irving Godt (2005) afirma que não há conhecimento de sociedade alguma que tenha existido, ou que exista, sem música. Tal afirmação espelha bem a importância desta nas sociedades, desempenhando um papel de relevância sobre vários aspetos, sejam eles de cariz artístico, festivo, fúnebre, ou noutros enquadramentos. Na realidade, a música e a tecnologia vivem numa simbiose e com uma dinâmica particular, na qual a tecnologia fornece meios para que a música evolua, mas, por sua vez, a música também vai criando necessidades e fomentando o desenvolvimento tecnológico. Inerentemente a esta evolução conjunta e consoante os espaços temporais em que acontece, o papel dos músicos vai-se alterando espontaneamente por adaptação. É uma destas alterações, num destes timings, que é aqui investigada, nomeadamente a influência que a média-arte digital exerceu/exerce na música, sob o ponto de vista do músico instrumentista erudito de tradição ocidental escrita e, em particular, o ponto de vista do próprio autor enquanto clarinetista. Este, que vinha já observando ampliações nas suas responsabilidades enquanto intérprete - mais propriamente através de adições cénicas, físicas, acústicas, entre outras – viu-as serem aumentadas de forma mais acentuada através da junção com os canais média digitais. Sumariando, o presente documento é o resultado investigativo da forma e das implicações que este desenvolvimento relacional trouxe aos instrumentistas. Para o efeito, foi observada e identificada a performance musical instrumental tradicional, a sua evolução mediante diversos pontos de vista entre os agentes envolvidos, a evolução notacional, a evolução conceptual, a adição tecnológica, entre outros aspetos, tudo isto com o objetivo de identificar e diferenciar influências. Foram também elaborados três artefactos que explorassem ambas as áreas – média-arte digital e música –, aproveitando a formação e experiência profissional do autor enquanto instrumentista e, também, como forma geradora de dados para investigação proposta.
- Anamorfose e realidade aumentada: uma proposta de itinerário para o estudo da geometria na disciplina de educação visualPublication . Fernandes, Manuel Joaquim Flores; Araújo, António; Mauro, FigueiredoA tecnologia de Realidade Aumentada tem vindo a conhecer notoriedade em diversas áreas, assumindo particular relevância no contexto educativo, tanto mais que está relativamente acessível através do uso de smartphones ou tablets que os alunos transportam diariamente para a sala de aula. Esta tecnologia oferece aos estudantes a possibilidade de combinar elementos virtuais com ambientes físicos, tornando as experiências de aprendizagem mais interativas e, por isso, mais interessantes, enriquecedoras e criativas. Nesta investigação apresentamos os resultados da implementação de um itinerário formativo, concebido para o estudo da geometria na disciplina de Educação Visual, do 9º ano de escolaridade, sobretudo na abordagem aos conceitos de perspetiva. Este itinerário combina a utilização de modelos 3D digitais e de Realidade Aumentada com a noção de Anamorfose, procurando estabelecer uma analogia entre os contributos de Albrecht Dürer e de Filippo Brunelleschi com as atuais possibilidades da realidade mista. Descrevemos o impacto das atividades realizadas com alunos do 9º ano de escolaridade no estudo da perspetiva, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Com base num percurso educativo, os alunos realizaram experiências de aprendizagem combinando tecnologias imersivas com desenho analógico. Esta proposta revelou potencialidades dignas de relevo no que diz respeito à abordagem ao conceito de imersão para a perceção e representação espacial. Utilizámos perspetivas imersivas obtidas através do desenho à mão sobre uma grelha equirectangular (perspetiva curvilínea) que permite explorar uma nova reconfiguração da realidade com aplicações de Realidade Virtual. Os resultados obtidos são promissores, tendo os alunos demonstrado facilidade na utilização desta tecnologia, revelando motivação, iniciativa e bastante autonomia no desenvolvimento dos trabalhos. Concluímos, ainda, que esta metodologia permitiu enriquecer a experiência imersiva dos alunos com a tecnologia de Realidade Virtual, melhorou a sua visualização espacial e a capacidade de representação tridimensional, tendo potenciado a autorregulação das aprendizagens.
- Convergência intermediática para a disseminação e preservação de bens culturais: o caso das timbila de MoçambiquePublication . Hoguane, José João Augusto; Tavares, Mirian Nogueira; Boto, Sandra de JesusO interesse na preservação e sustentabilidade dos patrimónios culturais, veículos de transmissão das marcas culturais entre gerações e de construção de suas identidades, vem ganhando cada vez mais destaque, quer no âmbito académico, quer no político. Este estudo interessou-se na preservação das timbila, numa altura em que uma combinação de fatores adversos leva ao risco de desaparecimento desta marca cultural, parte da memória coletiva das comunidades Copi, no sul de Moçambique. O estudo alicerçou-se na tese de que a combinação de tecnologias gera convergência intermediática que contribui para disseminar a narrativa do bem cultural e conduzir à reflexão e consciencialização dos sujeitos em torno da preservação e produção sustentáveis, corroborando as recomendações da Agenda 2030 da ONU. Assente em bases teóricas em torno do património cultural, tradições, identidades, tecnologias digitais e preservação cultural, o estudo desenvolveu-se tendo como suportes o paradigma interpretativista e o modelo de pesquisa baseada na prática artística. Nele foram desenvolvidos uma Plataforma Digital e um artefacto/instalação que passaram pelas etapas de conceção, experimentação, reverberação, implementação e reflexão, envolvendo o pesquisador e sujeitos de diversas faixas etárias, sexos, níveis académicos e origens geográficas. Houve ainda o contacto com entidades locais bem como a imersão do pesquisador na Comunidade Copi, junto de praticantes e mestres das timbila. Os resultados da intervenção realizada mostram que a convergência intermediática permitiu uma boa disseminação de conhecimentos comummente transmitidos pela oralidade; levou os sujeitos a uma compreensão mais substancial da gravidade do problema que é a ameaça de desaparecimento das práticas culturais associadas às timbila; ajudou a criar consciência e sensibilidade sobre a necessidade de se pensar em soluções para a sua preservação e produção sustentáveis. Por ter-se verificado que os meios explorados foram eficientes e promissores para a preservação cultural, o estudo sugere que numa altura em que cultura e tecnologia coabitam fortemente os mesmos espaços, haja continuidade da exploração das possibilidades oferecidas pela media digital e de sua apetência aos nativos digitais e não só, para consciencializa-los da importância da preservação dos bens culturais, sobretudo os que estejam em risco de desaparecimento. Paralelamente, sugere-se a combinação de diferentes atores e ações para a preservação ambiental nas comunidades.
- Média-arte digital aplicada à saúde pública: a disrupção criativa no enfrentamento da sífilisPublication . Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Tavares, Mirian Nogueira; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; Lacerda, Juciano de SousaO Brasil enfrenta uma epidemia de sífilis e, diante da necessidade de enfrentar o problema, foram criadas ações de publicidade a fim de ampliar o conhecimento sobre a doença e a combater. Para contribuir na luta contra a infecção, esta tese tem como objeto de estudo o fortalecimento das ações de comunicação com o incremento arte mediada por tecnologia. O objetivo é investigar como um artefato tecnológico utilizado em campanhas de saúde pública para enfrentamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis apresenta-se como uma alternativa à produção tradicional e qual o impacto do seu uso. Para construir essa análise, este estudo estabelece três objetivos específicos: a) identificar aspectos da Média-Arte Digital que podem tornar a comunicação de campanhas de saúde pública mais eficazes; b) detalhar como a Média-arte Digital complementa de forma relevante as campanhas de saúde pública; c) analisar o impacto de um artefato tecnológico associado à campanha de saúde pública para enfrentamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis. A fim de alcançar os objetivos, tem por fundamento as teorias pertinentes à área de estudo da Média-arte Digital e outras teorias da comunicação e das artes. Colaborou com esta pesquisa o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados alcançados apontam que o incremento de tecnologia como mediadora de campanhas publicitárias em saúde se mostra uma alternativa valiosa para promover a prevenção. Por fim, o estudo aponta um caminho que pode ser seguido para otimização de ações de comunicação desse tipo que venham a ser produzidas no futuro.