Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-26"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A systematic review of teacher-facing dashboards for collaborative learning activities and tools in online higher educationPublication . Romão, Tiago Miguel Lima; Pestana, Pedro Duarte; Morgado, Leonel; Queirós, Ricardo; Pinto, MárioDashboard for online higher education support monitoring and evaluation of students’ interactions, but mostly limited to interaction occurring within learning management systems. In this study, we sought to find which collaborative learning activities and tools in online higher education are included in teaching dashboards. By following Kitchenham’s procedure for systematic reviews, 36 papers were identified according to this focus and analysed. The results identify dashboards supporting collaborative tools, both synchronous and asynchronous, along categories such as learning management systems, communication tools, social media, computer programming code management platforms, project management platforms, and collaborative writing tools. Dashboard support was also found for collaborative activities, grouped under four categories of forum discussion activities, three categories of communication activities and four categories of collaborative editing/sharing activities, though most of the analysed dashboards only provide support for no more than two or three collaborative tools. This represents a need for further research on how to develop dashboards that combine data from a more diverse set of collaborative activities and tools.
- Anamorfoses artísticas na música: a mediação transformadora da média-arte digital na perceção do artista e da performance musicalPublication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da; Gomes, JoséA música e a tecnologia têm experienciado, desde há séculos, uma coabitação e um desenvolvimento mútuo constante na nossa sociedade, o qual tem possibilitado aos músicos instrumentistas, não só a oportunidade de evoluírem os seus instrumentos, como também a sua performance. No que concerne à música em específico, Irving Godt (2005) afirma que não há conhecimento de sociedade alguma que tenha existido, ou que exista, sem música. Tal afirmação espelha bem a importância desta nas sociedades, desempenhando um papel de relevância sobre vários aspetos, sejam eles de cariz artístico, festivo, fúnebre, ou noutros enquadramentos. Na realidade, a música e a tecnologia vivem numa simbiose e com uma dinâmica particular, na qual a tecnologia fornece meios para que a música evolua, mas, por sua vez, a música também vai criando necessidades e fomentando o desenvolvimento tecnológico. Inerentemente a esta evolução conjunta e consoante os espaços temporais em que acontece, o papel dos músicos vai-se alterando espontaneamente por adaptação. É uma destas alterações, num destes timings, que é aqui investigada, nomeadamente a influência que a média-arte digital exerceu/exerce na música, sob o ponto de vista do músico instrumentista erudito de tradição ocidental escrita e, em particular, o ponto de vista do próprio autor enquanto clarinetista. Este, que vinha já observando ampliações nas suas responsabilidades enquanto intérprete - mais propriamente através de adições cénicas, físicas, acústicas, entre outras – viu-as serem aumentadas de forma mais acentuada através da junção com os canais média digitais. Sumariando, o presente documento é o resultado investigativo da forma e das implicações que este desenvolvimento relacional trouxe aos instrumentistas. Para o efeito, foi observada e identificada a performance musical instrumental tradicional, a sua evolução mediante diversos pontos de vista entre os agentes envolvidos, a evolução notacional, a evolução conceptual, a adição tecnológica, entre outros aspetos, tudo isto com o objetivo de identificar e diferenciar influências. Foram também elaborados três artefactos que explorassem ambas as áreas – média-arte digital e música –, aproveitando a formação e experiência profissional do autor enquanto instrumentista e, também, como forma geradora de dados para investigação proposta.