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- Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar no município de Gondomar: a licença parental partilhadaPublication . Gomes, Diana Filipa Martins; Perista, Heloísa; Albuquerque, RosanaA conciliação da vida profissional, pessoal e familiar potencia uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, permitindo a realização individual ao nível das suas escolhas em todas as esferas da sua vida. Contudo, esse equilíbrio tão almejado, pode muitas vezes ser difícil de se alcançar, colocando em questão as interações sociais e profissionais entre homens e mulheres e entre os/as mesmos/as e as suas entidades patronais. As alterações sociais, demográficas e económicas, que se têm sentido ao longo dos últimos anos, fazem-se acompanhar de alguma exigência e pressão quer individual, familiar, organizacional e da sociedade em geral, no modo em como são conjugados o trabalho e a vida pessoal e familiar. As dificuldades de conciliação entre as esferas ocorrem muitas vezes devido aos estereótipos de género existentes na sociedade, reproduzidos pelos indivíduos através dos seus comportamentos ao nível organizacional. É nesse sentido que pretendemos compreender com este estudo de caso dos trabalhadores do município de Gondomar, que foram pais entre o ano de 2017 e 2019, a sua opção de não exercício do direito à licença parental partilhada.
- Anamorfose e realidade aumentada: uma proposta de itinerário para o estudo da geometria na disciplina de educação visualPublication . Fernandes, Manuel Joaquim Flores; Araújo, António; Mauro, FigueiredoA tecnologia de Realidade Aumentada tem vindo a conhecer notoriedade em diversas áreas, assumindo particular relevância no contexto educativo, tanto mais que está relativamente acessível através do uso de smartphones ou tablets que os alunos transportam diariamente para a sala de aula. Esta tecnologia oferece aos estudantes a possibilidade de combinar elementos virtuais com ambientes físicos, tornando as experiências de aprendizagem mais interativas e, por isso, mais interessantes, enriquecedoras e criativas. Nesta investigação apresentamos os resultados da implementação de um itinerário formativo, concebido para o estudo da geometria na disciplina de Educação Visual, do 9º ano de escolaridade, sobretudo na abordagem aos conceitos de perspetiva. Este itinerário combina a utilização de modelos 3D digitais e de Realidade Aumentada com a noção de Anamorfose, procurando estabelecer uma analogia entre os contributos de Albrecht Dürer e de Filippo Brunelleschi com as atuais possibilidades da realidade mista. Descrevemos o impacto das atividades realizadas com alunos do 9º ano de escolaridade no estudo da perspetiva, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Com base num percurso educativo, os alunos realizaram experiências de aprendizagem combinando tecnologias imersivas com desenho analógico. Esta proposta revelou potencialidades dignas de relevo no que diz respeito à abordagem ao conceito de imersão para a perceção e representação espacial. Utilizámos perspetivas imersivas obtidas através do desenho à mão sobre uma grelha equirectangular (perspetiva curvilínea) que permite explorar uma nova reconfiguração da realidade com aplicações de Realidade Virtual. Os resultados obtidos são promissores, tendo os alunos demonstrado facilidade na utilização desta tecnologia, revelando motivação, iniciativa e bastante autonomia no desenvolvimento dos trabalhos. Concluímos, ainda, que esta metodologia permitiu enriquecer a experiência imersiva dos alunos com a tecnologia de Realidade Virtual, melhorou a sua visualização espacial e a capacidade de representação tridimensional, tendo potenciado a autorregulação das aprendizagens.
- Anticipating future needs in key competences for sustainability in two distance learning universities of spain and PortugalPublication . Majadas Matesanz, María; Caeiro, Sandra; Nicolau, Paula BacelarThe current eco-social crisis includes global challenges such as climate change, environmental degradation and demographic shifts that call for a global response. The European Environment Agency claims that over the next decade, very different answers will be needed to the world’s challenges than the ones provided over the past 40 years to confront the foreseeable global changes. Higher Education Institutions have their own responsibility in training future professionals in cross-cutting key competences for sustainability, which are defined through different frameworks. Considering that current students will need to overcome global challenges, this research aims to identify the ways in which Higher Education Institutions are anticipating the introduction of key competences for sustainability into the curricula of their programs. Specifically, it aims to detect the perception of the heads of three departments and three faculties of two universities in Spain and Portugal about the presence of key competences for sustainability in the selected degrees. For this study, a qualitative research approach was employed. The methodology used involved the application of interviews to departments and faculties heads. The results showed there is a growing interest in sustainability at Higher Education Institutions, but key competences for sustainability were not yet sufficiently valued as competences needed for the students in the future, in particular those linked with the professional world. Further similar research could be conducted at other levels (master’s degree, doctorate).