Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Arte digital, sustentabilidade & design thinking: uma interação profícua para um futuro sustentávelPublication . Cruz, Sara; Bidarra, José; Vieira, Célia SousaA promoção de uma consciência ética, de sustentabilidade ambiental e cultural, é um dos grandes desafios do século XXI. A ligação entre arte, sustentabilidade e tecnologia é uma tendência na sociedade contemporânea. Novos paradigmas de consumo cultural visam a proteção da Natureza e do ambiente através de expressões culturais e artísticas, de forma a preparar nos diversos agentes da comunidade o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais da atualidade. Desenvolver na comunidade o espírito crítico relativamente a esta temática, transmitir valores e atitudes de mudança e perspetivas para recuperar e restaurar os ambientes danificados, sensibilizar sobre os problemas ambientais que enfrentamos e propor novas possibilidades de coexistência, é uma tarefa inadiável. Neste sentido, a arte assume um papel relevante, particularmente no campo das emoções e no modo como pode influenciar novas formas de olhar para o mundo. Num contexto de profundas mudanças contemporâneas, a investigação propõe a produção de instalações artísticas contemporâneas, nomeadamente PELO FUTURO DO PASSADO e AFASTAR E APROXIMAR, que levantam questões e oferecem possibilidades na integração de três elementos: arte, sustentabilidade e tecnologia. Os artefactos moldam-se através do questionamento dos valores dominantes da autoconservação da espécie humana, com o potencial de uma nova consciência ética, de sustentabilidade ambiental e cultural. O enquadramento destaca a convergência desses elementos como catalisadores essenciais para a construção de um futuro mais sustentável. Ao explorar a interação entre a média-arte digital e sustentabilidade, a investigação teve a intenção de verificar como a metodologia Design Thinking pode ser aplicada de maneira eficaz nesse contexto, promovendo uma abordagem inovadora e colaborativa para desafios sustentáveis. Procurámos desenvolver uma análise das sinergias entre arte, tecnologia e sustentabilidade, com o objetivo de contribuir para a criação de soluções criativas e relevantes que sensibilizem para as questões ambientais e inspirem ações em prol de um futuro mais sustentável.
- A produção têxtil entre os séculos XIX e XX na região de Lisboa: a Fábrica do BenformosoPublication . Emídio, Rui Manuel Ferreira; Évora, Marina Sousa de AlmeidaEm Portugal, o século XIX começa com a assinatura do “Tratado da amizade e do comércio” com a Inglaterra, em 1810. Portugal acabaria por “perder” o Brasil, deixando de ter o algodão ao seu dispor, do qual eramos dependentes em relação ao estrangeiro. Com a Revolução de 1820 houve uma explosão industrial, criando-se 177 fábricas, 35 % das quais da indústria têxtil. No entanto o período seguinte ficou marcado pela guerra civil, que retirou capacidade financeira ao estado para investir na indústria. A chegada da primeira máquina a vapor a Portugal em 1835 e o combate ao Tratado com uma pauta criada em 1837 permitiram alguma evolução, apesar do atraso de Portugal relativamente a diversos países europeus. Depois de vários altos e baixos, foi em 1870, com a mecanização, que se verificou uma explosão da nossa indústria. Nos anos 90 do século XIX, a indústria têxtil cresceu muito com a abertura do mercado das colónias. Finalmente, já no século XX, a indústria ultrapassou a agricultura. É intuito desta dissertação analisar a indústria têxtil em Lisboa, no período referido. Serão referidas quais eram as fábricas têxteis na região de Lisboa (que se situavam na frente ribeirinha, na zona oriental e na zona ocidental) assim como abordar os motivos da estagnação e declínio desta indústria em Lisboa. Como exemplo será feita uma análise mais especifica á Fábrica do Benformoso. Nesta dissertação faremos também referência a Henrique Pereira Taveira, que foi presidente da Associação Industrial Portuguesa de 1893 até 1910.
- 20.º Webinar “Dar Voz à Língua”: diseño de actividades multimedia para la clase de lenguas extranjeras con H5P e inteligencia artificialPublication . Casañ-Nuñez, Juan Carlos; Chenoll, AntonioO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 20.º webinar responde-se às seguintes questões: Qual é o potencial pedagógico do conteúdo interativo h5p? ; Como o H5P pode ser integrado em uma sequência didática para introduzir os ODS na sala de aula de línguas estrangeiras? ; Como podemos usar o chatGPT para acelerar o design de conteúdo H5P?