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LE@D | Doutoramentos

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  • Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel Candeias Dias
    A revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, nas quais as pessoas se podem ver como cidadãos ativos e não apenas consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema sempre assumiu um papel educacional, mas encontra agora possibilidades e caminhos novos para intervir. As novas formas de viver o cinema têm influência nas atividades desenvolvidas pelo Plano Nacional de Cinema (PNC) e reforçam os seus objetivos educacionais. Assim, pretendeu-se compreender como o PNC tem utilizado as redes sociais digitais, sistematizando a sua presença nestas plataformas online, e, ainda, contribuir para melhorar a sua aplicação no contexto da sociedade atual. Os fundamentos enquadradores reportam-se à tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, considerando, portanto, a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, atendendo aos estilos de vida digitais do presente. Metodologicamente, a investigação assume-se como um estudo de caso, tendo sido recolhidos e analisados dados, aliando métodos quantitativos e qualitativos, possibilitando a respetiva triangulação. Conclui-se que, em termos globais, o PNC utiliza as redes sociais para distribuir conteúdos e ampliar a sua missão, gerindo uma comunidade online de pessoas com diferentes funções/perfis, mas assumindo o cinema e a educação como interesse comum. Evidenciouse, também, uma estratégia de fornecer novos inputs através da partilha de conteúdos vindos do exterior ao Plano. Finalmente, observamos que tem explorado as possibilidades e oportunidades das redes sociais, assumindo a sua presença online como complementar à presença física nas escolas.
  • Desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua: uma revisão integrativa
    Publication . Fernandes, Pedro de Araújo Amorim; Amante, Lúcia
    O desenvolvimento e a expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação têm repercutido cada vez mais no cotidiano das pessoas. No contexto educacional, seu uso amplia as possibilidades de ensinar e de aprender. Contudo, cada possibilidade carrega consigo desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais, tornando necessário elucidá-los para que se possa buscar soluções para os mesmos. A aprendizagem ubíqua (u-learning) é uma modalidade de aprendizagem suportada pela computação ubíqua, e ainda pouco explorada no que concerne a compreensão da sua dinâmica no cotidiano dos docentes e, sobretudo, dos discentes. O principal objetivo da presente pesquisa é investigar os desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais para a promoção da aprendizagem ubíqua. Metodologicamente, optou-se por uma Revisão Integrativa de Literatura. Para tanto, foi utilizado Discovery Service da Universidade Aberta (UAb), com a intenção de coletar os artigos que fossem fruto de estudos experimentais ou quase-experimentais em u-learning, desenvolvidos em ambientes de educação formal, publicados em periódicos, no período de 2011-2020. Ao todo, após os filtros, 43 artigos compuseram essa Revisão. A principal contribuição dessa pesquisa concerne na concepção de um framework composto pelos desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua, um organismo vivo e potencialmente capaz de ser uma ferramenta de grande valia para a construção de experiências u-learning exitosas.
  • e-Learning e formação profissional: cenários e estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa (LE/L2)
    Publication . Silva, Paula Alexandra Valente da; Childs, Jeffrey Scott; Barros, Daniela Melaré Vieira
    Em pleno século XXI, as tecnologias digitais trouxeram uma nova forma de pensar a formação profissional. A pandemia de Covid-19, que chegou a Portugal no início de 2020, obrigou as entidades formadoras a descobrirem novas formas de trabalho, socorrendo-se de ferramentas online que permitissem dar continuidade à sua atividade até então, maioritariamente, presencial. Neste contexto, a Formação a Distância (FaD) alterou os paradigmas e incitou a uma nova relação entre o conhecimento e os indivíduos que reconhecem os desafios da cultura digital e a necessidade de aprender a aprender. Este trabalho de investigação levado a cabo no Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP) promove uma discussão acerca desse tipo de ensino, tendo como principal objetivo criar e implementar um modelo didático para o ensino de língua inglesa na formação profissional a distância (MDFP@) que possibilite aos jovens e adultos desenvolverem as competências comunicativas e digitais. A questão central de investigação é “como estruturar um modelo didático em e-Learning para o ensino da língua inglesa na formação profissional a distância?”. A metodologia utilizada pressupõe uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando a Metodologia de Desenvolvimento (Development Research) estruturada em três etapas: Investigação Preliminar, Inserção Teórica e Testagem Empírica. Por fim, apresenta-se a análise e reflexão sobre o processo e resultados. Pretende-se avaliar todas as fases do modelo para expor, a posteriori, cenários e estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa na formação profissional a distância. Os formadores são o principal público-alvo deste trabalho de investigação. Através de toda a investigação realizada, conclui-se que os cenários e as estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa a distância mais adequados contemplam um modelo didático pedagógico estruturado na seleção e organização de conteúdos, na formulação de objetivos e competências, na elaboração do instructional design personalizado e com diversos estilos e formatos na utilização de conteúdos digitais, no recurso a diferentes estratégias de comunicação síncrona e assíncrona e na avaliação ao longo do percurso formativo.
  • Docência nos sistemas de educação a distância: estudo de identidade e perfis do docente online
    Publication . Martins, Dércio Miguel dos Santos; Morgado, Lina; Souza, Flávio
    A educação a distância (EaD) assume-se como um sistema complexo, no qual o papel do docente a distância transformou-se, principalmente na última década, exigindo uma mudança de paradigma no que diz respeito ao tempo e espaço instrucional, às técnicas de gestão da comunicação virtual e à sua pedagogia. Neste quadro, torna-se importante aprofundar o estudo iniciado por vários autores sobre os seus papéis e competências, bem como da identidade que este docente assume (ou que pode assumir). Neste estudo, pretende-se descrever e analisar os perfis que o docente a distância assume, nas vertentes da caraterização do seu papel, competências e identidade na Universidade Aberta (UAb) de Portugal. Para a concretização destes objetivos, o design da investigação privilegia um estudo exploratório e descritivo com três fases:1) revisão da literatura sobre a docência a distância; 2) implementação de um focus group sobre docência a distância integrando os dois perfis (professores e tutores) em EaD; 3) aplicação de um inquérito por questionário a professores e tutores da UAb. De acordo com os resultados obtidos, os docentes demonstram ter grande experiência acumulada em EaD, bem como formação específica para a docência online. Os docentes valorizam a interação com os estudantes, sendo o interesse e flexibilidade da EaD os principais motivos para ensinar a distância. No caso dos papéis do docente a distância, embora todos sejam considerados importantes, os mais valorizados são os papéis Pedagógico, Social, de Avaliador e de Orientador. No que se refere às competências consideradas como importantes pelos docentes, destacam-se as de Avaliação (‘avaliar o trabalho do estudante de acordo com os critérios estabelecidos’; ‘dar feedback atempado sobre as atividades’); as competências de Orientação (‘demonstrar disponibilidade para clarificar dúvidas’; ‘sugerir medidas para melhorar o desempenho do estudante’, ‘promover a motivação dos estudantes’); as competências Sociais (‘fornecer feedback às interações; comunicações do estudante’; ‘manter um ambiente de aprendizagem cordial’; ‘atuar como um facilitador da aprendizagem’); e as competências Pessoais (‘adotar uma postura ética’; ‘ser empático na comunicação online’). Quanto à identidade do docente, os resultados obtidos não permitem concluir que exista uma identidade única, apontando que a construção da identidade dos docentes se realiza, através dos fatores Profissionais e de Contexto. Embora quando se analisa mais aprofundadamente os subfatores que parecem ter influência na identidade, conclui-se que são, sobretudo os subfatores ‘experiência acumulada’ (Pessoais); ‘abertura à mudança’; ‘conhecimento e compreensão acerca da especificidade do EaD’; a ‘motivação e a satisfação com o desenvolvimento profissional’ e o ‘espírito de colaboração em equipas’ (Profissionais).
  • Gestão curricular e promoção do sucesso escolar: um estudo de caso
    Publication . Catarino, Maria Isabel; Seabra, Filipa
    Um dos grandes problemas que se apresentam aos professores quando iniciam uma turma prende-se com a diversidade de níveis que os alunos apresentam e com a necessidade de dar oportunidades a todos para atingirem as metas. Assim mais do que atribuir apoios individuais desarticulados muitas vezes das aulas curriculares importa definir outras estratégias que permitam aos alunos recuperarem o desnível apresentado no início do ciclo para assim atingirem as competências necessárias ao seu processo de ensino/aprendizagem. O projeto agora apresentado resulta de uma tomada de consciência sobre a autonomia e liderança do diretor face a alguns normativos. Assim pretende-se fazer um estudo sobre a gestão e organização do currículo do 7º ano de escolaridade, com vista à melhoria dos resultados dos alunos. Este trabalho pretende caraterizar um projeto de diferenciação curricular desenvolvido numa escola com 3.º ciclo e secundário atendendo ao seu processo de implementação, à satisfação dos alunos, professores e encarregados de educação. Para tal pretendemos compreender os reflexos do projeto e caracterizar a evolução dos resultados académicos dos alunos Em face aos objetivos definidos e atendendo a que se trata de um estudo de caso iremos usar uma metodologia mista que, de acordo com Morais e Neves (2007) tem potencialidades a ser aplicada em diversos contextos, permitindo avançar na área em estudo. Assim dentro desta metodologia fizemos uma recolha de dados através de análise documental, entrevista e inquérito por questionário e correspondente análise de dados qualitativa (análise de conteúdo categorial) e quantitativa (análise estatística). Os resultados do estudo apontam para um projeto que tinha potencialidades, mas dada à pouca motivação e apropriação do projeto por parte dos atores bem como a não monotorização do mesmo de forma clara e sistemática a sua eficácia atingiu um grau muito baixo.
  • Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: uma visão sistémica dos gestores, professores e alunos
    Publication . Rocha, Benvindo; Seabra, Filipa
    A problemática da abordagem por competências na organização curricular, gestão de pessoas, do conhecimento e da diversidade cultural revela-se uma preocupação da comunidade educativa em Cabo Verde. A perceção que professores, gestores e alunos têm da prática pedagógica curricular, com base nesta abordagem, tem direcionado sua própria eficácia. Sua implementação no ensino e aprendizagem, bem como nas lideranças das organizações escolares, não se sustenta em estudos prévios que redirecionem as políticas curriculares e de ensino e aprendizagem. Com enfoco nesta problemática, a tese reflete uma investigação que desenvolvemos no âmbito da linha de pesquisa “Lideranças educacionais nas redes locais de desenvolvimento” cujo título é, “Abordagem por Competência no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica dos Gestores, Professores e Alunos.” O estudo focou-se na forma como os agentes educativos perspetivam a gestão curricular por competências nas organizações da formação técnico-profissional e nas lideranças no contexto educativo. A pesquisa desenvolveu-se nas escolas secundárias técnicas das ilhas de Santo Antão, São Vicente e Santiago, em dois centros de formação profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da ilha do Sal e São Vicente e uma escola técnica profissional privada. Com esta pesquisa, procuramos dar respostas às seguintes questões: 1). Em que medida e por que processos o conceito de competência tem vindo a alterar a organização e as práticas docentes e de liderança no contexto do ensino técnico e profissional em Cabo Verde? 2) Qual o papel da liderança na promoção dessas mudanças? 3) Como se tem processado a implementação destas mudanças na prática docente?4) Como é que os agentes da formação técnica e profissional vêm articulando com o sector da empregabilidade, na transferência dos saberes escolares para o mercado de trabalho? Nesta pesquisa, procuramos conhecer a visão que os agentes da formação técnicoprofissional têm da implementação do modelo do ensino por competências nas escolas do ensino técnico-profissional em Cabo Verde. Assim, tivemos como objetivos, 1) analisar as perspetivas dos agentes da formação técnico e profissional sobre a organização curricular e implementação do currículo por competências no ensino técnico-profissional em Cabo Verde; 2) analisar formas de apropriação do conceito de competência e da organização curricular por competências pelos docentes e líderes das escolas Técnicas e Profissionais; 3) analisar o processo da implementação de práticas de mudanças curriculares no sentido da inclusão do conceito de competência, nomeadamente ao nível da planificação e da avaliação; 4) identificar, na ótica de professores e gestores, o papel das lideranças na promoção de práticas educativas inovadoras que evoca mudanças nas escolas técnicas e profissionais, com base no conceito de competência; 5) compreender as perspetivas dos diferentes intervenientes sobre a relação entre o ensino técnico e profissional e a preparação para o mercado de trabalho, salientando o papel da noção de competência. Para responder a esses objetivos, seguimos uma abordagem mista, recolhendo dados através de análise documental, entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário. As nossas amostras dos dados quantitativos foram de 379 alunos no subsistema de ensino técnico profissional, e 149 professores. Também entrevistámos os gestores das cinco escolas técnicas e dois centros de formação profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e realizámos análise documental (legislações e documentos internos das escolas). Os dados recolhidos foram tratados através de análise de conteúdo (documentos e entrevistas) e análise estatística (inquéritos por questionário). Os resultados revelaram-nos que, no contexto em que se deu a pesquisa, as lideranças de topo e intermédias pouco têm contribuído para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras nas escolas técnicas e profissionais com base no desenvolvimento de competências. Realçamos que a definição de competência que reuniu maior concordância entre professores é aquela que a associa a um conjunto de conhecimentos (saber-saber), atitudes (saber-ser) e comportamentos (saber-fazer). Os resultados indicam a persistência de algumas conceções erróneas sobre o conceito de competência no seio dos agentes do sub-sistema de ensino técnico e profissional. Dos resultados concluímos que os diretores consideram que “a abordagem por competência é um dos temas que se fala muito, mas na prática, não se vive todos dias dentro do ambiente escolar” (ED4).
  • Emoções online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem, no ensino superior a distância em Portugal
    Publication . Oliveira, Maria Teresa Duarte Severino de; Morgado, Lina
    Esta investigação analisa a problemática das emoções em contextos de aprendizagem online, apresentando um novo modelo para a lábil identificação emocional. Trata-se dum estudo sobre a vinculação entre o docente e o estudante, e entre os pares entre si, visando a construção duma comunidade de aprendizagem. É baseado num design pedagógico de experiências de aprendizagem decorrentes de necessidades emergentes no contexto online, do reforço da presença a partir da interação atenta constante, afetiva e motivacional, que assenta na observação/monitorização do Bem-Estar/Mal-Estar, ao longo dos percursos de aprendizagens. Tem como objetivo principal melhorar o Bem-Estar e a qualidade na aprendizagem na interação online, dos estudantes de ensino superior, melhorando a comunicação em ambientes digitais. A principal questão de investigação é: Como é caracterizado e maximizado o Bem-Estar emocional em ambientes de ensino a distância, facilitadores duma aprendizagem personalizada, com tarefas úteis, interessantes e complexidade adequadas? A fiabilidade da investigação depende duma criteriosa e rigorosa informação sobre o Bem-Estar, o que pressupõe o conhecimento da positividade, mas também da negatividade nefasta e da regulação emocional, condicionadora da desistência do curso e para intervenção pedagógica. O estudo recorre à metodologia de Design-Based Research (DBR) num estudo multi-caso: 1) LMS- Tutoria Humana + curso de licenciatura; 2) Tutoria Humana e Virtual (IA) + curso de licenciatura. A caracterização do Bem-Estar emocional e envolvimento cognitivo advém da análise daqueles cenários, produzindo princípios de design pedagógico e melhorando soluções, baseadas em estratégias de proximidade, para melhorar a comunicação e a interação: Fóruns Temáticos e Lounge, Feedbacks, Acompanhamento Online constante e Monitorização do BemEstar. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos, numa linha temporal: a) Entrevista Inicial; b) Escala de Emoções; c) Questionário final; d) Análise das interações no discurso online. Os resultados obtidos permitiram o conhecimento de vários padrões, perfis e percursos de emoção-cognição ligados ao processo de aprendizagem a distância. De um modo geral, apontam para a importância do reforço da presença emocional do professor e das micro - lideranças estudantis, contribuindo para melhorar a aprendizagem e Bem-Estar do grupo e o desejo da replicação da experiência, que parece poder ser ajudada por um avatar afetivo, envolvente e próximo. Este “companheiro de aprendizagem”, ajudará o docente a direcionar e a motivar os estudantes, maximizando a aprendizagem auto-regulada e personalizada.
  • Educação global: perspetivas de alunos e professores de uma escola europeia
    Publication . Carneiro, Maria de Fátima Vermelho Milheiro Alves; Aires, Luísa
    A presente investigação pretende contribuir para a produção de conhecimento sobre a educação global em contexto escolar junto de alunos e professores de uma Escola Europeia, em contexto internacional, procurando-se ressaltar alguns aspetos fulcrais deste fenómeno, a partir da seguinte questão de investigação: Quais são as perceções dos alunos e dos professores sobre a educação global e o desenvolvimento das competências globais numa Escola Europeia, em contexto internacional? Dada a relevância da comunicação nas sociedades atuais e os seus contributos para a globalização, destacamos os conceitos de globalização, cultura e comunicação, relevando o papel da comunicação e das tecnologias de informação como promotores de um diálogo entre culturas. Entendemos como fundamental o papel da competência intercultural e a sua influência ao nível das interações e da comunicação entre pessoas de diferentes culturas. Importa, ainda, destacar o papel da cidadania nos planos nacional e internacional, que surge de uma forma cada vez mais globalizada, remetendo para uma interdependência de comportamentos associados ao bem comum. Face aos desafios globais, a educação global exige novas abordagens ao nível dos sistemas, das políticas e das práticas educativas, que remetem para uma abordagem holística e interdisciplinar, sustentada por currículos escolares com um enfoque em temas globais, direcionados para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Partindo do objetivo geral “analisar e melhorar o conhecimento efetivo sobre a educação global”, optamos por uma metodologia de investigação mista e, como técnicas de recolha de dados, optamos por um questionário e pela entrevista semiestruturada. Numa primeira etapa, foi construído e validado um questionário que, posteriormente, foi aplicado a cento e cinquenta e quatro alunos do quarto e quinto anos de escolaridade do ciclo primário e a alunos do primeiro ao sétimo ano do ciclo secundário que frequentam uma Escola Europeia em contexto internacional. Numa segunda etapa, procedeu-se à realização de quatro entrevistas a dois professores do ciclo primário e dois do ciclo secundário na mesma escola. Os resultados obtidos em ambas as etapas, permitiram reunir um conjunto de evidências que apontam para o desenvolvimento das competências globais na Escola Europeia Alfa XX, destacam-se alguns projetos que envolvem componentes da cidadania global, particularmente a diversidade linguística e a apreciação de diferentes culturas. Concluímos que a educação global pode promover o desenvolvimento de competências globais proporcionando, aos alunos, o aprofundamento de competências necessárias para agirem a nível local e global. Por fim, apresentam-se algumas propostas suscetíveis de constituírem um suporte para futuras investigações em Educação Global.
  • Formação de professores para a educação inclusiva: o caso de um curso de formação contínua para docentes
    Publication . Costa, Maria João Oliveira Lopes Santos; Aires, Luísa
    A mudança de paradigma para uma escola que se quer de todos e para todos, aliado ao facto de este ser o grande sustentáculo do trabalho que realizamos diariamente, despertou-nos o interesse pela compreensão do fenómeno da inclusão em contexto escolar. A investigação que se apresenta parte da necessidade de compreender em que medida a formação contínua de professores contribui para a apropriação dos princípios e fundamentos da inclusão, bem como para o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas no processo de ensino aprendizagem e tem como contexto primordial o estudo do caso de um curso de formação contínua acreditada subordinado ao tema “Educação Inclusiva: Processos e Práticas”. O curso de formação em questão foi ministrado por nós a um grupo de docentes e foi na sua implementação que se aplicaram os instrumentos de recolha de dados que alicerçaram todo o processo investigativo. Mediante um estudo qualitativo e dado que se desejou conhecer e analisar a perspetiva dos formandos que frequentaram o curso, recorreu-se à aplicação de breves questionários, aplicados em contexto formativo à medida que a formação se ia desenrolando. Foram também realizados e analisados dois grupos discussão. Os dados foram analisados com recurso às técnicas de estatística descritiva, bem como análise de conteúdo dominantemente qualitativa. As conclusões são estruturadas em função dos quatro subjacentes e transversais a todo o estudo: Processos de inclusão, Competências inclusivas dos Docentes, Práticas Educativas e Formação Contínua. Não sendo nosso objetivo proceder a generalizações, as conclusões apresentadas obedeceram às questões e aos objetivos que haviam sido delineados.
  • A ‘agenda’ do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas
    Publication . Neves, Ana Maria; Morgado, Lina
    Com a modalidade de ensino a distância online nunca os professores e estudantes tiveram oportunidade de estar tão perto uns dos outros pedagogicamente, apesar da distância física. A internet marcou o início de uma nova geração de ensino-aprendizagem em que as fronteiras do espaço e as barreiras do tempo permitem a comunicação síncrona ou assíncrona num tempo e num espaço híbridos onde o sentido da palavra distância ganhou novos contornos e a linha do tempo rompeu-se para dar origem a um tempo eterno, sem presente e sem passado e, considerando os últimos avanços nas tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial, com a possibilidade de prever e escolher o nosso futuro. O quotidiano vivido nos contextos virtuais tem implicações diversas nas formas de organização social e, consequentemente, na educação. Assim, sublinham-se as particularidades culturais relacionadas com a perceção do tempo, aspeto no qual nos fundamentamos teoricamente nas definições de Hall (1959), Hall e Hall (1990) e nas adaptações aos contextos educativos de Bluedorn, Kaufman e Lane (1992); Capdeferro, Romero e Barberà (2014); Kaufman, Lane e Lindquist (1991) e Stone e O’Shea (2013, 2019). No que respeita à relação dos estudantes com as tecnologias digitais, fundamentamos o nosso estudo nas metáforas sugeridas por White e Le Cornu (2011, 2017) quanto aos perfis visitante e residente. Por fim, no que concerne ao acolhimento, integração e apoio aos estudantes a distância no ensino superior tomamos como ponto de partida os estudos de Morgado et al. (2019); Morgado, Afonso e Ferret (2019, 2021); Morgado, Neves e Teixeira (2016); Morgado, Quintas-Mendes e Miranda (2017); Neto, Teixeira e Morgado (2016) e Sánchez-Elvira e González Brignardello (2014). A nossa investigação tem por objetivos contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo do estudante a distância online, compreender a relação entre o perfil do uso das tecnologias digitais e as variáveis de gestão do tempo, contribuir para o desenho de serviços de suporte à integração dos novos estudantes nos cursos a distância, identificar perfis de utilização das tecnologias digitais, identificar os processos de gestão do tempo pelos estudantes a distância e, por fim, analisar as principais dificuldades que os estudantes encontram na gestão do tempo online. De natureza exploratória, a investigação reveste a forma de um estudo de caso, utilizando uma metodologia mista. Como instrumentos de recolha de dados, efetuámos análise documental bem como narrativas semi-orientadas, questionário e entrevistas a estudantes a distância. Na análise dos dados recorremos a análise de conteúdo e análise estatística. As principais conclusões apontam para: a) o desejo de desenvolvimento pessoal é a primeira motivação que leva os estudantes a ingressarem num curso superior em idade madura; b) a principal razão que conduz os estudantes a procurarem um curso a distância são as relacionadas com a flexibilidade do modelo; c) as competências do domínio colaborativo são aquelas que mais se apresentam deficitárias entre os estudantes; d) observámos a existência de um perfil de utilização do tempo académico intermédio entre monocrónico e policrónico. Os estudantes de mestrado e doutoramento têm um perfil de utilização do tempo mais monocrónico enquanto os estudantes de licenciatura têm um perfil mais policrónico; e) não foi encontrada uma relação clara entre as variáveis sexo e os perfis de utilização do tempo nem entre a existência de dependentes a cargo e a gestão do tempo. Em suma, os nossos resultados apontam para a necessidade de reavaliação dos mecanismos de integração, acolhimento e apoio aos estudantes a distância online, em contexto de aprendizagem online, orientando esses mecanismos para as reais necessidades e perfis dos estudantes.