Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua: uma revisão integrativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TD_PedroFernandes.pdf4.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O desenvolvimento e a expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação têm repercutido cada vez mais no cotidiano das pessoas. No contexto educacional, seu uso amplia as possibilidades de ensinar e de aprender. Contudo, cada possibilidade carrega consigo desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais, tornando necessário elucidá-los para que se possa buscar soluções para os mesmos. A aprendizagem ubíqua (u-learning) é uma modalidade de aprendizagem suportada pela computação ubíqua, e ainda pouco explorada no que concerne a compreensão da sua dinâmica no cotidiano dos docentes e, sobretudo, dos discentes. O principal objetivo da presente pesquisa é investigar os desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais para a promoção da aprendizagem ubíqua. Metodologicamente, optou-se por uma Revisão Integrativa de Literatura. Para tanto, foi utilizado Discovery Service da Universidade Aberta (UAb), com a intenção de coletar os artigos que fossem fruto de estudos experimentais ou quase-experimentais em u-learning, desenvolvidos em ambientes de educação formal, publicados em periódicos, no período de 2011-2020. Ao todo, após os filtros, 43 artigos compuseram essa Revisão. A principal contribuição dessa pesquisa concerne na concepção de um framework composto pelos desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua, um organismo vivo e potencialmente capaz de ser uma ferramenta de grande valia para a construção de experiências u-learning exitosas.
The development and expansion of Digital Information and Communication Technologies have had an increasing impact on people's daily lives. In the educational context, its use expands the possibilities of teaching and learning. However, each possibility carries pedagogical, technological and informational challenges, making it necessary to elucidate them so that solutions can be sought. Ubiquitous learning (u-learning) is a learning modality supported by ubiquitous computing, and still little explored in terms of understanding its dynamics in the daily lives of teachers and, above all, students. The main objective of this research is to investigate the pedagogical, technological and informational challenges for an effective promotion of ubiquitous learning. Methodologically, an Integrative Literature Review was chosen. For that, the Discovery Service of Open University (UAb) was used, with the intention of collecting articles that were the result of experimental or semi-experimental studies in u-learning, developed in formal education environments, published in journals during the period of 2011-2020. In all, after the filters, 43 articles made up this Review. The main contribution of this research concerns the design of a framework composed of the pedagogical, technological and informational challenges of ubiquitous learning, a living organism and potentially capable of being a valuable tool for the construction of successful u-learning experiences

Description

Keywords

Ulearning Aprendizagem ubíqua Desafios pedagógicos Desafios tecnológicos Desafios informacionais Tecnologias educacionais Ubiquitous learning Pedagogical challenges Technological challenges Informational challenges Technologies applied to education

Citation

Fernandes, Pedro de Araújo Amorim - Desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua [Em linha]: uma revisão integrativa. [S.l.]: [s.n.], 2022. 179 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue