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Educação a Distância e Elearning

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  • Desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua: uma revisão integrativa
    Publication . Fernandes, Pedro de Araújo Amorim; Amante, Lúcia
    O desenvolvimento e a expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação têm repercutido cada vez mais no cotidiano das pessoas. No contexto educacional, seu uso amplia as possibilidades de ensinar e de aprender. Contudo, cada possibilidade carrega consigo desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais, tornando necessário elucidá-los para que se possa buscar soluções para os mesmos. A aprendizagem ubíqua (u-learning) é uma modalidade de aprendizagem suportada pela computação ubíqua, e ainda pouco explorada no que concerne a compreensão da sua dinâmica no cotidiano dos docentes e, sobretudo, dos discentes. O principal objetivo da presente pesquisa é investigar os desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais para a promoção da aprendizagem ubíqua. Metodologicamente, optou-se por uma Revisão Integrativa de Literatura. Para tanto, foi utilizado Discovery Service da Universidade Aberta (UAb), com a intenção de coletar os artigos que fossem fruto de estudos experimentais ou quase-experimentais em u-learning, desenvolvidos em ambientes de educação formal, publicados em periódicos, no período de 2011-2020. Ao todo, após os filtros, 43 artigos compuseram essa Revisão. A principal contribuição dessa pesquisa concerne na concepção de um framework composto pelos desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua, um organismo vivo e potencialmente capaz de ser uma ferramenta de grande valia para a construção de experiências u-learning exitosas.
  • Docência nos sistemas de educação a distância: estudo de identidade e perfis do docente online
    Publication . Martins, Dércio Miguel dos Santos; Morgado, Lina; Souza, Flávio
    A educação a distância (EaD) assume-se como um sistema complexo, no qual o papel do docente a distância transformou-se, principalmente na última década, exigindo uma mudança de paradigma no que diz respeito ao tempo e espaço instrucional, às técnicas de gestão da comunicação virtual e à sua pedagogia. Neste quadro, torna-se importante aprofundar o estudo iniciado por vários autores sobre os seus papéis e competências, bem como da identidade que este docente assume (ou que pode assumir). Neste estudo, pretende-se descrever e analisar os perfis que o docente a distância assume, nas vertentes da caraterização do seu papel, competências e identidade na Universidade Aberta (UAb) de Portugal. Para a concretização destes objetivos, o design da investigação privilegia um estudo exploratório e descritivo com três fases:1) revisão da literatura sobre a docência a distância; 2) implementação de um focus group sobre docência a distância integrando os dois perfis (professores e tutores) em EaD; 3) aplicação de um inquérito por questionário a professores e tutores da UAb. De acordo com os resultados obtidos, os docentes demonstram ter grande experiência acumulada em EaD, bem como formação específica para a docência online. Os docentes valorizam a interação com os estudantes, sendo o interesse e flexibilidade da EaD os principais motivos para ensinar a distância. No caso dos papéis do docente a distância, embora todos sejam considerados importantes, os mais valorizados são os papéis Pedagógico, Social, de Avaliador e de Orientador. No que se refere às competências consideradas como importantes pelos docentes, destacam-se as de Avaliação (‘avaliar o trabalho do estudante de acordo com os critérios estabelecidos’; ‘dar feedback atempado sobre as atividades’); as competências de Orientação (‘demonstrar disponibilidade para clarificar dúvidas’; ‘sugerir medidas para melhorar o desempenho do estudante’, ‘promover a motivação dos estudantes’); as competências Sociais (‘fornecer feedback às interações; comunicações do estudante’; ‘manter um ambiente de aprendizagem cordial’; ‘atuar como um facilitador da aprendizagem’); e as competências Pessoais (‘adotar uma postura ética’; ‘ser empático na comunicação online’). Quanto à identidade do docente, os resultados obtidos não permitem concluir que exista uma identidade única, apontando que a construção da identidade dos docentes se realiza, através dos fatores Profissionais e de Contexto. Embora quando se analisa mais aprofundadamente os subfatores que parecem ter influência na identidade, conclui-se que são, sobretudo os subfatores ‘experiência acumulada’ (Pessoais); ‘abertura à mudança’; ‘conhecimento e compreensão acerca da especificidade do EaD’; a ‘motivação e a satisfação com o desenvolvimento profissional’ e o ‘espírito de colaboração em equipas’ (Profissionais).
  • Emoções online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem, no ensino superior a distância em Portugal
    Publication . Oliveira, Maria Teresa Duarte Severino de; Morgado, Lina
    Esta investigação analisa a problemática das emoções em contextos de aprendizagem online, apresentando um novo modelo para a lábil identificação emocional. Trata-se dum estudo sobre a vinculação entre o docente e o estudante, e entre os pares entre si, visando a construção duma comunidade de aprendizagem. É baseado num design pedagógico de experiências de aprendizagem decorrentes de necessidades emergentes no contexto online, do reforço da presença a partir da interação atenta constante, afetiva e motivacional, que assenta na observação/monitorização do Bem-Estar/Mal-Estar, ao longo dos percursos de aprendizagens. Tem como objetivo principal melhorar o Bem-Estar e a qualidade na aprendizagem na interação online, dos estudantes de ensino superior, melhorando a comunicação em ambientes digitais. A principal questão de investigação é: Como é caracterizado e maximizado o Bem-Estar emocional em ambientes de ensino a distância, facilitadores duma aprendizagem personalizada, com tarefas úteis, interessantes e complexidade adequadas? A fiabilidade da investigação depende duma criteriosa e rigorosa informação sobre o Bem-Estar, o que pressupõe o conhecimento da positividade, mas também da negatividade nefasta e da regulação emocional, condicionadora da desistência do curso e para intervenção pedagógica. O estudo recorre à metodologia de Design-Based Research (DBR) num estudo multi-caso: 1) LMS- Tutoria Humana + curso de licenciatura; 2) Tutoria Humana e Virtual (IA) + curso de licenciatura. A caracterização do Bem-Estar emocional e envolvimento cognitivo advém da análise daqueles cenários, produzindo princípios de design pedagógico e melhorando soluções, baseadas em estratégias de proximidade, para melhorar a comunicação e a interação: Fóruns Temáticos e Lounge, Feedbacks, Acompanhamento Online constante e Monitorização do BemEstar. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos, numa linha temporal: a) Entrevista Inicial; b) Escala de Emoções; c) Questionário final; d) Análise das interações no discurso online. Os resultados obtidos permitiram o conhecimento de vários padrões, perfis e percursos de emoção-cognição ligados ao processo de aprendizagem a distância. De um modo geral, apontam para a importância do reforço da presença emocional do professor e das micro - lideranças estudantis, contribuindo para melhorar a aprendizagem e Bem-Estar do grupo e o desejo da replicação da experiência, que parece poder ser ajudada por um avatar afetivo, envolvente e próximo. Este “companheiro de aprendizagem”, ajudará o docente a direcionar e a motivar os estudantes, maximizando a aprendizagem auto-regulada e personalizada.
  • A ‘agenda’ do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas
    Publication . Neves, Ana Maria; Morgado, Lina
    Com a modalidade de ensino a distância online nunca os professores e estudantes tiveram oportunidade de estar tão perto uns dos outros pedagogicamente, apesar da distância física. A internet marcou o início de uma nova geração de ensino-aprendizagem em que as fronteiras do espaço e as barreiras do tempo permitem a comunicação síncrona ou assíncrona num tempo e num espaço híbridos onde o sentido da palavra distância ganhou novos contornos e a linha do tempo rompeu-se para dar origem a um tempo eterno, sem presente e sem passado e, considerando os últimos avanços nas tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial, com a possibilidade de prever e escolher o nosso futuro. O quotidiano vivido nos contextos virtuais tem implicações diversas nas formas de organização social e, consequentemente, na educação. Assim, sublinham-se as particularidades culturais relacionadas com a perceção do tempo, aspeto no qual nos fundamentamos teoricamente nas definições de Hall (1959), Hall e Hall (1990) e nas adaptações aos contextos educativos de Bluedorn, Kaufman e Lane (1992); Capdeferro, Romero e Barberà (2014); Kaufman, Lane e Lindquist (1991) e Stone e O’Shea (2013, 2019). No que respeita à relação dos estudantes com as tecnologias digitais, fundamentamos o nosso estudo nas metáforas sugeridas por White e Le Cornu (2011, 2017) quanto aos perfis visitante e residente. Por fim, no que concerne ao acolhimento, integração e apoio aos estudantes a distância no ensino superior tomamos como ponto de partida os estudos de Morgado et al. (2019); Morgado, Afonso e Ferret (2019, 2021); Morgado, Neves e Teixeira (2016); Morgado, Quintas-Mendes e Miranda (2017); Neto, Teixeira e Morgado (2016) e Sánchez-Elvira e González Brignardello (2014). A nossa investigação tem por objetivos contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo do estudante a distância online, compreender a relação entre o perfil do uso das tecnologias digitais e as variáveis de gestão do tempo, contribuir para o desenho de serviços de suporte à integração dos novos estudantes nos cursos a distância, identificar perfis de utilização das tecnologias digitais, identificar os processos de gestão do tempo pelos estudantes a distância e, por fim, analisar as principais dificuldades que os estudantes encontram na gestão do tempo online. De natureza exploratória, a investigação reveste a forma de um estudo de caso, utilizando uma metodologia mista. Como instrumentos de recolha de dados, efetuámos análise documental bem como narrativas semi-orientadas, questionário e entrevistas a estudantes a distância. Na análise dos dados recorremos a análise de conteúdo e análise estatística. As principais conclusões apontam para: a) o desejo de desenvolvimento pessoal é a primeira motivação que leva os estudantes a ingressarem num curso superior em idade madura; b) a principal razão que conduz os estudantes a procurarem um curso a distância são as relacionadas com a flexibilidade do modelo; c) as competências do domínio colaborativo são aquelas que mais se apresentam deficitárias entre os estudantes; d) observámos a existência de um perfil de utilização do tempo académico intermédio entre monocrónico e policrónico. Os estudantes de mestrado e doutoramento têm um perfil de utilização do tempo mais monocrónico enquanto os estudantes de licenciatura têm um perfil mais policrónico; e) não foi encontrada uma relação clara entre as variáveis sexo e os perfis de utilização do tempo nem entre a existência de dependentes a cargo e a gestão do tempo. Em suma, os nossos resultados apontam para a necessidade de reavaliação dos mecanismos de integração, acolhimento e apoio aos estudantes a distância online, em contexto de aprendizagem online, orientando esses mecanismos para as reais necessidades e perfis dos estudantes.
  • A formação humana e a formação técnica profissional nos processos de aprendizagem a distância: pesquisa com egressos dos cursos de graduação em Educação Física do Claretiano – Centro Universitário de Batatais (São Paulo – Brasil)
    Publication . Almeida, Luís Cláudio de; Teixeira, António
    Este estudo investiga a percepção dos alunos egressos dos cursos de graduação em Educação Física a distância quanto à presença da missão institucional no seu processo de formação universitária, sinalizando os elementos orientadores da formação humana, percebidos como indicadores de qualidade para esta modalidade de ensino (e-learning). Neste contexto, visa também buscar junto à referida população, saber qual a percepção desta quanto à aprendizagem das práticas (focando as técnicas), levando-se em conta as exigências do mercado de trabalho. Para tanto, foca especificamente a formação em Educação Física, explorando assim uma área de forte exigência prática. A pesquisa estrutura-se baseada em revisão bibliográfica sobre a formação humanística, a caracterização da Educação Física como campo de conhecimento e de formação profissional, assim como em estudos voltados à metodologia de ensino a distância. A coleta de dados se deu a partir de documentação institucional e mediante inquéritos com aplicação de questionários com amostragem constituída por estudantes egressos do curso de graduação em Educação Física do Claretiano – Centro Universitário, instituição de ensino superior brasileira situada no município de Batatais, Estado de São Paulo. De caráter confessional e com projetos de formação humanísticos, é atualmente uma das principais instituições que atuam no e-learning no Brasil. Como principais resultados, o presente trabalho trouxe evidências da evolução geracional quanto à aderência a cursos superiores oferecidos a distância em Educação Física em contraponto à evasão. A Educação a Distância demonstrouse como atrativa pelo poder de conciliação dos compromissos sociais dos estudantes com os estudos, pela redução dos custos e pela transposição das barreiras do distanciamento. O estudo aponta evidente tendência de maior capacidade de autonomia na apropriação da aprendizagem por parte dos alunos nas futuras gerações, em que pesem o dimensionamento prático da área da Educação Física e as exigências dos métodos de estudo a distância. A investigação apontou que a dimensão humana desejada na missão e nos projetos educativos é muito percebida pelos destinatários (alunos egressos), especialmente pelas forças expressas nos materiais didáticos e na ação dos educadores. Há também evidências de que a valorização da formação humanística se alinha às expectativas do mercado de trabalho no que se refere ao comportamento humano nas relações de trabalho. A eficácia da metodologia de ensino e aprendizagem a Distância (elearning) na formação superior em Educação Física se confirma por atender ou superar a expectativa dos próprios estudantes egressos e do mercado de trabalho. O sucesso do método a distância e a qualidade da formação apontam para indicadores representados por perfil dos estudantes ingressantes; projeto pedagógico com valorização da formação humana e técnicaprofissional; pertinência do currículo na interface com o método; seleção de conteúdos e estratégias de utilização de recursos de aprendizagem; material didático mediacional; formação continuada dos agentes educacionais; avaliação do desempenho dos estudantes e avaliação institucional no âmbito do curso; acompanhamento dos egressos e estudos de tendências do mercado de trabalho, entre outros.
  • Desafios éticos da Internet das Coisas: em torno da personalização na educação
    Publication . Tomás, Cecília; Teixeira, António
    Em desafios éticos da Internet das Coisas (IoT) em torno da personalização na educação, a identificação de quatro categorias chave (Segurança, Privacidade, Automatização e Interação) foi o primeiro passo para uma análise que procurou, dentro dos meandros tecnológico, pedagógico e ético-filosófico, refletir, em conjunto com vinte e um entrevistados, vantagens, riscos e desafios na criação de soluções inerentes ao tema. A vulnerabilidade das infraestruturas ligada a uma impossibilidade de se desligar da internet e associada ao desafio da interoperabilidade nas autoestradas da IoT traz, para a educação, inconvenientes associados ao acesso, uso, monitorização e propriedade dos dados, bem como a padronização que cai no âmbito da “perfilagem” e, portanto, da estigmatização do estudante criando, não só problemas de privacidade associadas à exclusão, como ainda a redundância do ser humano na educação através da homogeneização desta, um determinismo no processo educativo, uma perda do sentido de liberdade, do controlo e da escolha e, consequentemente, um capitalismo de vigilância associado ao corporativismo e à perda da noção de Bem Comum. É, por isso, necessário pensar numa simbiose entre o ser humano e a máquina sem a ameaça de controlo desta. A Internet de Todas as Coisas (IoE), com todas as vantagens que tem desde o reposicionamento do ser humano no ecossistema, à abertura e acesso na educação, à ampliação da interação e da comunicação potenciada por processos automatizados na prossecução da personalização, permitirá distinguir o custo do valor dos dados, o valor de dados coletivos do valor de dados pessoais, potenciar uma coresponsabilização ao nível da educação entre as instituições educativas e seus diferentes intervenientes, aliviando, ao mesmo tempo, o ser humano de tarefas incómodas. Uma inteligência alargada e coletiva criada de forma partilhada, tem por base um novo contrato social, cuja dimensão ética assenta, necessariamente, no valor do Bem Comum associado à justiça, equidade, igualdade e inclusão vendo no valor da diferença de cada um o primado de uma ciência da complexidade que necessariamente tem de ser equacionada no desenho da tecnologia para que esta seja ética e assim possibilite a personalização da aprendizagem ao invés da perfilagem no ensino. Poderá ser a Pandemia COVID-19, uma oportunidade na construção de novos caminhos no sistema educativo?
  • Recursos educacionais abertos para smartphone: desenho de uma framework para aprendizagem móvel
    Publication . Filipe, Ana; Nobre, Ana
    Este estudo teve como objetivo entender de que modo uma formação relativa ao desenvolvimento de recursos educacionais abertos para smartphone, pode contribuir para a mudança do paradigma de ensino tradicional para um mais aberto e centrado no aluno, criando um caminho para a integração de tecnologias móveis no ensino. A investigação foi norteada pela metodologia Desenho de Investigação ou Design Based Research e pretendeu dar resposta à pergunta de investigação “A formação acerca do desenvolvimento de recursos educacionais abertos para smartphone contribui para a integração da tecnologia móvel smartphone nas práticas educacionais?” O estudo foi desenvolvido durante o desenho de um curso de formação, relativo a recursos educacionais abertos para smartphone, ao longo de quatro iterações de investigação. O mesmo foi desenhado tendo como base princípios conetivistas de aprendizagem e o seu objetivo foi ensinar os participantes acerca da utilização e desenvolvimento de apps para dispositivos smartphone, na perspetiva das suas práticas educacionais. Durante a frequência do curso, os participantes puderam explorar a temática dos recursos educacionais abertos e vivenciar o ciclo de produção destes recursos para smartphone, através da aprendizagem da linguagem de programação App Inventor. Os participantes deste estudo indicaram que a formação teve impacto positivo nas suas vidas profissionais e que consideravam utilizar e produzir novos recursos educacionais abertos, incluindo recursos para smartphone, adaptados às suas realidades de ensino. O estudo revelou ainda que a formação contribuiu para a utilização de recursos educacionais abertos para smartphone nas práticas educacionais dos participantes, para inovação de práticas educacionais e ainda para a mudança de práticas tradicionais para práticas mais abertas.
  • A avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distância
    Publication . Guerreiro, Anibal; Barros, Daniela Melaré Vieira
    A evolução tecnológica tem contribuído significativamente para mudanças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, na Educação a Distância (EaD). Associando as potencialidades das tecnologias disponíveis, à necessidade dos estudantes e à indispensabilidade das instituições automatizarem alguns processos passíveis de serem automatizados, justifica-se a criação de um Tutor Virtual que execute algumas funções que contribuam para as situações de aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a presente investigação teve como finalidade analisar a integração de um Tutor Virtual em algumas Unidades Curriculares dos Cursos da Universidade Aberta, nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Computacionais e Ciências Sociais, como complemento de Tutores Humanos. A integração de um Tutor Virtual, baseado em Agentes Virtuais Encapsulados (AVE), nos ambientes de Gestão de Sistemas de Aprendizagem (LMS), assentes na integração de interfaces antropomórficas, cujas aparências e características são tão realistas e credíveis e sem piorar o seu desempenho, faz com que este tipo de agentes sejam interlocutores para complementar os tutores humanos em ambientes reais de aprendizagem. A metodologia foi um estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados foram: documentação do projeto, inquéritos por questionário (aos alunos participantes) e entrevistas semiestruturada (aos gestores/professores envolvidos no projeto). Em relação aos resultados, é de referir que o uso dos agentes encapsulados motivou e facilitou o processo de comunicação entre os estudantes e o Tutor, para além disso, proporcionou um acesso mais rápido aos conteúdos das UC.
  • Como garantir a qualidade da educação aberta e a distância no ensino superior português: construção de um referencial de avaliação
    Publication . Fonte, Magda; Teixeira, António; Rodrigo, Covadonga
    A presente investigação enquadra-se no Doutoramento em Educação, no domínio de especialidade de Educação a Distância e eLearning e procurou desenvolver um referencial de avaliação da qualidade em Educação Aberta e a Distância (EAD) no Ensino Superior (ES) em Portugal. O tema revela-se pertinente perante o contexto atual de transformação do ES e ainda pelo vazio legal relativamente à EAD no ES em Portugal. Seguindo uma abordagem metodológica mista, estruturada a partir do paradigma pragmático, a investigação dividiu-se em duas grandes fases sequenciais: o estudo teórico e o estudo empírico. No estudo teórico, de natureza qualitativa, foram selecionados e analisados modelos de qualidade internacionais, através do método scoping studies, procurando-se identificar dimensões, critérios e indicadores de qualidade. No estudo empírico, de natureza quantitativa e qualitativa, foram recolhidos pontos de vista de especialistas nacionais acerca dessas mesmas dimensões, critérios e indicadores, através do método Delphi. Ainda integrado no estudo empírico, procedeu-se à validação do referencial por inquirição a um grupo de especialistas internacionais. Os resultados da investigação delinearam a versão final do referencial de avaliação da qualidade em EAD no Ensino Superior em Portugal, composto por 31 dimensões, 44 critérios e 131 indicadores, organizadas em torno de 10 áreas: (i) política de garantia da qualidade; (ii) planificação, desenvolvimento e aprovação do curso; (iii) aprendizagem centrada no estudante, ensino e avaliação; (iv) admissão dos estudantes, reconhecimento e certificação; (v) pessoal docente e não docente; (vi) apoio ao estudante; (vii) gestão da informação; (viii) informação pública; (ix) monitorização e melhoria contínua; e (x) garantia externa da qualidade. Com esta investigação pretende-se que as IES nacionais e todas as partes interessadas tenham ao seu dispor um instrumento capaz de as ajudar a delinear um plano de ações de melhoria contínua, permitindo identificar os ajustes necessários, formular juízos e tomar decisões em função dos mesmos.
  • Seniores online: estudo da apropriação dos dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem
    Publication . Rodrigues, Carina; Morgado, Lina
    Esta investigação pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para promover uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através da utilização de dispositivos móveis táteis (DMT). O envelhecimento da população representa um dos desafios mais relevantes das sociedades do séc. XXI, do ponto de vista social, económico e político. Em toda a Europa, vários estudos revelam que a infoexclusão é um tópico de enorme relevo para as gerações mais velhas, tornando-se urgente criar iniciativas que contribuam para ajudar os mais velhos a interagir com as tecnologias digitais e a compreender os seus benefícios. Diversos estudos indicam que os seniores estão mais predispostos a utilizar DMT do que computadores, devido às suas caraterísticas e funcionalidades. O foco do estudo centrou-se nos smartphones e tablets, na mesma linha dos estudos efetuados sobre a terceira idade já que o ecrã tátil e a possibilidade de instalar aplicações móveis de forma simples e rápida, de acordo com as necessidades individuais, sem especificações técnicas, têm contribuído para que os indivíduos nesta faixa etária se apropriem destas tecnologias, mesmo sem qualquer experiência de navegação com os dispositivos. O objetivo do estudo foi investigar como promover a apropriação dos dispositivos móveis táteis (DMT) por seniores em diferentes cenários de aprendizagem, nas áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, no quadro de dois cenários de aprendizagem: um programa para seniores em zona urbana - e um programa para seniores numa região rural, ambas sedeadas no centro do País. O estudo contemplou a metodologia Design Based-Research (DBR), uma vez que partiu da análise de problemas existentes em contextos reais e procurou compreender de que forma os seniores, se apropriaram dos DMT, de modo a encontrar soluções inovadoras que os ajudassem a usar, de forma integrada e útil, os DMT no seu quotidiano. O estudo organizou-se em 4 fases, tendo como finalidade conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos DMT pelos seniores nas suas atividades diárias. A primeira fase deste estudo, pretendeu caracterizar a forma como os seniores usaram os DMT nas suas atividades diárias e os motivos que conduziram à sua utilização/ não utilização nas suas rotinas diárias, através de inquéritos por questionário e sessões Focus-Group. A segunda fase consistiu no desenho e planificação do Modelo de Formação e planificação das Oficinas de Formação. Na fase subsequente, foram dinamizadas Oficinas de Formação temáticas, com o objetivo de testar estratégias pedagógicas específicas para a formação desta faixa etária, no que diz respeito ao uso e exploração dos DMT. Na quarta fase, procurou-se analisar a forma como os seniores percecionaram o uso dos DMT nas suas atividades diárias, após terem sido sujeitos a formação. Relativamente aos resultados do estudo, os dados indicam que, após as oficinas, os seniores de ambos os cenários, usaram os DMT, essencialmente, nas áreas do lazer, saúde e bem-estar, comunicação e socialização e criação de conteúdos digitais. Quanto às estratégias pedagógicas implementadas no decorrer das oficinas, destaca-se a importância da criação de materiais de apoio adaptados, instruções claras, atividades significativas, apoio personalizado do formador, entre outros. Relativamente à perceção dos seniores do uso dos DMT após terem frequentado as Oficinas de Formação, observou-se que, de uma forma geral, consideraram as aplicações muito interessantes, úteis, exploradas em tempo adequado, de fácil compreensão no uso das rotinas, prevendo a sua continuidade. Assim, verificou-se que as Oficinas de Formação revelaram ter sido importantes, não só porque a maioria não conhecia as aplicações, tendo oportunidade de as aprofundar, como permitiu refletir e testar algumas estratégias pedagógicas capazes de auxiliar os seniores a explorar os seus DMT. O estudo também demonstrou que o protótipo de Modelo de Formação adotado se revelou adequado, uma vez que decorreram situações de Apropriação em ambos os Cenários de Aprendizagem.