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- As perceções de agentes policiais sobre os fatores que influenciam a sua atuação profissional junto das populações: estudo de caso numa Divisão da Polícia de Segurança PúblicaPublication . Loura, António José Ruivo; Alves, FátimaNuma sociedade cada vez mais multicultural, a atividade operacional da Polícia de Segurança Pública é um dos setores da intervenção social do Estado a mobilizar mais atenção e a envolver as mais diversas discussões acerca da qualidade da sua prestação. O interesse nas relações que diariamente ocorrem entre profissionais de polícia e cidadãos de várias culturas, não decorre apenas dos problemas que delas resultam, mas também dos efeitos que recaem sobre o elo profissional que são os polícias. Quisemos com esta nossa pesquisa contribuir para o amplo diálogo científico e social, nesta área de estudos pouco explorada. A nossa pesquisa centra-se nas perceções de agentes policiais sobre os fatores que influenciam a sua atuação profissional, junto das populações. Tem como objetivo conhecer essas mesmas perceções a partir de um conjunto de vários operacionais da PSP, que se voluntariaram a partilhar a sua experiência real. Interessou-nos os fatores que os polícias indicaram como influenciando a sua atuação policial, bem como o modo como essa influência se traduz efetivamente no âmbito do seu trabalho diário. Realizámos uma pesquisa científica, autorizada pela Direção Nacional da PSP. Um estudo de caso centrado numa Divisão Policial. Um estudo que se revela exploratório, com a utilização de uma metodologia qualitativa, integrando uma abordagem compreensiva desta realidade. Diante de tudo isto, verificámos que os agentes policiais consideram existir um conjunto de fatores, que se traduzem num autentico mar de enleios, onde alguns podem potenciar a qualidade do seu trabalho, como o orgulho e a satisfação de poderem estar sempre na linha da frente a ajudar o cidadão, a população e a comunidade a viverem em segurança. Todavia, outros condicionam ou dificultam esta perspetiva. O registo das carências que são sentidas pelos polícias, sobretudo ao nível dos recursos humanos, materiais e estruturais, ao nível da formação, ao nível da relação com a hierarquia de comando, entre outros aspetos importantes como as baixas recompensas salariais, a desconfiança quanto ao papel institucional do Estado e também quanto ao papel de supervisão da Justiça, estão a revelar-se questões bastante nocivas a afetarem o grau de resistência destes profissionais. Assim, impõe-se percorrer um outro caminho. Esta pesquisa é apenas um dos primeiros passos.
- Como garantir a qualidade da educação aberta e a distância no ensino superior português: construção de um referencial de avaliaçãoPublication . Fonte, Magda; Teixeira, António; Rodrigo, CovadongaA presente investigação enquadra-se no Doutoramento em Educação, no domínio de especialidade de Educação a Distância e eLearning e procurou desenvolver um referencial de avaliação da qualidade em Educação Aberta e a Distância (EAD) no Ensino Superior (ES) em Portugal. O tema revela-se pertinente perante o contexto atual de transformação do ES e ainda pelo vazio legal relativamente à EAD no ES em Portugal. Seguindo uma abordagem metodológica mista, estruturada a partir do paradigma pragmático, a investigação dividiu-se em duas grandes fases sequenciais: o estudo teórico e o estudo empírico. No estudo teórico, de natureza qualitativa, foram selecionados e analisados modelos de qualidade internacionais, através do método scoping studies, procurando-se identificar dimensões, critérios e indicadores de qualidade. No estudo empírico, de natureza quantitativa e qualitativa, foram recolhidos pontos de vista de especialistas nacionais acerca dessas mesmas dimensões, critérios e indicadores, através do método Delphi. Ainda integrado no estudo empírico, procedeu-se à validação do referencial por inquirição a um grupo de especialistas internacionais. Os resultados da investigação delinearam a versão final do referencial de avaliação da qualidade em EAD no Ensino Superior em Portugal, composto por 31 dimensões, 44 critérios e 131 indicadores, organizadas em torno de 10 áreas: (i) política de garantia da qualidade; (ii) planificação, desenvolvimento e aprovação do curso; (iii) aprendizagem centrada no estudante, ensino e avaliação; (iv) admissão dos estudantes, reconhecimento e certificação; (v) pessoal docente e não docente; (vi) apoio ao estudante; (vii) gestão da informação; (viii) informação pública; (ix) monitorização e melhoria contínua; e (x) garantia externa da qualidade. Com esta investigação pretende-se que as IES nacionais e todas as partes interessadas tenham ao seu dispor um instrumento capaz de as ajudar a delinear um plano de ações de melhoria contínua, permitindo identificar os ajustes necessários, formular juízos e tomar decisões em função dos mesmos.