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- Desafios éticos da Internet das Coisas: em torno da personalização na educaçãoPublication . Tomás, Cecília; Teixeira, AntónioEm desafios éticos da Internet das Coisas (IoT) em torno da personalização na educação, a identificação de quatro categorias chave (Segurança, Privacidade, Automatização e Interação) foi o primeiro passo para uma análise que procurou, dentro dos meandros tecnológico, pedagógico e ético-filosófico, refletir, em conjunto com vinte e um entrevistados, vantagens, riscos e desafios na criação de soluções inerentes ao tema. A vulnerabilidade das infraestruturas ligada a uma impossibilidade de se desligar da internet e associada ao desafio da interoperabilidade nas autoestradas da IoT traz, para a educação, inconvenientes associados ao acesso, uso, monitorização e propriedade dos dados, bem como a padronização que cai no âmbito da “perfilagem” e, portanto, da estigmatização do estudante criando, não só problemas de privacidade associadas à exclusão, como ainda a redundância do ser humano na educação através da homogeneização desta, um determinismo no processo educativo, uma perda do sentido de liberdade, do controlo e da escolha e, consequentemente, um capitalismo de vigilância associado ao corporativismo e à perda da noção de Bem Comum. É, por isso, necessário pensar numa simbiose entre o ser humano e a máquina sem a ameaça de controlo desta. A Internet de Todas as Coisas (IoE), com todas as vantagens que tem desde o reposicionamento do ser humano no ecossistema, à abertura e acesso na educação, à ampliação da interação e da comunicação potenciada por processos automatizados na prossecução da personalização, permitirá distinguir o custo do valor dos dados, o valor de dados coletivos do valor de dados pessoais, potenciar uma coresponsabilização ao nível da educação entre as instituições educativas e seus diferentes intervenientes, aliviando, ao mesmo tempo, o ser humano de tarefas incómodas. Uma inteligência alargada e coletiva criada de forma partilhada, tem por base um novo contrato social, cuja dimensão ética assenta, necessariamente, no valor do Bem Comum associado à justiça, equidade, igualdade e inclusão vendo no valor da diferença de cada um o primado de uma ciência da complexidade que necessariamente tem de ser equacionada no desenho da tecnologia para que esta seja ética e assim possibilite a personalização da aprendizagem ao invés da perfilagem no ensino. Poderá ser a Pandemia COVID-19, uma oportunidade na construção de novos caminhos no sistema educativo?
- Formação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetizaçãoPublication . Lima, Ana Lúcia de Medeiros Couto; Barros, Daniela Melaré VieiraO ato de alfabetizar é o processo pelo qual colocamos o indivíduo como ser ativo na sociedade letrada. Ler, escrever e interpretar textos vai muito além da sala de aula. Através da inserção das TDIC na sociedade do conhecimento existe então a necessidade da utilização dessas ferramentas como uma mais valia na alfabetização. A evolução do conhecimento causado pelo uso das tecnologias atinge então a sociedade como um todo, cabendo à educação adequar a esse conceito. Refletir sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação como mais um instrumento de inovação no fazer pedagógico é o ponto crucial dessa dissertação. Apresentando como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas partindo da utilização das TDIC no processo de alfabetização de uma escola pública municipal, na cidade de Boituva, Estado de São Paulo, Brasil e a ampliação da discussão e investigação sobre práticas pedagógicas renovadas. Esta investigação procura dar resposta ao problema de que com o avanço tecnológico proporcionado pelas TDIC, existe uma utilização das mesmas diretamente relacionadas com o processo de alfabetização? E os professores, estarão eles capacitados para utilizar essas tecnologias em favor da aprendizagem? Para poder dar resposta aos questionamentos e atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia mista, que envolve a pesquisa bibliográfica, o inquérito por questionário aos nove professores alfabetizadores da unidade escolar Professor Olavo Lazaro Munhoz Soares, que trouxe à luz do entendimento a utilização das TDIC pelos docentes alfabetizadores e sua formação pedagógica para a utilização das tecnologias como recurso de aprendizagem e uma entrevista estruturada aplicada aos mesmos buscando entender a sua prática educativa. A aplicação desse estudo de caso permitiu concluir que a utilização das TDIC vem sendo adotada no processo de ensino como ferramenta auxiliar em diferentes atividades escolares, tanto por parte dos alunos, como dos professores, porém a formação docente para esse fim ainda é insuficiente e necessita de uma atuação governamental de mudança de currículo nos cursos universitários e de formação docente.
- A structured methodology to understand municipal waste generation at local level with minimized effort: development and case studyPublication . Fernández Braña, Álvaro; Sousa, Vítor; Ferreira, CéliaUnderstanding municipal solid waste (MSW) generation is a key requirement for designing and optimizing MSW collection services. The present contribution proposes a statistical methodology to identify MSW generation patterns from MSW collection records. The methodology aims at finding statistically distinct household waste generation patterns within the days of the week and within months (seasonal variation). It is based on standard statistical methods (ANOVA complemented by non-parametric tests and cluster analysis). The methodology was applied to a Portuguese neighbourhood to assist in the definition of a waste sampling campaign to support the implementation of a pilot PAYT. The results showed the existence of groups with statistically distinct MSW generation patterns both at the weekly and monthly time scales. Three clusters of days of the week, with high, medium and low generation, and two clusters of months, with high and low generation, were identified. These results allowed to design and implement a customized field waste sampling campaign to estimate the MSW generated at the study site with minimal field work. Instead of implementing a homogeneous sampling campaign (equal number of samples for every day of the week and for every month), the samples were collected from the days and months that showed statistically distinct MSW generation pattern. The systematic procedure can be easily adapted to any given location, thus being a useful tool that combines statistical analysis with field collected data.