Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-08"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Gestão curricular e promoção do sucesso escolar: um estudo de casoPublication . Catarino, Maria Isabel; Seabra, FilipaUm dos grandes problemas que se apresentam aos professores quando iniciam uma turma prende-se com a diversidade de níveis que os alunos apresentam e com a necessidade de dar oportunidades a todos para atingirem as metas. Assim mais do que atribuir apoios individuais desarticulados muitas vezes das aulas curriculares importa definir outras estratégias que permitam aos alunos recuperarem o desnível apresentado no início do ciclo para assim atingirem as competências necessárias ao seu processo de ensino/aprendizagem. O projeto agora apresentado resulta de uma tomada de consciência sobre a autonomia e liderança do diretor face a alguns normativos. Assim pretende-se fazer um estudo sobre a gestão e organização do currículo do 7º ano de escolaridade, com vista à melhoria dos resultados dos alunos. Este trabalho pretende caraterizar um projeto de diferenciação curricular desenvolvido numa escola com 3.º ciclo e secundário atendendo ao seu processo de implementação, à satisfação dos alunos, professores e encarregados de educação. Para tal pretendemos compreender os reflexos do projeto e caracterizar a evolução dos resultados académicos dos alunos Em face aos objetivos definidos e atendendo a que se trata de um estudo de caso iremos usar uma metodologia mista que, de acordo com Morais e Neves (2007) tem potencialidades a ser aplicada em diversos contextos, permitindo avançar na área em estudo. Assim dentro desta metodologia fizemos uma recolha de dados através de análise documental, entrevista e inquérito por questionário e correspondente análise de dados qualitativa (análise de conteúdo categorial) e quantitativa (análise estatística). Os resultados do estudo apontam para um projeto que tinha potencialidades, mas dada à pouca motivação e apropriação do projeto por parte dos atores bem como a não monotorização do mesmo de forma clara e sistemática a sua eficácia atingiu um grau muito baixo.
- A strategy to support engineering education teaching staff monitoring students' learning process: metacognitive challengesPublication . Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, JoséIt is increasingly required that Engineering Education courses include activities that promote the development of cognitive skills, such as metacognition. However, including such activities is challenging for lecturers, particularly in Distance Learning contexts. It is also complex, when working online, for teaching staff to carry out monitoring of the metacognitive learning processes of students, understand their difficulties, and provide formative feedback. In this work, we present the design and discussion of a pedagogical strategy: Metacognitive Challenges (MC), which allows lecturers to monitor the evolution of students' perceptions regarding their learning process We discuss how lecturers can use MCs for formative assessment and how to weave this intervention with individual students or groups. The Design Science Research methodology was adopted for the design, implementation, and demonstration of MCs, applied in a Software Engineering course within a distance learning Informatics Engineering undergraduate programme. We exemplify how MCs have the potential to support monitoring of students' cognitive and metacognitive processes and offer a set of guidelines on how the teaching staff can use them. In future work, we intend to evaluate the effectiveness of MCs in different teaching contexts, and develop technological solutions that facilitate the monitoring process (reduce the time and effort required for analysis of MC content).