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Educação, cinema e redes sociais: um estudo sobre o Plano Nacional do Cinema

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Zoom out / Zoom in às redes sociais digitais do Plano Nacional de Cinema: um visionamento em tempos pandémicos
Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
O interesse pelas potencialidades do cinema como extensíveis ao âmbito da educação remonta ao início da sétima arte e tem acompanhado a evolução da sociedade. Neste sentido, em Portugal o Plano Nacional de Cinema (PNC) surge hoje como programa governamental de literacia para o cinema junto do público escolar, despertando neste o hábito de ver cinema e de o valorizar enquanto arte. Este ensaio tem por finalidade propor um visionamento da presença do PNC nas redes sociais digitais durante o encerramento das escolas, decretado no país como uma das repostas à pandemia provocada pela COVID-19. Com atividades marcadamente presenciais e coletivas, o Plano deparou-se com a impossibilidade de as desenvolver como até então, dado que o espaço escolar se transferiu para plataformas online. Os tempos pandémicos vieram demonstrar algumas virtudes dos novos meios e formas de viver cinema que, não excluindo os outros, mostram ser um contributo para o futuro da relação do cinema com a educação, dinâmicas desenvolvidas pelo PNC. Concluindo: algumas ferramentas da web social, como as redes sociais digitais, podem ser instrumentos de trabalho válidos para as iniciativas do Plano, numa virtualização complementar da sua presença física nas escolas.
Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na educação de jovens
Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
Esta proposta assume a forma de ensaio para explorar a iniciativa governamental portuguesa do Plano Nacional de Cinema (PNC), como ferramenta promotora da literacia dos media no eixo da educação de jovens. Constatamos que tecnologia faz hoje parte do quotidiano, que provoca transformações na vida dos cidadãos e cria estilos de vida digitais próprios de uma sociedade em rede, dinâmicas que influenciam a educação. É nesse contexto que o PNC trabalha para desenvolver e disseminar as literacias dos media junto dos jovens. A revolução tecnológica, nomeadamente a digital, cujos efeitos se começaram a sentir à escala global a partir do início deste século, fez emergir novos estilos de vida, mediados pela tecnologia digital, com impactos no comportamento dos indivíduos na sociedade. A sociedade contemporânea é altamente mediatizada: nela, a imagem, nas suas várias formas, é a rainha dos conteúdos. A imagem em movimento, como é o caso do vídeo, tem conquistado particular destaque, demonstrando um crescente potencial para contar histórias com imagens, sons e movimentos, dinâmica que nos remete para a essência do cinema. O cinema, enquanto arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade; encontra agora novas possibilidades e meios para se envolver no quotidiano do público. É com estas preocupações que é criado o PNC, iniciativa direcionada para o contexto escolar, mas que visa ajudar a preparar os alunos para serem melhores cidadãos na sociedade contemporânea. Se, por um lado, a evolução tecnológica provocou transformações sociais e educacionais, por outro, também se constata que tais transformações implicam a mobilização de novas competências por parte dos cidadãos, como a necessidade de promoção de novas literacias. Assim, ao pretender educar para a linguagem da sétima arte e formar novos públicos e novos espectadores, o PNC propõe promover a literacia na leitura e interpretação de imagens em movimento e aprofundar a capacidade de interpretação dos filmes, assim como refletir sobre a sua contribuição para o desenvolvimento cultural, social e pessoal. Concluindo, defendemos que o PNC é uma ferramenta de promoção da literacia dos media, em que a educação para o cinema assume um importante papel: além de almejar a preparação dos jovens para saberem interpretar/compreender o cinema, também os pretende tornar melhores consumidores/produtores/distribuidores de conteúdos audiovisuais, na perspetiva de uma cidadania mais plena.
O Plano Nacional de Cinema no contexto das redes sociais: uma investigação em curso
Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
Este texto apresenta uma investigação em curso que tem por objeto a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema, e por fundamentos enquadradores noções da educação aberta e dos audiovisuais, pensada sob a tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais. Começamos por expor a relação do cinema com a educação e as redes sociais, no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, e a importância de desenvolver/disseminar as literacias dos vários media. Com esta investigação, pretendemos compreender de que modo o Plano Nacional de Cinema tem feito uso das redes sociais digitais online. Procuramos também sistematizar boas práticas e definir um conjunto de recomendações, para que o recurso a tais ferramentas seja o melhor possível. No âmbito dos novos paradigmas da ciência aberta, acreditamos, assim, contribuir para a consolidação do conhecimento científico nas áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.
Cinema, education, and the Internet: which convergences?
Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
This chapter addresses the relationship between cinema, education and the Internet. We focus namely on the contributions of cinema to learning in present society and on new paths for its integration in educational contexts, according to recent paradigms of teaching and lifelong learning. To study this relationship in the context of current digital lifestyles, we take into account phenomena of transmedia and media convergence made possible by the evolution of the Internet. Technological (r)evolution brought a profound transformation into users: from passive consumers of information produced, they have become also producers and distributors of content (their own, or otherwise), which continues to have a profound social and cultural impact on contemporary society. In view of these dynamics, cinema as an industry presents new opportunities and possibilities to intervene and find a new type of audience, which, in addition to being spectators, can be producers of audiovisual content in their daily lives. We continue to explore the strong pedagogical potential of cinema, as the information conveyed and the audiovisual stimuli composing it are easily assimilated by viewers, while cinematographic content takes on increasing and transversal importance in the various digital media and platforms.
Educação, cinema e redes sociais: um olhar a partir do Plano Nacional de Cinema
Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
Considerando a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, o presente texto constitui-se como uma reflexão teórica em torno da tríade Educação/Cinema/Redes Sociais, no contexto de uma investigação doutoral em curso sobre a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema (PNC). A revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, em queas pessoas se vêem como cidadãos ativos, construtores de interações e conteúdos, e não apenas como consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema, enquanto arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. As novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Este texto pretende ser um ponto de partida para o enquadramento teórico de uma investigação que visa compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online , e contribuir para a consolidação do conhecimento científico sobre as áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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SFRH/BD/137359/2018

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