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Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto apresenta uma investigação em curso que tem por objeto a iniciativa governamental Plano
Nacional de Cinema, e por fundamentos enquadradores noções da educação aberta e dos audiovisuais,
pensada sob a tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais. Começamos por expor a relação do cinema
com a educação e as redes sociais, no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, e a
importância de desenvolver/disseminar as literacias dos vários media. Com esta investigação, pretendemos
compreender de que modo o Plano Nacional de Cinema tem feito uso das redes sociais digitais online.
Procuramos também sistematizar boas práticas e definir um conjunto de recomendações, para que
o recurso a tais ferramentas seja o melhor possível. No âmbito dos novos paradigmas da ciência aberta,
acreditamos, assim, contribuir para a consolidação do conhecimento científico nas áreas da Educação,
do Cinema e das Redes Sociais.
This text presents an ongoing research about the governmental initiative Portuguese National Cinema Plan. Its framework is grounded on notions of Open Education and the audiovisual principles, thought under the theoretical triad Education/Cinema/ Social Networks. We begin by exploring the relationship between cinema, education and social networks in the context of current digital lifestyles, and the importance of developing/disseminating media literacies. With this research we intend to understand how the online digital social networks have been used within the Portuguese National Cinema Plan. We also aim at systematizing good practices and defining a set of recommendations to better take advantage of those tools. Within the scope of the new paradigms of open science, we believe to be contributing, thus, to the consolidation of scientific knowledge in the areas of Education, Cinema and Social Networks.
This text presents an ongoing research about the governmental initiative Portuguese National Cinema Plan. Its framework is grounded on notions of Open Education and the audiovisual principles, thought under the theoretical triad Education/Cinema/ Social Networks. We begin by exploring the relationship between cinema, education and social networks in the context of current digital lifestyles, and the importance of developing/disseminating media literacies. With this research we intend to understand how the online digital social networks have been used within the Portuguese National Cinema Plan. We also aim at systematizing good practices and defining a set of recommendations to better take advantage of those tools. Within the scope of the new paradigms of open science, we believe to be contributing, thus, to the consolidation of scientific knowledge in the areas of Education, Cinema and Social Networks.
Description
Texto integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema” e no doutoramento do primeiro autor em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve.
Texto de suporte à comunicação apresentada na XVI Conferência Internacional de Cinema de Viana, realizada entre 9 e 10 de Maio de 2019 na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
Texto de suporte à comunicação apresentada na XVI Conferência Internacional de Cinema de Viana, realizada entre 9 e 10 de Maio de 2019 na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
Keywords
Educação Cinema Redes sociais Plano Nacional de Cinema Literacias fílmicas Education Social networks Portuguese National Cinema Plan Filmic literacies
Citation
Pinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2020). O Plano Nacional de Cinema no contexto das redes sociais: uma investigação em curso. In D. Maciel (Org.) Encontros de Cinema - XVI Conferência Internacional de Cinema de Viana, pp 44-51. Viana do Castelo: AO NORTE. ISBN: 978-989-54416-7-9
Publisher
Ao Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual