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- Educação aberta e em rede: que relação com as (novas) literacias?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, JoãoPartindo do contexto tecnológico da atual sociedade e das novas formas de aprendizagem, neste texto, reflete-se sobre Literacias e Educação Aberta e em Rede, considerando a necessidade de mobilizar competências digitais e a abordagem da aprendizagem ao longo da vida. Assim, perspetivam-se as noções de Educação Aberta e de Recursos Educacionais Abertos, intimamente associadas à Educação a Distancia e online, além de se refletir sobre alguns tipos de literacia, para melhor compreender o conceito de novas literacias. Conclui-se que os novos estilos de vida e de aprendizagem trazem novos desafios à educação aberta e em rede, com as novas literacias a convocarem novas competências e capacidades por parte dos aprendentes, como pré-requisitos essenciais para continuar a aprender.
- Sujeitos, coletivos e sociabilidades nas redes sociais: promover novas formas de inclusão e a procura ativa de empregoPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, JoãoA revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade em rede mediada pela tecnologia com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de sociabilidade entre sujeitos e coletivos. Neste texto, apresenta-se uma reflexão sobre a relação entre as redes sociais digitais, a procura ativa de emprego e a inclusão social. Apresenta-se ainda o caso prático do projeto “REviver na Rede”, através do qual temos vindo a concluir que as redes sociais, como o Facebook, são ferramentas válidas para a integração, socialização e procura ativa de emprego, ajudando a melhorar a empregabilidade, e também o desenvolvimento econômico e social das comunidades local.
- Individuals, collectives and sociabilities in social networks: promoting new forms of inclusion and active job searchPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, JoãoThe digital revolution has instigated the paradigm of the networked society, mediated by technology, with an impact on lifestyles, increasingly more virtual and online, stimulating new forms of sociability between individuals and collectives. In this text, we present a reflection on the relationship between digital social networks, active job search and social inclusion. Moreover, we present the case of the Project “REviver na Rede”, which has been enabling us to conclude that social networks, like Facebook, are valid tools for the integration, socialization and active job search, helping to improve the employability and also the economic and social development of local communities.
- Reviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusãoPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste texto exploramos a possibilidade de o Facebook constituir um espaço de desenvolvimento da literacia mediática e inclusão digital, no contexto da Educação Aberta e da Educação ao longo da vida, apresentando, para o efeito, o projeto “REviver na Rede”, um caso prático de referência. A revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade em rede, mediada pela tecnologia, com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. As ferramentas digitais trouxeram, nomeadamente à educação, novos recursos, tanto no seu processo de construção como na forma como são disponibilizados, manuseados e apreendidos. Além disso, constata-se a necessidade de explorar a literacia mediática e a inclusão digital, como forma de democratizar o acesso à informação, e sua correta interpretação, por todos os cidadãos, tornando-os mais ativos e socialmente participativos. Por outro lado, os espaços privilegiados para a aprendizagem têm também evoluído. A tradicional Escola tem vindo a perder o domínio na educação ao longo da vida para outras abordagens informais, baseadas na Web 2.0, como é o caso das redes sociais, configurando novos espaços de e para a aprendizagem colaborativa e cooperativa. Desta forma, e tomando como exemplo o projeto “REviver na Rede”, tem sido possível concluir que o Facebook tem vindo a emergir na Educação com várias valências. Para além de recurso educacional, digital e multimédia, também pode assumir um papel muito relevante na partilha e construção do conhecimento, tornando-se numa plataforma de aprendizagem inclusiva e de desenvolvimento da literacia mediática e cívica.
- REviver na Rede: um projeto de inclusão digitalPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste texto constitui uma reflexão sobre a participação nas redes sociais online, o que pode determinar o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais. Tal participação traz grandes desafios, mas também oportunidades – de aprender e evoluir, para melhor respondermos às nossas necessidades pessoais ou profissionais. Assim, consideramos que é essencial considerar novos caminhos para as aprendizagens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades mais imediatas dos indivíduos, nomeadamente no que concerne a sua empregabilidade. Como caso prático apresentamos o projeto REviver na Rede, cujo objetivo é apoiar na utilização do Facebook pessoas, em situação de desemprego, com vista à promoção da inclusão digital, da integração social e da empregabilidade, e reforçar novas formas de procura ativa de emprego. A sua missão é disponibilizar orientações para os desempregados utilizarem o Facebook de forma a construírem uma presença online vantajosa, melhorando a sua empregabilidade. Concluímos que o Facebook é uma ferramenta válida para a integração, socialização e procura ativa de emprego, ajudando a melhorar a empregabilidade. Constatámos ainda que são necessários novos conteúdos e metodologias educacionais, que promovam diferentes tipos de aprendizagens ao longo da vida, sobretudo, através das tecnologias e dos media, como são as redes sociais digitais.
- Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de CinemaPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel Candeias DiasA revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, nas quais as pessoas se podem ver como cidadãos ativos e não apenas consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema sempre assumiu um papel educacional, mas encontra agora possibilidades e caminhos novos para intervir. As novas formas de viver o cinema têm influência nas atividades desenvolvidas pelo Plano Nacional de Cinema (PNC) e reforçam os seus objetivos educacionais. Assim, pretendeu-se compreender como o PNC tem utilizado as redes sociais digitais, sistematizando a sua presença nestas plataformas online, e, ainda, contribuir para melhorar a sua aplicação no contexto da sociedade atual. Os fundamentos enquadradores reportam-se à tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, considerando, portanto, a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, atendendo aos estilos de vida digitais do presente. Metodologicamente, a investigação assume-se como um estudo de caso, tendo sido recolhidos e analisados dados, aliando métodos quantitativos e qualitativos, possibilitando a respetiva triangulação. Conclui-se que, em termos globais, o PNC utiliza as redes sociais para distribuir conteúdos e ampliar a sua missão, gerindo uma comunidade online de pessoas com diferentes funções/perfis, mas assumindo o cinema e a educação como interesse comum. Evidenciouse, também, uma estratégia de fornecer novos inputs através da partilha de conteúdos vindos do exterior ao Plano. Finalmente, observamos que tem explorado as possibilidades e oportunidades das redes sociais, assumindo a sua presença online como complementar à presença física nas escolas.
- PNC e redes sociais: um estudo em torno de desafios e oportunidades na web socialPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNeste texto propomo-nos a refletir sobre a relação entre o Plano Nacional de Cinema e as Redes Sociais, no contexto da sociedade atual, em rede, apresentando, para o efeito, o projeto de investigação em curso “Educação, Cinema, Redes Sociais: a estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”. Os fundamentos do estudo passam pelos conceitos de educação aberta e audiovisuais, concebidos no âmbito da tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, com o propósito de compreender como este Plano faz uso das redes sociais digitais online, expoente máximo das ferramentas associadas à web social. Para o efeito, considera-se, em particular, a relação entre cinema, educação e redes sociais, tendo em conta os estilos de vida digital da sociedade contemporânea e a importância de desenvolver e divulgar diferentes literacias. Estas reflexões terão também em conta a prática do Plano Nacional de Cinema, iniciativa do governo português criada para promover o desenvolvimento da literacia cinematográfica no meio escolar. Por fim, será possível concluir que a afinidade entre cinema e educação remonta às origens do próprio cinema, tendo evoluído não só com as tecnologias fílmicas e metodologias pedagógicas, mas também com a influência de novos estilos de vida na sociedade. Assim, na sociedade digital, online e audiovisual de hoje, e como a relação entre cinema e educação também é dinâmica, encontra agora outros desafios e novas oportunidades.
- Portuguese National Film Plan, literacies and social networks: mapping good practices during the COVID-19 confinementPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelIn this presentation we aim to identify good practices in the use of Social Networks by the Portuguese National Film Plan (PNC) during the closure of schools following the COVID-19 pandemic crisis. Bearing in mind that this governmental initiative constitutes a cinema literacy program targeting school audiences, our theoretical framework includes the concepts underlying the digital networks in which individuals increasingly live in, and the new literacies in the highly mediatized contemporary society. Currently, technology integrates everyday life enhancing digital lifestyles – hence the need for new literacies emerges, influencing education, and specifically curricular practices. It is in this online life scenario that we have been studying the presence of the PNC on social networks, as attentive observers of its dynamics, within a broader research project (SFRH/BD/137359/2018, a PhD thesis funded by the FCT), and more so during the COVID-19 confinement. In fact, the closure of schools has led to the removal of students from the physical school space and even the suspension of extracurricular projects such as the activities of the PNC forcing a virtualization of the School. Thus, we mapped out the digital presence of the PNC on social networks, highlighting good practices among interactions, publications, and contents. In the period under analysis our results show that these online spaces turned out to be productive fields of work for the PNC. The cases identified further demonstrate the potential of social networks to work as a complementary space to the presence of the PNC in schools.
- Redes sociais e educação aberta: que relação?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroVivemos um novo paradigma social, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia. A nossa participação nestas redes determina o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que nos traz grandes desafios mas também oportunidades de aprender e evoluir para melhor respondermos às nossas necessidades pessoais ou profissionais. Assim, utilizar as redes sociais digitais confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura participativa online. Neste contexto, é essencial considerar novos caminhos para as aprendizagens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades dos indivíduos ao longo da sua vida. Assumimos, então, como finalidade deste texto refletir sobre a relação entre as redes sociais e a Educação Aberta, explorando como as novas necessidades de aprender se cruzam com as dinâmicas sociais possibilitadas pela vida online. As redes sociais digitais deram-nos novos horizontes, nos quais já não somos apenas meros consumidores de informação, tornando-nos em produtores de conhecimento, implicando o desenvolvimento de novas competências. Neste sentido, os agentes educacionais devem desempenhar um papel importante na implementação de novas estratégias e metodologias de forma a responderem às novas necessidades dos indivíduos. Assim, as redes sociais digitais oferecem novas oportunidades para a educação, contribuindo para contornar a distância física e temporal, viabilizando interações sociais enriquecedoras em benefício da aprendizagem ao longo da vida. Mas também se constata que são necessários novos conteúdos e metodologias educacionais, atendendo aos diferentes tipos de aprendizagens, cada vez mais personalizados, sobretudo, através dos novos meios de difusão online, como são as redes sociais digitais.
- Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a literacia mediática e inclusão digital?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNeste texto, propomos refletir sobre a literacia mediática e inclusão digital no contexto do Plano Nacional de Cinema (PNC). O nosso objetivo é compreender se o PNC pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento de tais desígnios, entre outras competências, digitais e sociais, que atualmente são exigidas aos cidadãos. Para tal, convocamos a revisão de literatura encetada no âmbito do projeto de investigação em curso (“Educação, Cinema, Redes Sociais: um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: SFRH/BD/137359/2018). Os nossos referenciais indicam que, cada vez mais, as tecnologias e a globalização do mundo proporcionam novos estilos de vida, com os media a afastarem-se dos tradicionais meios físicos e a convergirem para meios online, e a ser mediados por dispositivos eletrónicos, que se tornam quase como prolongamentos do corpo humano. Este cenário torna imprescindível uma preparação adequada do cidadão contemporâneo para a (sobre)vivência numa sociedade altamente mediatizada, que capacite a todos para o acesso a novos meios de comunicação, para a compreensão e a avaliação crítica da informação, e para a criação de conteúdos. A Escola tem a responsabilidade de acompanhar esta evolução e de preparar o indivíduo para novos desafios sociais e profissionais: logo, torna-se fundamental interligar a literacia mediática com o currículo e as atividades escolares. Verificamos que o PNC permite concretizar um trabalho importante em prol da literacia mediática e da inclusão digital, apoiando escolas e professores na realização de atividades transdisciplinares, em que o Cinema surge como recurso mediático. É possível, pois, concluir que o PNC constitui uma ferramenta promotora da literacia mediática e a inclusão digital, contribuindo para o fortalecimento da cidadania digital e de uma sociedade da informação mais inclusiva.