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- A participação política das mulheres no contexto democrático: o caso da autarquia de MaputoPublication . Chiziane, Suzete António Sangula; Abrantes, Manuel; Albuquerque, RosanaEsta dissertação analisa a participação política das mulheres, tomando como caso de estudo a autarquia de Maputo, em Moçambique. Tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento e compreensão das práticas e dinâmicas que caracterizam a participação ativa das mulheres nos processos de tomada de decisão, com particular atenção aos obstáculos que dificultam a sua participação em órgãos de poder local. A pesquisa orientou-se por duas questões de partida. Primeiro, em que medida participam as mulheres em fóruns de tomada de decisão na autarquia de Maputo? Segundo, quais os fatores que influenciam a participação das mulheres nesses fóruns? Baseou-se em análise documental (dados secundários) e em entrevistas realizadas com deputados/as à Assembleia Municipal de Maputo (dados primários), a fim de examinar não só o enquadramento institucional mas também as experiências e perspetivas de mulheres e homens com atividade política. Identificamos fatores culturais, institucionais e socioeconómicos que dificultam a igualdade de género na participação política, com ênfase nas múltiplas desvantagens que continuam a penalizar as mulheres. Destacamos, em particular, a importância dos papéis de género, da educação e da sobrecarga de responsabilidades domésticas e familiares. A pesquisa demonstra também o papel fundamental que as organizações de mulheres têm desempenhado na redução da desigualdade. Enquanto as organizações de mulheres existentes dentro dos partidos políticos asseguram a seleção de mulheres para as listas de candidatos/as, as organizações de mulheres externas aos partidos desenvolvem um espírito crítico e um trabalho de terreno imprescindível para a progressiva consciencialização e emancipação das mulheres.
- Quais são os limites de ação das lideranças intermédias no que se refere ao cargo de coordenador de escola?: estudo de caso sobre capacidade e autonomia do coordenador de estabelecimentoPublication . Oliveira, Eugénio Miguel Rosas de; Neves, Cláudia; Constantino, PauloO Estudo seguinte pretende identificar os limites de autonomia de um professor com o cargo de coordenador de estabelecimento ou escola. Na necessidade deste estudo esteve a diversidade que se encontra no mundo educativo, escolas, onde cada escola, pertencente a um agrupamento ou não, reflete um clima e culturas diferentes que afetarão a ação do professor com esse cargo de liderança intermédia. Ainda se pretende com o estudo, compreender a relação do professor coordenador com cargo de Diretor. O estudo desenvolveu-se, através de entrevistas semiestruturadas aos coordenadores de escola, onde os dados aferidos foram analisados e de forma qualitativa se elaborou o estudo de caso. Viemos a denotar que na realidade todos os coordenadores de escola têm a consciência da sua função enquanto uma liderança intermédia, mas que as suas ações se encontram limitadas às orientações e diretivas emanadas pelo Diretor. Também se apurou que, como referido acima, cada escola terá o seu clima, e cada coordenador sente a sua autonomia de forma diferente, nos resultados vimos coordenadores que refletirão alguma autonomia, outros relataram que não teriam nenhuma. No caso da entrevista à Diretora do agrupamento, esta referiu que na realidade as diretivas principais seriam emanadas por ela, mas que pretende que os coordenadores de escola tenham alguma autonomia de decisão. De uma forma geral, os resultados deste estudo enquadram-se com a literatura existente neste âmbito, destacando-se que a individualidade presente no ser humano permitirá que a perceção e operacionalização deste conceito de liderança intermédia seja, ou possa ser diferenciado por ação própria e não apenas por orientações emanadas superiormente pelo Ministério da Educação e pelas Delegações Regionais de Estabelecimentos.
- A qualidade centrada no utente: estudo de casos de dois hospitais públicosPublication . Silva, Marta Sofia Martinho Biscaia da; Bernardo, Maria do Rosário MatosAumentar a qualidade nos cuidados de saúde relaciona-se diretamente com a melhoria contínua dos cuidados centrados no utente (IOM, 2001). Estratégias que visem promover políticas de gestão da qualidade centradas no utente, são essenciais para monitorizar e garantir a implementação deste novo paradigma de saúde. Objetiva-se com o estudo, através da avaliação da perceção dos gestores com funções de qualidade em ambos os hospitais e, da análise documental das políticas de qualidade centrada no utente existentes, propor um conjunto de estratégias de melhoria da qualidade que promovem a implementação da abordagem de gestão da qualidade centrada no utente. A metodologia de investigação utilizada assenta num paradigma interpretativo de natureza qualitativa, operacionalizada por um estudo predominantemente descritivo, comparativo e exploratório através do estudo de casos. Os instrumentos de colheita de dados foram a pesquisa documental, o questionário adaptado “Where Do We Stand” (IPFCC, 2008) e a entrevista. O método de tratamento foi a análise de conteúdo e a estatística descritiva com recurso ao software SPSS 29. Os resultados obtidos, reiteram a existência de uma fraca cultura de qualidade centrada no utente em ambos os hospitais tendo por base as dimensões dos cuidados centrados no utente e os determinantes organizacionais analisados. Nesse sentido, foi realizada uma proposta de estratégias de melhoria das políticas de gestão da qualidade centrada no utente para ambos os hospitais.
- O ensino do português na GalizaPublication . Arranz González, María; Silva, Mário Filipe daApesar das relações históricas e linguísticas existentes entre a Galiza e Portugal, não existe uma tradição de ensino do português nesta Comunidade Autónoma do Estado espanhol. A escolha da temática desta dissertação de mestrado sobre estudo do português na Galiza surge da necessidade de criar um corpus e de investigar sobre as razões que expliquem a situação do ensino do português e, portanto, o baixo número de estudantes de português língua estrangeira nesta Comunidade Autónoma. Este trabalho de investigação pretende também contribuir à literatura sobre o estudo do PLE na Galiza.