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Cândido Santos, José Ricardo Oliveira

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  • A importância das tecnologias digitais na transparência da avaliação
    Publication . Oliveira, Ricardo; Pereira, Alda
    Esta comunicação justifica a importância das tecnologias digitais na transparência da avaliação, apresentando os parâmetros de qualidade na avaliação digital de competências, no quadro do modelo PRACT.
  • As ferramentas da Web: um canivete multifacetado nas malhas da avaliação digital alternativa
    Publication . Oliveira, Ricardo
    Já não é novidade para nenhum setor da sociedade que nos deparamos com um cenário tecnológico de inúmeras e diárias transformações digitais, fenómeno que muito se deve à galopante evolução da Internet. Os diversificados serviços que advêm da Web, como se de um canivete multifacetado se tratasse, proporcionam aos seus utilizadores uma comodidade e rapidez de acesso à informação nunca antes vivida. É este o local privilegiado onde, cada vez mais e com maior facilidade, os utilizadores procuram o que pretendem, tanto para fins profissionais e académicos como para fins pessoais ou de entretenimento. Viver, nos dias de hoje, completamente à margem da tecnologia digital e de todas as suas potencialidades, significa perder a riqueza da interatividade das ferramentas online que temos ao nosso dispor. É também por estas razões que as ferramentas da Web devem ter a oportunidade de entrar no ensino, desde que com pretensões pedagógicas bem delineadas. As ferramentas da Web têm contribuído na área da educação, para diversas funções: planficar, gerir, conceber e desenvolver conteúdos e atividades. É no seguimento destes atributos da Web que, inevitavelmente nos últimos anos, a avaliação digital tem tido um papel de maior relevo. No entanto, muito caminho haverá para trilhar, tanto ao nível teórico (conceções) como ao nível prático (instrumentos e estratégias). Este breve estudo, de caráter exploratório, remete-nos para uma abordagem teórico-prática, atendendo que não só pretende descrever algumas conceções como também apresentar sugestões pedagógicas, ao nível dos instrumentos de avaliação alternativos e suas possíveis aplicações.
  • Avaliação digital no ensino básico e secundário
    Publication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Alexandre, Fernando; Santos, José Rui
    Este REP@ (Recurso Pedagógico Aberto) disponibiliza aos professores dos ensinos Básico e Secundário um espaço onde podem encontrar propostas de soluções que lhe permitam levar a bom termo a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais no campo da avaliação. Procura, por isso, ser um contributo para o esforço coletivo na superação das dificuldades atualmente sentidas nestes graus de ensino devido à pandemia da COVID-19. A sua conceção e disponibilização foi possível com base na investigação desenvolvida no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D). Este recurso não tem uma sequência única, pode ser explorado de forma livre de acordo com o interesse do professor num dado momento.
  • O mapa concetual como instrumento de avaliação digital: um estudo realizado no ensino superior
    Publication . Oliveira, Ricardo; Oliveira, Isolina
    As novas culturas de aprendizagem forçam o uso de novas estratégias de avaliação digital, assentes na autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade (Tinoca, Oliveira & Pereira 2013). Com base em estudos já realizados no âmbito da avaliação digital, o presente estudo pretende averiguar de que modo o mapa concetual pode ser utilizado como um instrumento na avaliação de estudantes no ensino superior. O mapa de conceitos pode ser utilizado como estratégia de ensino aprendizagem e/ou como instrumento de avaliação. Auxilia o estudante a tornar explícitos os conceitos-chave e a evidenciar as ligações entre novos conhecimentos e os anteriormente apropriados, constituindo-se como um elemento de negociação de significados e interpretação de conceitos entre o estudante e o professor. Ao professor fornece informação útil na tomada de decisão relativamente à melhoria da aprendizagem do estudante bem como no aperfeiçoamento das suas práticas educativas. O estudo apresentado foi desenvolvido em 2014/2015 numa unidade curricular de um curso de licenciatura da Universidade Aberta de Portugal. Foram analisadas as produções dos estudantes, as interações nos fóruns online e as respostas a um questionário sobre as perceções dos estudantes acerca do design de avaliação proposto. Os resultados evidenciam o reconhecimento do caráter formativo do design de avaliação proposto e sublinham a potencialidade do mapa concetual como instrumento de avaliação digital.
  • O tempo da escola e o tempo do homem: uma aproximação mediada pelo elearning
    Publication . Santos, José Rui; Silva, Celestina; Silva, Andréa; Oliveira, Ricardo
    O ritmo acelerado e frenético com que hoje se vive, a sociedade cada vez mais exigente, egoísta e distante do humanismo pré-Era Industrial que parece ter ficado definitivamente amarrado nesse longínquo passado, não permitem ao homem dispor do seu tempo como o fazia outrora. As exigências da Sociedade da Informação são profundamente seletivas e ao homem pouco mais resta senão aprender para continuar incluído. Mas como aprender se a própria sociedade não lhe dá tempo para isso? Na verdade, o tempo da escola já pouco ou nada se coaduna com o tempo do homem e este vê-se obrigado a procurar novas formas, novos modelos, para aprender. É para este homem que o elearning se constitui como resposta às suas necessidades de formação e aprendizagem ao longo da vida. É de elearning e da aproximação do tempo da escola ao tempo do homem que ele permite, que se fala neste artigo.
  • Objetos de aprendizagem: a sua (des) construção rumo a um produto de qualidade
    Publication . Oliveira, Ricardo
    Nos últimos anos, diversos estudos têm apontado inúmeras vantagens do eLearning, ao nível das organizações que o pretendem implementar, destacando-se a redução de custos: na forma como a formação é distribuída e divulgada; nas deslocações e estadias; no pessoal responsável mas também pela facilidade e rapidez com que é possível alterar e distribuir os conteúdos, valência, muitas vezes, descorada. O frágil panorama internacional ao qual temos vindo a assistir nos últimos anos, faz-nos crer que o excesso de material disponível na Internet não irá ser devidamente acompanhado pela existência de conteúdos educacionais ou de formação com qualidade. Pretende-se, essencialmente, que este ensaio sirva de alerta para alguns autores de conteúdos digitais e responsáveis por formação e ensino a distância.
  • Evaluación digital de competencias
    Publication . Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando
  • O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distância
    Publication . Oliveira, Ricardo; Pereira, Alda
    O presente trabalho desenvolveu-se com base na aplicação de um modelo que apresenta um quadro concetual que procura enquadrar em quatro dimensões as práticas de avaliação e contribuir para a sustentabilidade dessas mesmas práticas, em contextos de aprendizagem digital – modelo PrACT (Praticabilidade, Consistência, Autenticidade e Transparência). Num contexto de Educação Superior a Distância, concretamente no 2.º Ciclo, o estudo tratou de aplicar a Dimensão «Transparência», na qual a estratégia de avaliação deve ser visível e compreensível por todos os intervenientes, evidenciando os estudantes. Assim sendo, o estudo foi orientado tendo como base quatro questões de investigação: (1) Que estratégias e instrumentos de avaliação digital são utilizados no Ensino Superior a Distância?; (2) Quais as formas de participação dos estudantes na sua própria avaliação?; (3) Qual o impacto das tecnologias digitais na apresentação e partilha dos processos e produtos de avaliação?; e (4) Qual a importância das tecnologias digitais na avaliação das competências a desenvolver? A investigação enquadrou-se, assim, no campo de estudo de múltiplos casos, de natureza qualitativa e descritiva. Numa perspetiva holística, a investigação focou cinco casos particulares, cada um deles correspondendo a uma Unidade Curricular de Mestrados. Os dados da investigação foram recolhidos por via de: entrevistas semiestruturadas; inquéritos por questionário (docentes e estudantes) e análise documental específica de cada Unidade Curricular em estudo. Para uma melhor apreciação dos parâmetros da dimensão «Transparência» foi desenvolvido um guião de análise. Embora a metodologia aplicada não permita generalizações, constatou-se que as tecnologias digitais: facilitaram a realização das tarefas de avaliação; facilitaram a partilha dos produtos e originaram maior interesse na realização das tarefas de avaliação. Perante os dados recolhidos, e considerando a dimensão da «Transparência», verificou-se que: o parâmetro mais frágil foi o da «Visibilidade» e o mais fortalecido o do «Impacto».
  • Digital assessment of competences: tools and practices
    Publication . Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando
  • A prática em avaliação digital de competências
    Publication . Oliveira, Isolina; Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Ricardo