Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.97 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Já não é novidade para nenhum setor da sociedade que nos deparamos com
um cenário tecnológico de inúmeras e diárias transformações digitais,
fenómeno que muito se deve à galopante evolução da Internet. Os
diversificados serviços que advêm da Web, como se de um canivete
multifacetado se tratasse, proporcionam aos seus utilizadores uma
comodidade e rapidez de acesso à informação nunca antes vivida. É este o
local privilegiado onde, cada vez mais e com maior facilidade, os utilizadores
procuram o que pretendem, tanto para fins profissionais e académicos como
para fins pessoais ou de entretenimento. Viver, nos dias de hoje,
completamente à margem da tecnologia digital e de todas as suas
potencialidades, significa perder a riqueza da interatividade das ferramentas
online que temos ao nosso dispor. É também por estas razões que as
ferramentas da Web devem ter a oportunidade de entrar no ensino, desde
que com pretensões pedagógicas bem delineadas. As ferramentas da Web
têm contribuído na área da educação, para diversas funções: planficar, gerir,
conceber e desenvolver conteúdos e atividades. É no seguimento destes
atributos da Web que, inevitavelmente nos últimos anos, a avaliação digital
tem tido um papel de maior relevo. No entanto, muito caminho haverá para
trilhar, tanto ao nível teórico (conceções) como ao nível prático (instrumentos
e estratégias).
Este breve estudo, de caráter exploratório, remete-nos para uma abordagem
teórico-prática, atendendo que não só pretende descrever algumas
conceções como também apresentar sugestões pedagógicas, ao nível dos instrumentos de avaliação alternativos e suas possíveis aplicações.
Description
Jornadas Internacionais Online realizadas na Universidade Aberta, em Lisboa, de 4-5 de junho de 2015.
Keywords
Avaliação digital Avaliação digital alternativa Ferramentas Web
Citation
Oliveira, R. (2015). As ferramentas da Web: um canivete multifacetado nas malhas da avaliação digital alternativa, Barros, D. et al. (Coords). II Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologia e Inovação, 1-7, LE@D, Universidade Aberta
Publisher
Universidade Aberta. LE@D