Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O tempo da escola e o tempo do homem: uma aproximação mediada pelo elearning

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O ritmo acelerado e frenético com que hoje se vive, a sociedade cada vez mais exigente, egoísta e distante do humanismo pré-Era Industrial que parece ter ficado definitivamente amarrado nesse longínquo passado, não permitem ao homem dispor do seu tempo como o fazia outrora. As exigências da Sociedade da Informação são profundamente seletivas e ao homem pouco mais resta senão aprender para continuar incluído. Mas como aprender se a própria sociedade não lhe dá tempo para isso? Na verdade, o tempo da escola já pouco ou nada se coaduna com o tempo do homem e este vê-se obrigado a procurar novas formas, novos modelos, para aprender. É para este homem que o elearning se constitui como resposta às suas necessidades de formação e aprendizagem ao longo da vida. É de elearning e da aproximação do tempo da escola ao tempo do homem que ele permite, que se fala neste artigo.
The speedy and frantic rhythm linked to a more selfish and demanding society, distant from the humanism of pre-industrial era, which has definitely disappeared, doesn’t allow man to arrange his time in the same manner. The demands of the Information Society are so deeply selective that there is not any other possibility left to man than learning in order to keep being part of society. But, how can man learn if society itself does not give him enough time to do so? In fact, the time of school has very little to do with man’s time (the time one has available) and this leads him to look for new ways, new models in order to learn. Therefore, e-learning becomes an answer to the demands of formation and lifelong learning of this man who lives in this new demanding and constantly changing society. Thus, this article focus on e-learning and the its advantages towards bridging the gap between the time of school and the time man has available.

Description

Conferência realizada em Bragança de 1-2 de junho de 2012.

Keywords

Elearning Tempo Aprendizagem ao longo da vida Time Lifelong learning

Pedagogical Context

Citation

Santos, José Rui, et al. - O tempo da escola e o tempo do homem: uma aproximação mediada pelo elearning. In Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança, 2012 - "ieTIC 2012 [Em linha]: livro de atas". Editado por João Sousa; et al. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação, 2012. ISBN 978-972-745-130-2. p. 151-162

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação

CC License