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- Adopção de sistemas empresariais e de plataformas electrónicas de contratação no sector público portuguêsPublication . Negas, Mário Carrilho; Bernardo, Maria do Rosário MatosA implementação de sistemas de ERP (EnterpriseResourcePlanning) e CRM (Customer Relationship Management), assim como a utilização de Plataformas Electrónicas de Contratação, são algumas das acções de modernização da Administração Pública portuguesa para dar cumprimento às directivas da União Europeia, que visam incentivar o progresso cientifico e tecnológico e a implementação cada vez mais efectiva do eGovernement nos seus estados membros. É neste contexto que nos propomos estudar o impacto dos sistemas ERP/CRM e Plataformas Electrónicas de Contratação em termos de eficiência e eficácia do sector público português, com a identificação das melhores práticas de adopção e implementação destes sistemas, e o seu nível de aplicação. A metodologia de investigação a adoptar combina duas abordagens, qualitativa e quantitativa, para alcançar de forma mais adequada os objectivos de investigação.
- Scaling behaviour in a coagulation-annihilation model and Lotka-Volterra competition systemsPublication . Costa, Fernando Pestana da; Pinto, João Teixeira; Sasportes, Rafael; Roessel, Henry J. vanIn a recent paper, Laurencot and van Roessel (2010 J. Phys. A: Math. Theor., 43, 455210) studied the scaling behaviour of solutions to a two-species coagulation–annihilation system with total annihilation and equal strength coagulation, and identified cases where self-similar behaviour occurs, and others where it does not. In this paper, we proceed with the study of this kind of system by assuming that the coagulation rates of the two different species need not be equal. By applying Laplace transform techniques, the problem is transformed into a two-dimensional ordinary differential system that can be transformed into a Lotka–Volterra competition model. The long-time behaviour of solutions to this Lotka–Volterra system helps explain the different cases of existence and nonexistence of similarity behaviour, as well as why, in some cases, the behaviour is nonuniversal, in the sense of being dependent on initial conditions.
- O Plano Individual de Transição no 3º ciclo : que repercussões?Publication . Inês, Helena; Seabra, FilipaO acesso massivo à escola não garantiu o sucesso de todos. A gestão da diversidade de públicos escolares, inclusive dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) implicou a flexibilização e diferenciação curricular, na qual se inscrevem a Transição para a Vida Ativa/ Adulta (TVA) e o Plano Individual de Transição (PIT). A supervisão do processo revela-se então crucial na promoção de um percurso educativo bem sucedido, potenciador de desenvolvimento pessoal, inclusão social e profissional.
- O tempo da escola e o tempo do homem: uma aproximação mediada pelo elearningPublication . Santos, José Rui; Silva, Celestina; Silva, Andréa; Oliveira, RicardoO ritmo acelerado e frenético com que hoje se vive, a sociedade cada vez mais exigente, egoísta e distante do humanismo pré-Era Industrial que parece ter ficado definitivamente amarrado nesse longínquo passado, não permitem ao homem dispor do seu tempo como o fazia outrora. As exigências da Sociedade da Informação são profundamente seletivas e ao homem pouco mais resta senão aprender para continuar incluído. Mas como aprender se a própria sociedade não lhe dá tempo para isso? Na verdade, o tempo da escola já pouco ou nada se coaduna com o tempo do homem e este vê-se obrigado a procurar novas formas, novos modelos, para aprender. É para este homem que o elearning se constitui como resposta às suas necessidades de formação e aprendizagem ao longo da vida. É de elearning e da aproximação do tempo da escola ao tempo do homem que ele permite, que se fala neste artigo.
- Eu faço um sexo amoroso... : a sexualidade experienciada por jovens rapazes e raparigas (17 a 25 anos) - Porto/ Portugal - estudo exploratório através de grupos de discussão, de análise qualitativaPublication . Vieira, Cristina PereiraCentrados nas vivências, práticas e comportamentos da sexualidade juvenil, veremos como ela surge ancorada a um sistema de significados e símbolos culturais que, atuando nos discursos e nos comportamentos, reproduz categorias tradicionais de género. O método de pesquisa empírico desta investigação recaiu na técnica metodológica grupos de discussão. A discussão em grupo, permitiu-nos obter uma variabilidade discursiva. Orientada por padrões da sociedade moderna, a sexualidade destes jovens surge como um processo naturalmente legitimado nas trajetórias juvenis. Ela assume uma dimensão individualizada (Giddens, 1996), pensada como necessária à subsistência dos relacionamentos. A tomada de decisão e os medos associados à primeira relação sexual/coital refletem permanência de significados e símbolos culturais que operam nos discursos e nas práticas, reproduzindo categorias de duplo padrão. Na relação continuada, os/as jovens adotam práticas sexuais de grande intimidade e interrogam-se sobre as práticas sexuais do ponto de vista do seu significado relacional - em que medida elas traduzem: - “fazer amor ou fazer sexo”?
- Collaboration or parallel worlds? Information literacy practices in Portuguese school librariesPublication . Bastos, GlóriaThis paper presents and analyses the results of a body of master’s dissertations developed on the context of a master’s programme for teacher librarians, at Universidade Aberta, Portugal. The main focus is on the concepts and work done by teacher librarians concerning information literacy. The results are set in the context of some important and recent developments in Portuguese schools.
- Viver com depressão crónica: reconstrução biográfica e representações sobre a sua própria doençaPublication . Alves, Fátima; Neto, CecíliaO aumento das doenças crónicas, nomeadamente das doenças mentais crónicas, bem como as mudanças operadas no domínio das respostas à doença mental coloca-nos perante a necessidade de avaliar os seus impactos na vida das pessoas, dos grupos e das organizações sociais, mas também de compreender as vivências, as alterações e ajustamentos que exige ao nível da identidade e dos modos de vida. Em Portugal há poucos estudos sobre a experiência com a doença mental, sobretudo sobre a forma como aqueles que a vivenciam no seu quotidiano a experienciam e com ela convivem quotidianamente. Nesta comunicação, que se baseia em um estudo exploratório apoiado em entrevistas em profundidade junto de 10 pessoas com diagnóstico psiquiátrico de depressão crónica, analisaremos as concepções sobre a sua própria doença e a percepção sobre os impactos na vida quotidiana, procurando debelar os sentidos que se tecem a partir dessas experiências no quotidiano. Esta pesquisa adopta uma abordagem qualitativa que privilegia o ponto de vista do nativo de Geertz (1993) e se apoia no argumento de pluralidade de habitus e de contextos de acção (Lahire, 2005). Procurámos assim compreender como é que os próprios sujeitos que vivenciam a depressão a explicam, interpretam e lidam com as suas consequências e impactos nos vários níveis e contextos onde a sua vida decorre. Daremos especial ênfase às concepções e representações sobre a sua própria doença, evidenciando as questões identitárias.
- Lideranças intermédias : o papel do coordenador de departamento no 2.º/3.º ciclos do ensino básicoPublication . Pestana, Maria Isabel; Seabra, FilipaSão recorrentes as referências à incapacidade da escola para acompanhar as mudanças que a sociedade inexoravelmente transporta para o seu interior. Reconhecemos que múltiplos fatores concorrem para a dificuldade em introduzir no sistema as alterações de ordem organizacional, funcional e pedagógica que se impõem, por via da lei ou por necessidades de adaptação ao contexto, mas acreditamos que tais transformações só são possíveis através da participação e do esforço coletivos. Nesta conjuntura, o departamento pode configurar um locus de ação colaborativa e a sua coordenação constitui um nível de liderança intermédia, de cuja atuação deriva em parte o funcionamento da escola e a qualidade do seu ensino. O cargo de coordenador de departamento abarca uma amplitude de ação que recai sobre todos os docentes, sem exceção. O estudo que apresentamos visa conhecer as perceções dos docentes acerca da função de coordenação de departamento curricular, tal como esta está a ser efetivada nas escolas de 2º/3º ciclo, dentro do quadro legal vigente. Assim, procuramos responder, com base na análise preliminar de dados recolhidos, à pergunta de partida: de que modo os coordenadores e os outros docentes perspetivam o papel do coordenador como elemento de gestão intermédia, nas escolas EB 2.3? Ainda que os resultados deste estudo não possuam validade externa, esperamos que se possam obter sugestões para melhoria e, eventualmente, recolher e divulgar evidências que possam acrescentar valor a estudos já efetuados no âmbito deste tema.
- Formas educativas no ensino online : retratos a partir da ALV: educação sexual em contexto escolarPublication . Vieira, Cristina PereiraProvenientes de uma investigação de caris exploratório, apresentamos alguns dos discursos juvenis no que se referem à socialização da sexualidade, nomeadamente do papel da escola - que pouco aparece pela palavra dos jovens e que quando surge é essencialmente na vertente informativa centrada em estratégias pedagógicas de especialidade, numa abordagem de sexualidade objetivada. A partir deste contexto e da experiência docente, numa instituição de Educação a Distância- UAb – foi possível criar um curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afectos e Valores - suportada por um modelo pedagógico virtual. A partir do contexto do e-learning mostramos como a temática da educação sexual em meio escolar foi trabalhada e percebida. Provenientes dos discursos dos/das professores/formandos/as, que participaram na 1ª edição do curso, apresentamos diferentes entendimentos sobre a formação das comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa.
- Estilos e perfis de líderes intermédios com funções de avaliação de desempenho docente : discussão conceptualPublication . Ricardo, Luís; Henriques, Susana; Seabra, FilipaPretendemos neste texto discutir os conceitos “perfil de liderança” e “estilo de liderança” a partir das lideranças intermédias que têm a função de avaliar o desempenho dos docentes. Esta reflexão é baseada na investigação em curso de um dos autores no âmbito do Programa de Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional, da Universidade Aberta, com o título “Estilos e perfis dos líderes intermédios na escola com funções de avaliação do desempenho docente”. Neste contexto, procuramos distinguir os dois conceitos partindo do entendimento de “perfil” enquanto predominantemente relacionado com as características profissionais/académicas existentes/exigidas e de “estilo” mais ligado às características pessoais moldáveis e relacionadas com os traços de personalidade ou eventualmente com as formas de atuação impostas pelo líder de topo. Os recentes desenvolvimentos das políticas educativas têm vindo a colocar as instituições escolares no centro das preocupações sociais. Concretamente, medidas como a generalização dos programas de avaliação de desempenho docente e a sua relação com a implementação de um novo modelo de gestão da escola têm contribuído para a reconfiguração da organização escolar ao nível das suas dinâmicas internas de funcionamento. Neste sentido, interessa compreender os modos como a organização escolar reage a este tipo de imperativos, de que forma recria as suas dinâmicas através da compreensão das práticas e olhares dos sujeitos nos seus contextos de ação. Debruçar-nos-emos, então, por mobilizar os conceitos referidos tendo por referência a conjuntura atual de acentuados condicionalismos, o quadro de reflexividade social e a complexidade da organização escolar.