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Advisor(s)
Abstract(s)
As novas culturas de aprendizagem forçam o uso de novas estratégias de avaliação
digital, assentes na autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade
(Tinoca, Oliveira & Pereira 2013). Com base em estudos já realizados no âmbito da
avaliação digital, o presente estudo pretende averiguar de que modo o mapa
concetual pode ser utilizado como um instrumento na avaliação de estudantes no
ensino superior. O mapa de conceitos pode ser utilizado como estratégia de ensino aprendizagem e/ou como instrumento de avaliação. Auxilia o estudante a tornar
explícitos os conceitos-chave e a evidenciar as ligações entre novos conhecimentos e
os anteriormente apropriados, constituindo-se como um elemento de negociação de
significados e interpretação de conceitos entre o estudante e o professor. Ao professor
fornece informação útil na tomada de decisão relativamente à melhoria da
aprendizagem do estudante bem como no aperfeiçoamento das suas práticas
educativas.
O estudo apresentado foi desenvolvido em 2014/2015 numa unidade curricular de
um curso de licenciatura da Universidade Aberta de Portugal. Foram analisadas as
produções dos estudantes, as interações nos fóruns online e as respostas a um
questionário sobre as perceções dos estudantes acerca do design de avaliação
proposto. Os resultados evidenciam o reconhecimento do caráter formativo do design
de avaliação proposto e sublinham a potencialidade do mapa concetual como
instrumento de avaliação digital.
Description
Keywords
Mapa concetual Avaliação digital Ensino superior
Pedagogical Context
Citation
Oliveira, R., Oliveira, I. (2016). O Mapa Concetual como Instrumento de Avaliação Digital: um estudo realizado no Ensino Superior. Carmen Cavaco et al (Eds). Actes du 28eme Colloque de l´ÁDMEE-Europe, pp 438-442, Lisboa: Universidade de Lisboa
Publisher
Universidade de Lisboa