Publication
O mapa concetual como instrumento de avaliação digital: um estudo realizado no ensino superior
dc.contributor.author | Oliveira, Ricardo | |
dc.contributor.author | Oliveira, Isolina | |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T13:14:10Z | |
dc.date.available | 2021-07-26T13:14:10Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | As novas culturas de aprendizagem forçam o uso de novas estratégias de avaliação digital, assentes na autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade (Tinoca, Oliveira & Pereira 2013). Com base em estudos já realizados no âmbito da avaliação digital, o presente estudo pretende averiguar de que modo o mapa concetual pode ser utilizado como um instrumento na avaliação de estudantes no ensino superior. O mapa de conceitos pode ser utilizado como estratégia de ensino aprendizagem e/ou como instrumento de avaliação. Auxilia o estudante a tornar explícitos os conceitos-chave e a evidenciar as ligações entre novos conhecimentos e os anteriormente apropriados, constituindo-se como um elemento de negociação de significados e interpretação de conceitos entre o estudante e o professor. Ao professor fornece informação útil na tomada de decisão relativamente à melhoria da aprendizagem do estudante bem como no aperfeiçoamento das suas práticas educativas. O estudo apresentado foi desenvolvido em 2014/2015 numa unidade curricular de um curso de licenciatura da Universidade Aberta de Portugal. Foram analisadas as produções dos estudantes, as interações nos fóruns online e as respostas a um questionário sobre as perceções dos estudantes acerca do design de avaliação proposto. Os resultados evidenciam o reconhecimento do caráter formativo do design de avaliação proposto e sublinham a potencialidade do mapa concetual como instrumento de avaliação digital. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira, R., Oliveira, I. (2016). O Mapa Concetual como Instrumento de Avaliação Digital: um estudo realizado no Ensino Superior. Carmen Cavaco et al (Eds). Actes du 28eme Colloque de l´ÁDMEE-Europe, pp 438-442, Lisboa: Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-6591-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/10924 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Mapa concetual | pt_PT |
dc.subject | Avaliação digital | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.title | O mapa concetual como instrumento de avaliação digital: um estudo realizado no ensino superior | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 442 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 438 | pt_PT |
oaire.citation.title | Actes du 28ème Colloque de l´ÁDMEE-Europe | pt_PT |
person.familyName | Cândido Santos | |
person.familyName | Oliveira | |
person.givenName | José Ricardo Oliveira | |
person.givenName | Isolina | |
person.identifier.ciencia-id | 8518-5D96-48AF | |
person.identifier.ciencia-id | 8D1A-DA51-38BA | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1989-699X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7214-3655 | |
person.identifier.scopus-author-id | 8296254000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | deebfef3-82a4-4ad5-a1ce-8924fd5356eb | |
relation.isAuthorOfPublication | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | deebfef3-82a4-4ad5-a1ce-8924fd5356eb |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- roliveira_ioliveiraADMEE_2016.pdf
- Size:
- 3.99 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: