Repository logo
 
Publication

O mapa concetual como instrumento de avaliação digital: um estudo realizado no ensino superior

dc.contributor.authorOliveira, Ricardo
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2021-07-26T13:14:10Z
dc.date.available2021-07-26T13:14:10Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAs novas culturas de aprendizagem forçam o uso de novas estratégias de avaliação digital, assentes na autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade (Tinoca, Oliveira & Pereira 2013). Com base em estudos já realizados no âmbito da avaliação digital, o presente estudo pretende averiguar de que modo o mapa concetual pode ser utilizado como um instrumento na avaliação de estudantes no ensino superior. O mapa de conceitos pode ser utilizado como estratégia de ensino aprendizagem e/ou como instrumento de avaliação. Auxilia o estudante a tornar explícitos os conceitos-chave e a evidenciar as ligações entre novos conhecimentos e os anteriormente apropriados, constituindo-se como um elemento de negociação de significados e interpretação de conceitos entre o estudante e o professor. Ao professor fornece informação útil na tomada de decisão relativamente à melhoria da aprendizagem do estudante bem como no aperfeiçoamento das suas práticas educativas. O estudo apresentado foi desenvolvido em 2014/2015 numa unidade curricular de um curso de licenciatura da Universidade Aberta de Portugal. Foram analisadas as produções dos estudantes, as interações nos fóruns online e as respostas a um questionário sobre as perceções dos estudantes acerca do design de avaliação proposto. Os resultados evidenciam o reconhecimento do caráter formativo do design de avaliação proposto e sublinham a potencialidade do mapa concetual como instrumento de avaliação digital.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, R., Oliveira, I. (2016). O Mapa Concetual como Instrumento de Avaliação Digital: um estudo realizado no Ensino Superior. Carmen Cavaco et al (Eds). Actes du 28eme Colloque de l´ÁDMEE-Europe, pp 438-442, Lisboa: Universidade de Lisboapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-20-6591-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10924
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboapt_PT
dc.subjectMapa concetualpt_PT
dc.subjectAvaliação digitalpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleO mapa concetual como instrumento de avaliação digital: um estudo realizado no ensino superiorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Lisboapt_PT
oaire.citation.endPage442pt_PT
oaire.citation.startPage438pt_PT
oaire.citation.titleActes du 28ème Colloque de l´ÁDMEE-Europept_PT
person.familyNameCândido Santos
person.familyNameOliveira
person.givenNameJosé Ricardo Oliveira
person.givenNameIsolina
person.identifier.ciencia-id8518-5D96-48AF
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0002-1989-699X
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdeebfef3-82a4-4ad5-a1ce-8924fd5356eb
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydeebfef3-82a4-4ad5-a1ce-8924fd5356eb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
roliveira_ioliveiraADMEE_2016.pdf
Size:
3.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
PDF