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- Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, JoãoA Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Portugal não é exceção, sendo que o percurso iniciado pela Universidade Aberta (UAb), através da sua unidade de investigação, UID4372, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), tem promovido investigação sobre estudos de integração curricular nos diversos níveis de ensino. É neste campo de ação que o LE@D lançou a Rede Académica WEIWER , concretizando em outubro de 2018 as primeiras Sessões Abertas desta rede. A Rede Académica WEIWER tem como objeto de estudo a enciclopédia online Wikipédia e pretende concretizar sinergias aos mais diversos níveis, no campo da educação e da investigação. O presente artigo é um recorte de um estudo mais vasto, que tem como problemática de partida a questão: que viabilidade tem a criação de uma rede académica no âmbito da Wikipédia? Neste texto focamos um objetivo: identificar que potencial têm as Sessões Abertas para a criação de sinergias entre os diferentes atores educativos (nomeadamente, docentes e estudantes). Assim, emerge a questão específica: a primeira Sessão Aberta da Rede Académica WEIWER contribuiu para esse fim? Os referenciais teóricos são a Educação Aberta e a Wikipédia. Metodologicamente, adotámos uma abordagem mista num estudo de caso, e como população os participantes nas Sessões Abertas 2018. Para a recolha de dados, foi considerada a observação e o inquérito por questionário, concretamente as evidências são recolhidas com recurso a grelhas de observação focada e algumas das perguntas do questionário de avaliação do evento. Para o tratamento dos dados foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. A apresentação e discussão dos dados expõem, para além do contexto que deu suporte à criação da rede académica WEIWER e das respetivas Sessões Abertas 2018, as evidências recolhidas através dos referidos instrumentos. Os resultados denotam uma enorme adesão ao projeto, nomeadamente pelo interesse que suscitou em diversos docentes de instituições do ensino superior brasileiras e portuguesas, e, no caso dos professores, por encontrarem nele um excelente suporte para entender este fenómeno enquanto estratégica pedagógica e enquanto objeto de estudo. Os estudantes, para além de considerarem importante a Wikipédia, porque a utilizam, pretendem ter uma leitura mais crítica e consolidada, e, eventualmente, iniciarem-se como editores.
- Rede Académica Internacional WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertasPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, JoãoA Wikipédia enquanto objeto de estudo e estratégia pedagógica está presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Em Portugal, a Universidade Aberta, através do LE@D, Laboratório de Educação e Ensino a Distância, é percussora ao promover a sua investigação e integração curricular. É neste campo de ação que foi lançada a Rede Académica Internacional WEIWER® -Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research. A moldura conceptual de suporte está associada à educação aberta e, nesta, a Wikipédia enquanto Prática e RecursoEducacional Aberto. Neste âmbito específico, a Rede WEIWER® integra diversas perspetivas que, resumidamente, se podem segmentar, por um lado, na promoção da literacia digital e, por outro, na implementação de recursos didáticos e técnico-pedagógicos. Ambas traduzem percursos diversos, com abordagens também diversas, atendendo ao público-alvo envolvido. Estes percursos estão articulados com os eixos da Iniciativa Portugal INCoDe.2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
- Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portuguesesPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaEste estudo exploratório, apresentado sob a forma de mapeamento, tem como objetivo analisar estudos em português sobre as seguintes temáticas: Competências digitais, Qualificação e Empregabilidade. Para tal, conjugaram-se estes três termos como descritores no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), obtendo-se um corpus que foi analisado num processo analítico-metodológico inspirado no Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). Com este trabalho preliminar, que pode constituir a base para um projeto a desenvolver com uma equipa mais alargada de investigadores, pretendemos contribuir para a sistematização do conhecimento sobre aquelas áreas, exemplificando uma via para o realizar. Em última instância, esperamos também contribuir para que futuras iniciativas de aquisição e desenvolvimento de competências digitais possam ser melhor (in)formadas. No enquadramento teórico, constatamos que no contexto da atual sociedade, em que as tecnologias colocam novos desafios aos indivíduos, as organizações governamentais têm vindo a definir estratégias políticas, no sentido de melhorar as competências digitais dos seus cidadãos, estabelecendo uma relação direta com a sua qualificação e empregabilidade. Concluímos que a tríade “Competências digitais - Qualificação – Empregabilidade” deve ser uma constante ao longo da vida, pois as evoluções tecnológicas não param de transformar o nosso quotidiano. Mas também é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
- Competências digitais, qualificação e empregabilidade: constituição de um corpus de análise a partir do INCoDe. 2030Publication . Pinto, João; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO objetivo deste texto é apresentar a constituição de um corpus de análise para um mapeamento sobre Competências digitais, Qualificação e Empregabilidade, integrado num estudo exploratório mais amplo, sobre a iniciativa governamental “Portugal InCoDe.2030”i. No enquadramento teórico constata-se que, no contexto da atual sociedade, em que as novas tecnologias colocam novos desafios aos indivíduos, as organizações governamentais têm vindo a definir estratégias políticas, no sentido de melhorar as competências digitais dos seus cidadãos, estabelecendo uma relação direta com a sua qualificação e empregabilidade. Em Portugal, estas preocupações materializaram-se num programa integrado de competências digitais, denominado “Portugal InCoDe.2030”, a que aludimos no início. A nível metodológico, trata-se de um estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica, na linha de Cardoso (2007), e tal como postulado, posteriormente, em Cardoso, Alarcão e Celorico (2010 e 2013). Assim, adotou-se o MAECC©, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico como instrumento analítico-metodológico, sustentada sobretudo por pesquisa bibliográfica e análise documental. Com a constituição deste corpus de análise, damos um primeiro passo no mapeamento em curso, visando analisar o que nos dizem os documentos disponibilizados pelo “Portugal INCoDe.2030”, e contribuir para a sistematização do conhecimento sobre as áreas das Competências digitais, Qualificação e Empregabilidade. Em última instância, esperamos contribuir para que mais, melhores e futuras iniciativas de aquisição e desenvolvimento de competências digitais possam ser bem (in)formadas. Dito de outro modo, aspiramos a que a dimensão em foco neste texto, de caracterização breve do corpus de análise agora constituído, possa contribuir para que a evolução digital seja já uma constituído, possa contribuir para que a evolução digital seja já uma realidade no presente de toda a sociedade.
- WEIWER®: ADN e cronologia de uma rede de investigaçãoPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, LucianoA Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Portugal não é exceção, sendo que o percurso iniciado pela Universidade Aberta (UAb), através da sua unidade de investigação, registada na FCT, UID4372, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), tem promovido estudos de integração curricular em diferentes contextos. É neste campo de ação que foi lançada a Rede Académica Internacional WEIWER® (Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research). Neste texto, após a apresentação da WEIWER® e dos referenciais teóricos que a enquadram, damos conta das problemáticas e objetivos de investigação perseguidos na rede, para depois apresentarmos dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas entre 2019 e 2021.
- Wikis, education & research: the International Academic Network WEIWER®Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, JoãoWikipedia as an object of study and as a pedagogical strategy has become increasingly present in the various levels of education in the world. Portugal is no exception, and the path started by the Universidade Aberta (Open University Portugal), through its research unit, UID4372, Laboratory of Distance Education and Elearning (LE@D), has been promoting studies on the curricular integration of Wikipedia in different contexts. In this field of action, the International Academic Network WEIWER® was launched, facilitating, in October 2018, its first Open Sessions. This network aims to study the Wikipedia, an online encyclopedia, and to foster synergies between education and research. This text presents part of a larger study, with the following research question: did the Open Sessions of the International Academic Network WEIWER® contribute to promote collaborations between educators and researchers? What is the viability of the creation of an academic network in the scope of Wikipedia, Wikis, Education & Research? In other words, the aim of this text is to identify what potential can these Open Sessions have for creating synergies between different educational actors (namely, teachers and students) and researchers. The theoretical references are framed by Open Education and Wikipedia. Methodologically, we adopted a case study, following a mixed approach, considering the participants in the 2018 and 2019 WEIWER® Open Sessions. In order to collect data, observation and a survey were considered, by using focused observation grids and the assessment questionnaire of the event. Descriptive statistics and content analysis were used for the treatment of the data. The presentation and discussion of the data show the evidence gathered through those instruments, in addition to the context that supported the creation of the International Academic Network WEIWER® and its Open Sessions. The results show a great adhesion to the project, due to the interest it aroused in several professors of Brazilian and Portuguese higher education institutions, as some acknowledged it as an excellent means to understand this phenomenon as a pedagogical strategy and as an object of study. As for the participating students, in addition to considering Wikipedia important, because they use it, stated their intention on having a more critical and attentive reading of its articles, and eventually start to contribute to it as editors.
- A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: coreografia reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena; Pinto, JoãoNo décimo-quarto capítulo, “A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: Coreografia Reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®”, Teresa Cardoso, Luciano Gamez, Filomena Pestana e João Pinto refletem sobre a Rede Académica Internacional WEIWER®, nomeadamente no que respeita ao papel da Wikipédia no seio da Educação Aberta, dos Recursos e Práticas Educacionais Abertas e do Programa Wikipédia na Educação. Neste campo de ação, a Wikipédia é entendida enquanto REA e PEA, por exemplo, se inserida no Programa Wikipédia na Educação, relação basilar na Rede Académica Internacional WEIWER®. Também as inúmeras potencialidades dessa enciclopédia enquanto REA e PEA são centrais à Rede WEIWER®, dado que permite integrar diversas estratégias pedagógicas, nomeadamente à luz do trabalho de Zabalza (2006, 2008, 2009, 2016), porque tais ações (práticas) são concebidas como o desenho de uma coreografia didática e institucional.
- Networked research and open science: the WEIWER® experiencePublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, João; Pestana, FilomenaThis text addresses the importance of scientific collaboration networks in the context of open science, presenting the experience achieved within the International Academic Network WEIWER®. From this particular case, it will be possible to show that scientific entrepreneurship initiatives, based on collaborative research, are an effective way to overcome the individualism still present in many university institutions, e.g. due to their traditional or conventional features. Therefore, we aim to reflect on the contribution of these research networks to the policies that sustain the production and dissemination of scientific knowledge. In a current situation, in which there is a consolidation of the culture of openness, both at the governmental and academic levels, the WEIWER® experience allows us to conclude that networked research enables the construction of an open, collaborative and social space for science, respecting the autonomy, reflection and independence of each researcher. In short, we argue that in the context of open science, these research networks contribute to promote the construction of knowledge in collective settings, creating enriching dialogues and understandings on the complexity of both the research objects and designs dealt with.
- Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteraciaPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano; Mota, Eduarda Ribeiro; Ferreira da Cruz, Ana CarolinaA Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a fazer parte da agenda de investigação em vários pontos do globo. No território nacional português, destacamos o percurso iniciado por uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento de uma universidade pública em Portugal, porquanto tem promovido estudos nesse âmbito, em diferentes contextos, incluindo geográficos, nos diversos níveis de ensino, nomeadamente por meio da atuação da Rede Académica Internacional WEIWER®. Desde 2018, tem vindo, portanto, oficialmente a assumir aquele ecossistema simultaneamente como objeto de estudo e como estratégia pedagógica no âmbito da educação aberta e em rede. Neste texto, no qual se pretende apresentar a referida Rede e disseminar o respetivo trabalho, consideram-se problemáticas e finalidades que persegue; depois, procede-se a uma breve revisitação dos referenciais teóricos que a enquadram; e, por fim, explicitam-se dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas, entre 2019 e 2022, de que se exemplificam, em particular, a par de eventos, nacionais e internacionais, evidências da produção científica, ilustrada, designadamente, por publicações de natureza distinta. Os resultados das iniciativas concretizadas pela Rede, com enfoque na formação, docente e discente, e na integração curricular da Wikipédia, que corporiza uma Prática Educacional Aberta, reflete o potencial pedagógico daquela tecnologia educacional em rede, produto da Web 2.0, e, em geral, do ecossistema da Fundação Wikimedia, para a aquisição e o desenvolvimento de literacias, a saber a literacia digital e a literacia da informação, a que acrescem outras, sobretudo associadas aos Wikis, no sentido de possibilitarem os denominados ambientes de aprendizagem Wiki, especificamente a Wikiliteracy. Em suma, as ações da Rede têm permitido (re)pensar e (re)desenhar recursos, práticas, currículos e políticas, com impactos na vivência de indivíduos e coletivos, visíveis, entre outros, na (re)configuração de caminhos e espaços de educação e formação que exploram e (re)constroem.
- Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteracyPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano; Mota, Eduarda Ribeiro; Ferreira da Cruz, Ana CarolinaA Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a fazer parte da agenda de investigação em vários pontos do globo. No território nacional português, destacamos o percurso iniciado por uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento de uma universidade pública em Portugal, porquanto tem promovido estudos nesse âmbito, em diferentes contextos, incluindo geográficos, nos diversos níveis de ensino, nomeadamente por meio da atuação da Rede Académica Internacional WEIWER®. Desde 2018, tem vindo, portanto, oficialmente a assumir aquele ecossistema simultaneamente como objeto de estudo e como estratégia pedagógica no âmbito da educação aberta e em rede. Neste texto, no qual se pretende apresentar a referida Rede e disseminar o respetivo trabalho, consideram-se problemáticas e finalidades que persegue; depois, procede-se a uma breve revisitação dos referenciais teóricos que a enquadram; e, por fim, explicitam-se dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas, entre 2019 e 2022, de que se exemplificam, em particular, a par de eventos, nacionais e internacionais, evidências da produção científica, ilustrada, designadamente, por publicações de natureza distinta. Os resultados das iniciativas concretizadas pela Rede, com enfoque na formação, docente e discente, e na integração curricular da Wikipédia, que corporiza uma Prática Educacional Aberta, reflete o potencial pedagógico daquela tecnologia educacional em rede, produto da Web 2.0, e, em geral, do ecossistema da Fundação Wikimedia, para a aquisição e o desenvolvimento de literacias, a saber a literacia digital e a literacia da informação, a que acrescem outras, sobretudo associadas aos Wikis, no sentido de possibilitarem os denominados ambientes de aprendizagem Wiki, especificamente a Wikiliteracy. Em suma, as ações da Rede têm permitido (re)pensar e (re)desenhar recursos, práticas, currículos e políticas, com impactos na vivência de indivíduos e coletivos, visíveis, entre outros, na (re)configuração de caminhos e espaços de educação e formação que exploram e (re)constroem.