Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Empoder’Arte com igualdade : um projeto de intervenção através da arte com homens vítimas de violência domésticaPublication . Silva, Marina Jesus; Rosa, RosárioNeste relatório apresento o trabalho que foi realizado, em contexto de estágio, na casa de abrigo para homens vítimas de violência doméstica da Cáritas Diocesana de Aveiro, para obtenção do grau de mestre em “Estudos sobre as mulheres: género, cidadania e desenvolvimento”. Sustentado por metodologias qualitativas e feministas, foi implementado, durante o estágio, o projeto “Empoder’Arte Com Igualdade” que teve como objetivo contribuir para o empoderamento dos homens acolhidos naquela resposta social, através da utilização de ferramentas artísticas. A abordagem de diversas questões relacionadas com a (des)igualdade de género, com recurso às tais ferramentas artísticas já mencionadas, constituiu uma estratégia central para empoderar. Neste sentido, os participantes do projeto tiveram a oportunidade não só de (re)descobrir as artes e de experimentar diferentes materiais, mas também de refletir e de dialogar sobre masculinidades, feminilidades, estereótipos, emoções, relações interpessoais saudáveis, entre outros assuntos essenciais para as questões relativas à igualdade para todos e todas. Deste modo, tendo como base o estudos feministas e de género, procurou-se criar espaços onde os participantes, que no passado viveram situações traumáticas e que no presente se veem obrigados a residir numa instituição de acolhimento para sua segurança, se sentissem valorizados, escutados, empoderados e se pudessem focar no momento presente e nos sonhos e desejos para o futuro. O projeto foi, assim, ao encontro da reflexão de bell hooks (2003) que considera a arte como um meio fundamental para pensar que é possível desafiar e alterar positivamente práticas opressivas.
- Um direito internacional privado europeu?: a europeização do direito internacional privado e o seu contributo para a constituição de uma cidadania europeia e consolidação de um espaço comumPublication . Carneiro, Joana Catarina Miranda; Mimoso, Maria João; Marques, Maria do CéuO Direito Internacional Privado sempre foi um domínio jurídico que gerou profundas reflexões. Nesse sentido, o Direito Internacional Privado Europeu, influenciado pelas instituições europeias, suscita igualmente uma variedade de desafios. Será que estamos a testemunhar verdadeiramente um fenómeno de europeização do Direito Internacional Privado? Em que medida este evento sustenta a noção de cidadania europeia e o contínuo desenvolvimento do espaço comum europeu? Nesta pesquisa, focada na investigação e análise dos variados esforços da União Europeia para a harmonização do Direito Internacional Privado Europeu, utilizando metodologias qualitativas, pesquisa documental, estudo de casos e revisão, chegaremos à conclusão de que o Direito Internacional Privado Europeu representa um marco crucial para a consolidação dos conceitos mencionados. Ainda assim, este campo enfrenta obstáculos consideráveis, que estimulam o pensamento dos estudiosos europeus dedicados ao desenvolvimento deste processo conhecido como a europeização do Direito Internacional Privado. Através de uma análise detalhada das iniciativas europeias visando um objetivo comum, esta pesquisa certamente se destaca como uma valiosa contribuição para os estudos europeus no campo jurídico e social, e para a compreensão dos Regulamentos Europeus sobre Direito Internacional Privado, tanto para especialistas quanto para o público em geral.
- Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteracyPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano; Mota, Eduarda Ribeiro; Ferreira da Cruz, Ana CarolinaA Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a fazer parte da agenda de investigação em vários pontos do globo. No território nacional português, destacamos o percurso iniciado por uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento de uma universidade pública em Portugal, porquanto tem promovido estudos nesse âmbito, em diferentes contextos, incluindo geográficos, nos diversos níveis de ensino, nomeadamente por meio da atuação da Rede Académica Internacional WEIWER®. Desde 2018, tem vindo, portanto, oficialmente a assumir aquele ecossistema simultaneamente como objeto de estudo e como estratégia pedagógica no âmbito da educação aberta e em rede. Neste texto, no qual se pretende apresentar a referida Rede e disseminar o respetivo trabalho, consideram-se problemáticas e finalidades que persegue; depois, procede-se a uma breve revisitação dos referenciais teóricos que a enquadram; e, por fim, explicitam-se dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas, entre 2019 e 2022, de que se exemplificam, em particular, a par de eventos, nacionais e internacionais, evidências da produção científica, ilustrada, designadamente, por publicações de natureza distinta. Os resultados das iniciativas concretizadas pela Rede, com enfoque na formação, docente e discente, e na integração curricular da Wikipédia, que corporiza uma Prática Educacional Aberta, reflete o potencial pedagógico daquela tecnologia educacional em rede, produto da Web 2.0, e, em geral, do ecossistema da Fundação Wikimedia, para a aquisição e o desenvolvimento de literacias, a saber a literacia digital e a literacia da informação, a que acrescem outras, sobretudo associadas aos Wikis, no sentido de possibilitarem os denominados ambientes de aprendizagem Wiki, especificamente a Wikiliteracy. Em suma, as ações da Rede têm permitido (re)pensar e (re)desenhar recursos, práticas, currículos e políticas, com impactos na vivência de indivíduos e coletivos, visíveis, entre outros, na (re)configuração de caminhos e espaços de educação e formação que exploram e (re)constroem.