Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-21"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Origens da sensibilidade devocional da narrativa de FátimaPublication . Franco, José Eduardo; Pinto, PorfírioA narrativa de Fátima é profundamente devedora das correntes modernas de espiritualidade mariana, ou cristológico-mariana. A Senhora que apareceu em Fátima, na última das suas aparições, revelou-se como «a Senhora do Rosário». Esta invocação mariana, que se afirmou nos anos subsequentes à conclusão do concílio de Trento (sobretudo depois da Batalha de Lepanto, em 1571), era particularmente venerada pelos Pastorinhos na sua paróquia de Fátima. No entanto, nas conversas destes com a Senhora vestida de branco, «mais brilhante que o sol» (cf. Ct 6, 10; Ap 12, 1), sobressai a doutrina reparadora do Imaculado Coração de Maria, bem como a sombra protetora da Mãezinha do Céu, a «Mãe de misericórdia» da tradição monástica. São estas duas sensibilidades modernas que constituirão o objeto da breve abordagem apresentada neste nosso ensaio.
- A poética do devir nos cruzamentos interartes: a expansão de sentidos da literatura à performance (dança)Publication . Dourado, Elisabete da Costa; Bello, Maria do Rosário LupiEste projeto tem o objetivo de evidenciar o devir que emerge dos cruzamentos artísticos, concretamente nos processos de “adaptação” da literatura para dança (performance) e aferir de que forma esse devir também se pode constituir como elemento de coesão textual na criação da nova obra de arte. Procurar-se-á explorar, entre outros aspetos, de que modo a temporalidade se assume como estratégia narrativa transmedial, possibilitando a (des)construção de textos e a expansão de sentidos e compreender a relevância do recetor na (re)construção de novos tempos narrativos. Na contemporaneidade, o devir nas artes serve-se não só da (des)construção estrutural, como da confluência de linguagens artísticas, na busca de novos sentidos, que se podem transformar e expandir para além do espaço e tempo narrativos até ao infinito. Efetivamente, o estudo fundar-se-á num enquadramento conceptual mais geral, no âmbito dos cruzamentos interartes, não só sobre o conceito de devir, integrado no panorama das artes contemporâneas - a noção de “adaptação” enquanto transcodificação intersemiótica -, como também privilegiará noções gerais de narratologia e de conceitos afetos à análise performativa (dança). Numa perspetiva comparatista, alicerçada no diálogo intermedial e intertextual, encarar-se-á o fenómeno de transposição intersemiótica como forma de criação de novas obras de arte independentes, com novos e inesgotáveis sentidos, ainda que, inexoravelmente, evocativas das obras que inspiraram a sua produção. Assim, o estudo incide na dinâmica relacional, no diálogo interartes, neste caso concreto, literatura (narrativa literária: romance(s) de José Saramago) e dança – performance (Deste mundo e do outro, 2022, de Olga Roriz). Pretende-se adotar uma abordagem comparatista, fundamentada em preceitos teóricos relativos ao conceito de “adaptação”, que envolve dois sistemas semióticos diferentes, evidenciando-se, numa perspetiva intertextual e intermedial, o cruzamento e a interseção de aspetos literários e performativos (dança), preservando-se a essência vital dos temas que se revelam, a relação semiótica entre a arte e a vida, a revelação poética do devir.
- Networked research and open science: the WEIWER® experiencePublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, João; Pestana, FilomenaThis text addresses the importance of scientific collaboration networks in the context of open science, presenting the experience achieved within the International Academic Network WEIWER®. From this particular case, it will be possible to show that scientific entrepreneurship initiatives, based on collaborative research, are an effective way to overcome the individualism still present in many university institutions, e.g. due to their traditional or conventional features. Therefore, we aim to reflect on the contribution of these research networks to the policies that sustain the production and dissemination of scientific knowledge. In a current situation, in which there is a consolidation of the culture of openness, both at the governmental and academic levels, the WEIWER® experience allows us to conclude that networked research enables the construction of an open, collaborative and social space for science, respecting the autonomy, reflection and independence of each researcher. In short, we argue that in the context of open science, these research networks contribute to promote the construction of knowledge in collective settings, creating enriching dialogues and understandings on the complexity of both the research objects and designs dealt with.
- Design da interface utilizador de uma aplicação para a gestão de reservas na restauração portuguesaPublication . Borges, Isabella Oliveira; Ferreira Júnior, Alfredo Manuel dos SantosA restauração foi certamente uma das áreas mais afetadas durante o período pandémico e muitos restaurantes tiveram que encerrar suas atividades. Verifica-se que mesmo após o fim das restrições há dificuldade em se fazer a gestão das reservas, devido aos cancelamentos ou não comparecimento por parte dos clientes. Para gerir as reservas e eliminar problemas como o elevado tempo de espera, propõe-se o desenho da interface utilizador de uma aplicação de reservas de restaurantes em Portugal. Utilizando as heurísticas de Jakob Nielsen e o SUS (System Usability Scale) como base, este estudo avalia a usabilidade e a experiência do utilizador dos sistemas de reserva disponíveis no mercado. Além disto, faz uma análise detalhada da concorrência e examina as actuais plataformas de reserva no panorama da restauração tradicional, examinando os seus pontos fortes e fracos. Ao centrar-se em pequenos estabelecimentos de matriz familiar, a investigação tem como objetivo descobrir particularidades que combinem com a dinâmica e as expectativas específicas prevalecentes deste tipo de estabelecimento tradicional português. Além do benchmark competitivo foi realizada também uma avaliação heurística, levando ao desenvolvimento de uma interface de utilizador adaptada aos requisitos destes determinados restaurantes, assegurando uma experiência de reserva adequada tanto para os clientes como para os proprietários. Os dados obtidos a partir dos testes realizados evidenciam uma recepção positiva por parte dos utilizadores, destacando a boa usabilidade percebida e indicadores favoráveis, com médias consideradas boas no Sistema de Usabilidade (SUS) no contexto dos restaurantes tradicionais de propriedade familiar em Portugal.
- Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAbPublication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, OlgaO presente relatório apresenta os primeiros resultados da 4.ª edição do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, aplicado em 2023 e referente à coorte que concluiu este grau de ensino entre 2019 e 2021. Todos os graduados de licenciaturas na instituição foram convidados a responder, num total de 1310 diplomados, distribuídos por 12 ofertas formativas, tendo-se obtido 490 respostas, o que corresponde a uma taxa de resposta de 35,9%. Relativamente ao perfil sociodemográfico, constatamos uma ligeira prevalência do sexo feminino (53%), que se acentua nas faixas etárias mais jovens, ainda que seja muito variável entre cursos. A idade desta população é muito heterogénea, embora exista alguma concentração numa fase intermédia da vida ativa, com ingresso na licenciatura na faixa dos 35-45 e conclusão entre os 40 e os 50 anos. A larga maioria residia em Portugal (93%), com alguma concentração na Área Metropolitana de Lisboa (38%), ainda que existam contingentes significativos em todas as regiões do território nacional. Entre os restantes (em parte, provenientes de Portugal), destacam-se a Suíça, o Reino Unido, o Luxemburgo e Angola como países de residência. Em termos educativos, 77% apresentavam o ensino secundário com habilitação literária, enquanto 12% possuíam já um título de ensino superior (maioritariamente de outra instituição). Uma proporção considerável (36%) já havia frequentado o ensino superior sem ter obtido qualquer grau.