Loading...
9 results
Search Results
Now showing 1 - 9 of 9
- Educação aberta e em rede: que relação com as (novas) literacias?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, JoãoPartindo do contexto tecnológico da atual sociedade e das novas formas de aprendizagem, neste texto, reflete-se sobre Literacias e Educação Aberta e em Rede, considerando a necessidade de mobilizar competências digitais e a abordagem da aprendizagem ao longo da vida. Assim, perspetivam-se as noções de Educação Aberta e de Recursos Educacionais Abertos, intimamente associadas à Educação a Distancia e online, além de se refletir sobre alguns tipos de literacia, para melhor compreender o conceito de novas literacias. Conclui-se que os novos estilos de vida e de aprendizagem trazem novos desafios à educação aberta e em rede, com as novas literacias a convocarem novas competências e capacidades por parte dos aprendentes, como pré-requisitos essenciais para continuar a aprender.
- Avaliar online: uma experiência numa Unidade Curricular da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta de PortugalPublication . Rocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste texto pretendemos partilhar um novo desafio, de avaliar em e-learning, on-line e a distância, dando conta de uma experiência que introduzimos numa unidade curricular da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta de Portugal, única instituição pública portuguesa de ensino superior a distância. Dito de outro modo, a nossa pesquisa tem como objetivos explorar e analisar uma proposta de avaliação alternativa on-line, no contexto do ensino superior em regime de e-learning. Perante os atuais desafios impostos ao ensino superior português e, particularmente, ao ensino superior a distância, face aos novos públicos que a ele acedem, importa refletir sobre novas e diferentes formas de avaliação e motivação conducentes ao sucesso. Nesse contexto, concordamos com Caraças (apud CARDOSO et al.,2015), que reconhece que os sistemas educativos devem e têm de se adequar e atualizar face a novas realidades – sistemas de comunicação, emergentes da informação que circula pela Internet; certificação do conhecimento disponível; e, em suma, da comunicação em rede. De igual modo, estamos convictas de que uma dada sociedade é inseparável da tecnologia, porquanto elemento fulcral na evolução da sociedade atual, já que “estamos num mundo novo e temos necessidade de um novo entendimento” (CASTELLS, 2007, p. XXIV). É, então, pertinente lançar um olhar crítico e perspectivo acerca do momento que Portugal atravessa, em transição, rumo a uma sociedade em rede. Assim, e após a análise de alguns dados que contextualizam este nosso pensar, convocaremos um olhar sobre a situação do ensino superior em Portugal, focando-nos em seus (novos) públicos e (novos) desafios, olhar que nos permitirá enquadrar a partilha da nossa experiência, que consideramos inovadora, desafiante e meritória.
- “Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professoresPublication . Costa, Luís Filipe De Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaNum mundo em constante mutação é reconhecida a necessidade de adaptar os sistemas para fazer face aos desafios colocados pela sociedade digital e a globalização, e a educação não é exceção. Assim, devido ao impacte da profissão docente na sociedade, recai sobre os professores a responsabilidade de dotar os seus alunos de competências adequadas ao século XXI, aliás, aos tempos presente e futuro, o que exige que cada docente seja um profissional competente e reflexivo, tornando premente a sua formação e a qualidade das suas práticas. No ano de 2020, apesar de reconhecermos a existência de professores que utilizavam ferramentas online como elementos de apoio às suas aulas, tal não traduziu uma adequada e cabal reparação para a suspensão das atividades letivas na escola e o Ensino Remoto de Emergência, provocados pela pandemia por COVID-19. As dificuldades que a comunidade escolar apresentou, e a sua vontade de reaproveitar os esforços despendidos, para uma mudança do paradigma educativo constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao elearning. O nosso trabalho seguiu a Metodologia de Projeto, incidindo este texto sobre a respetiva fase de planeamento, em que se apresenta o desenho de uma ação de formação que criamos para professores do Ensino Básico e Secundário de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, Portugal, com a finalidade de integrar a plataforma digital Microsoft Teams nas suas práticas letivas. Com esta ação, entendemos ser possível dotar os docentes de competências – técnicas, tecnológicas e pedagógicas – no uso de ferramentas de elearning, sendo ainda um contributo para a transição digital da escola, especificamente ao nível da sala de aula, em última instância um contributo para a modernização dos processos de ensino e aprendizagem.
- Tendências de investigação em educação aberta, a distância e em eLearning na sociedade em rede: textos selecionados das LE@D Talks 2010-2018Publication . Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Neves, Claudia; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraAs LE@D Talks promovidas, desde 2010, pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), unidade de investigação sediada na Universidade Aberta (UAb) e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), têm como objetivo disseminar a investigação produzida pela comunidade de investigadores do LE@D, sejam investigadores integrados, colaboradores, doutorandos, mestrandos, investigadores visitantes ou parceiros de investigação da unidade. O e-book que agora apresentamos - Tendências de Investigação em Educação Aberta, a Distância e eLearning na Sociedade em Rede – inscreve-se no objetivo referido, permitindo, assim, trazer a público uma seleção de textos apresentados no âmbito das LE@D Talks realizadas nos últimos anos [entre 2010-2018].
- E-learning in higher education: academic factors for student permanencePublication . Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Barros, Daniela Melaré Vieira; Goulão, FátimaE-learning has increasingly been acknowledged as a legitimate option which contributes to the democratization of higher education. One of its advantages is the possibility of reaching non-conventional publics for higher education, including workers, adults, and people who live outside the main city centers. This is also an important aspect with regard to sustainability education, particularly when addressing climate change education, as these publics may be less easily reached by conventional educational settings. Permanence is a key issue and a significant obstacle to the success of any e-learning based initiative—in order for the educational goals to be met, one must ensure, in the first place, that students who enroll in a program are able to persevere, successfully learn, and reach graduation. This chapter presents a framework of the concept of permanence in higher education, particularly in e-learning contexts and concerning adult populations. It presents an empirical research concerning the academic factors related to good permanence outcomes. Data were gathered using a survey by questionnaire answered by students of an undergraduate degree developed through e-learning in a Portuguese public university.
- Bibliotecas escolaresPublication . Bastos, Glória; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Ribeiro, Teresa; Trindade, Ana JoséPrograma dedicado ao Curso de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (GIBE), da Universidade Aberta. Depoimentos de Isabel Mendinhos, coordenadora da Biblioteca Escolar da EB 2,3 Professor Galopim de Carvalho, Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, da Universidade Aberta. Testemunhos da Rita Fernandes, da Tânia, da Mara, da Jessica, da Adriana, da Patrícia, do Alexandre, da Joana e do Miguel, alunos da Escola Básica 2,3, Professor Galopim de Carvalho.
- Ensinar e aprender línguas estrangeiras na Universidade Aberta: exemplos de práticas comunicativas onlinePublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Göttsche, Katja; Machado, Ana Paula; Nobre, AnaEnsinar e aprender uma língua estrangeira a distância implica vários desafios, nomeadamente ao nível da oralidade. Na Universidade Aberta, com base no modelo pedagógico virtual (Pereira et al, 2007) e no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras (Alves, 2001), propomos percursos curriculares que contemplam práticas comunicativas online, escritas e orais, no âmbito da atual oferta pedagógica. Assim, neste texto, partilhamos alguns exemplos de atividades formativas nas línguas alemã, francesa e inglesa, com ênfase na componente oral, a partir de recursos digitais. Estes recursos digitais incluem materiais multimédia, quer da autoria dos docentes, quer dos discentes, e ainda outros materiais disponíveis na web 2.0. As nossas práticas, de docência e de investigação, na área das línguas estrangeiras e do eLearning, permitem-nos concluir que os recursos digitais utilizados se adequam ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras online, sobretudo junto de um público adulto ativo profissionalmente, como é o da Universidade Aberta.
- Curriculum e novos media na educação em línguasPublication . Salema, Luís; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO desenvolvimento tecnológico tem possibilitado o aparecimento de novos ‘media’ digitais que alteraram profundamente as formas de aprender e de ensinar. A sua integração, no ensino, constitui um desafio para os professores, enquanto agentes do desenvolvimento curricular. Este estudo apresenta uma meta-análise de alguns trabalhos realizados na área de interseção entre a aprendizagem de línguas e a utilização dos novos ‘media’. Os ambientes tecnologicamente ricos e promotores da construção do saber linguístico permitem o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes, nas suas múltiplas dimensões. Os cenários emergentes, potenciados pela sociedade em rede, têm permitido novas maneiras de ensinar e de aprender, com impactos significativos na educação em línguas.
- III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearningPublication . Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Spilker, Maria JoãoO livro de atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, realizado em Lisboa em dezembro de 2013, reúne um vasto conjunto de comunicações apresentadas no evento e que se distribuem por 10 grandes temas a saber: EaD e Políticas educativas; Boas Práticas em Educação Online; Modelos e Processos Pedagógicos em Educação online; Web 2.0 e tecnologias emergentes; Pedagogias emergentes (PLEs, MOOCs, REAs, …); Realidade Virtual em EaD; Jogos e gamification em EaD; Mobile Learning; EaD e Inclusão Digital e Avaliação em contextos online.