Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 51
  • Cross-curricular teaching: recommendations for cross-curricular teaching implementation
    Publication . Timmerman, Virginie; Caeiro, Sandra; Dalaaker, Dina; Hjort, Michael Fabrin; Gaussel, Marie; Greczylo, Tomasz; Harju, Vilhelmiina; Michelsen, Claus; Paz, João; Reverdy, Catherine; Rintakumpu, Annina; Rostworowski, Michal; Serrano, Ana; Teixeira, António; Tervaniemi, Antonio Mari; Viana, Isabel
    This eBook is the fourth and last output of the CROSSCUT project. The main purpose of CROSSCUT is to support the professional development of secondary school teachers by training them to develop the competences necessary for the implementation of cross curricular teaching. The eBook contains key information and tools produced during three years by participating institutions. It aims at providing the project’s targeted audiences with key recommendations backed by research conducted during the three years of the project. This eBook is organised in a way that, depending on who you are, you are directly pointed to the results and messages that may be of interest for you. Nevertheless, the CROSSCUT team invites you to read the eBook in its entirety.
  • Unit 2.6: Open Educational Resources (OER) and MOOCs in online-oriented STEM teaching (Lecture Notes)
    Publication . Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira
    Objective 1: to recognise the different movements promoting openness in science research, innovation and education and identify synergies and interconnections between them. Objective 2: to characterize Open Educational Resources (OERs) and identify its typical features and contexts of use. Objective 3: to distinguish MOOCs according to different design patterns and select the most appropriate to each given learning need. Objective 4: to search, find and assess OERs and MOOCs for STEM teaching and learning situations. Objective 5: to implement Open Educational Practices in STEM teaching and learning.
  • Ética e investigação no digital
    Publication . Paz, João
    Este ebook surge como resposta às questões e interrogações que têm emergido na discussão que a Comissão de Ética do LE@D tem tido com os investigadores sobre os desafios éticos quando estão em causa contextos digitais de investigação. Neste contexto, este volume recolhe contributos variados, procurando apresentar um conjunto de diretrizes que ajudarão a fundamentar o processo de tomada de decisões éticas em futuras investigações na área. Abordam-se i) algumas das questões éticas que se levantam no âmbito das comunidades de investigação; ii) os problemas éticos que se colocam ao investigador em Educação, quando recorre a tecnologias digitais para a recolha de dados ou quando o foco de investigação se situa em contextos digitais; iii) os desafios éticos que se apresentam nos estudos dos media sociais e os meios para garantir a proteção dos participantes; iv) as novas e importantes questões legais e éticas associadas às tecnologias emergentes que permitem processos de captura, preservação e utilização de dados em larga escala. É, ainda, disponibilizada em apêndice a tradução para português de Ethical Guidelines 3.0, da Association of Internet Researchers, que gentilmente consentiu na sua tradução para este volume.
  • Experiences with the Open edX platform for online and hybrid learning
    Publication . Teixeira, António; Paz, João
    Conference presentation about different experiences with the Open edX platform for online and hybrid learning by the research team of iMOOC and other projects in UAb.
  • A reflexão ética na investigação em educação digital deve ser uma coisa viva
    Publication . Paz, João
    Este ebook surge como resposta às questões e interrogações que têm emergido na discussão que a Comissão de Ética do LE@D tem tido com os investigadores sobre os desafios éticos quando estão em causa contextos digitais de investigação. Neste contexto, este volume recolhe contributos variados, procurando apresentar um conjunto de diretrizes que ajudarão a fundamentar o processo de tomada de decisões éticas em futuras investigações na área. Abordam-se i) algumas das questões éticas que se levantam no âmbito das comunidades de investigação; ii) os problemas éticos que se colocam ao investigador em Educação, quando recorre a tecnologias digitais para a recolha de dados ou quando o foco de investigação se situa em contextos digitais; iii) os desafios éticos que se apresentam nos estudos dos media sociais e os meios para garantir a proteção dos participantes; iv) as novas e importantes questões legais e éticas associadas às tecnologias emergentes que permitem processos de captura, preservação e utilização de dados em larga escala. É, ainda, disponibilizada em apêndice a tradução para português de Ethical Guidelines 3.0, da Association of Internet Researchers, que gentilmente consentiu na sua tradução para este volume.
  • An on-line teacher training course on education for sustainability: assessment of open (mooc) and closed versions of the course
    Publication . Caeiro, Sandra; Paz, João; Carmo, Mário
    This paper reports the experience of a first edition of an on-line teacher training course on education for sustainability both for open (MOOC) and closed versions, and the respective assessment. The course was implemented by the Portuguese Distance Learning University (Universidade Aberta – UAb) under a protocol with the General Secretariat of Education and Science of the Portuguese State in an Open EdX platform (NAU). The results show that the planning, preparation of own materials suitable for the target audience and the validation of this type of open/massive and certified closed courses by different actors, before the course taking place is fundamental. It was also confirmed by the positive participation and feedback from the participants. In addition, the collaborative component in both course versions were fundamental to ensure success in this type of training actions. Differences in both versions were discussed as well as recommendations for future editions.
  • Livro de resumos do 1º MeetUP22: encontro de investigadores do LE@D – Inovação e Ciência
    Publication . Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta
    O presente eBook – “Livro de Resumos MeetUP22 Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência” - reúne os resumos das comunicações realizadas pelos investigadores durante este encontro. Integrado na coleção LE@D Talks, pretende constituir uma memória do encontro e da dinâmica participatória desta comunidade de investigadores, que agrega os investigadores integrados e os colaboradores. bem como os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos envolvidos na investigação deste centro. O ebook está organizado de acordo com o alinhamento do programa e, portanto, na sequência realizada.
  • Interação e colaboração num curso online de formação de professores
    Publication . Ramos, Katia; Paz, João
    O presente estudo teve como propósito a investigação do curso online realizado para instrutores do ensino profissionalizante de uma Instituição brasileira do terceiro setor, com o objetivo de identificar, analisar e descrever como ocorre o processo de interação e colaboração no curso.
  • “Suddenly we were all online": perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching
    Publication . Paiva, Ana Maria Videira; Runa, Ana; Seco, Carlos; Mendes, Elizabeth; Pereira, Hugo; Paz, João; Morgado, Lina; Vieira, Márcia de Freitas; Cardoso, Paula
    This communication presents an ongoing research on the perceptions and practices experienced in Portuguese Higher Education Institutions, during the recent period of social confinement determined by the Portuguese Government, due to the COVID-19 pandemic. The main objective was to understand how Higher Education faculty and students experienced the digital transition to emergency education and the pedagogical practices adopted during that period. The research was based on a mixed methods approach. In order to address the research objectives and describe the pedagogical practices implemented, specific instruments were developed for data collection, namely: a questionnaire aimed at students and interviews aimed at both students and faculty. These cover technological and pedagogical dimensions, as well as the assessment of the experience. The data collection took place at the end of the semester of the school year 2019-2020, with the participation of students and faculty from eight Higher Education Institutions (four Universities and four Polytechnic Institutes). The research results are currently under analysis.
  • Uma experiência de docência online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo
    Publication . Paz, João
    Nesta comunicação propomo-nos apresentar os processos pedagógicos e resultados da adaptação de um modelo pedagógico colaborativo na docência de uma Unidade Curricular (UC) online que, sendo comum a vários cursos, agregava várias turmas numa só turma virtual de grandes dimensões. Tendo em conta que o actual paradigma do elearning, após gerações em que se privilegiou a interação individual com os conteúdos e/ou professor, tem a sua mais-valia na promoção de uma comunidade virtual de aprendizagem assente nas interacções colaborativas online entre os estudantes, o problema que se levantava era como o fazer de modo frutífero numa turma de grandes dimensões. As estratégias utilizadas passaram pela utilização de pequenos grupos e pelo privilegiar das interacções entre estudantes face às interacções com o professor e os conteúdos, para o desenvolvimento da aprendizagem. Sobre este último ponto, apoiámo-nos no Teorema da Equivalência das Interacções (TEI) de Terry Anderson que afirma que níveis elevados (quantitativos e/ou qualitativos) de um tipo de interação podem compensar níveis menos elevados de outros, mantendo-se uma aprendizagem de qualidade. Como modelo de referência, tanto em termos de Instructional Design como de avaliação da UC, utilizámos o quadro teórico e metodológico da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry), desenvolvido por Randy Garrison, que promove um nível elevado de presença social, cognitiva e de ensino para a prossecução de um ensino-aprendizagem online de qualidade. Os resultados da aplicação do inquérito da Comunidade de Investigação aos estudante, mostraram um nível positivo de avaliação, tendo em conta a dimensão da turma e o contexto da de pouca experiência online dos estudantes, com as implicações que isso pode ter sobre as suas concepções do que caracteriza a docência online. Apesar da distribuição do ensino-aprendizagem na comunidade, verificámos que o workload docente se manteve, mesmo assim, a níveis elevados.