Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.86 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este ebook surge como resposta às questões e interrogações que têm emergido na discussão que a Comissão de Ética do LE@D tem tido com os investigadores sobre os desafios éticos quando estão em causa contextos digitais de investigação. Neste contexto, este volume recolhe contributos variados, procurando apresentar um conjunto de diretrizes que ajudarão a fundamentar o processo de tomada de decisões éticas em futuras investigações na área.
Abordam-se i) algumas das questões éticas que se levantam no âmbito das comunidades de investigação; ii) os problemas éticos que se colocam ao investigador em Educação, quando recorre a tecnologias digitais para a recolha de dados ou quando o foco de investigação se situa em contextos digitais; iii) os desafios éticos que se apresentam nos estudos dos media sociais e os meios para garantir a proteção dos participantes; iv) as novas e importantes questões legais e éticas associadas às tecnologias emergentes que permitem processos de captura, preservação e utilização de dados em larga escala. É, ainda, disponibilizada em apêndice a tradução para português de Ethical Guidelines 3.0, da Association of Internet Researchers, que gentilmente consentiu na sua tradução para este volume.
Description
Nº 6, Coleção LE@D Futures - novas gerações na investigação
A coleção LE@D Futures – novas gerações na investigação reúne a
produção científica realizada no âmbito da investigação para a formação
avançada integrada na UID.
Esta publicação insere-se no Programa das Comemorações dos 15 Anos do centro de investigação LE@D
Esta publicação insere-se no Programa das Comemorações dos 15 Anos do centro de investigação LE@D
Keywords
Investigação online Investigação e media sociais Ética e comunidades de investigação Ética e tecnologias emergentes
Pedagogical Context
Citation
Paz, J. (Ed.) (2022). Ética e Investigação no Digital. LE@D, Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/leadf.2022.6
Publisher
LE@D, Universidade Aberta