LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Livros / Books
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Recent Submissions
- Digital transformation: handbook for digital transformation specialistsPublication . Butkiene, Rita; Gudoniene, Daina; Čeponienė, Lina; Vaiciukynas, Evaldas; Virkus, Sirje; Dickel, Jochen; Rocio, Vitor; Coelho, José; Gudoniene, Daina; Butkiene, Rita
- A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios. Livro de atasPublication . Santos, Álvaro Almeida; Paulo, César Israel; Menezes, Isabel; Aires, Luísa; Figueiredo, Maria Pacheco; Abelha, Marta; Rocio, Vitor
- Guia para a IA generativa na educação e na pesquisaPublication . UNESCO; Miao, Fengchun; Holmes, Wayne; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Marques, Viviane CristinaAs ferramentas de IA generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários, e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas ferramentas. A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como bjetivo apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento de políticas a longo prazo e no desenvolvimento de capacidades humanas para garantir uma visão centrada no ser humano dessas novas tecnologias. O Guia apresenta uma avaliação dos riscos potenciais que a IAGen pode representar para os valores humanos fundamentais, os quais promovem o agir humano, a inclusão, a equidade, a igualdade de gênero e as diversidades linguísticas e culturais, assim como as opiniões e expressões plurais. Propõe passos fundamentais para que as autoridades governamentais possam regular a utilização das ferramentas de IAGen, incluindo a obrigatoriedade de proteção da privacidade dos dados e a consideração de um limite de idade para a sua utilização. Descreve os requisitos a serem cumpridos pelos fornecedores de IAGen para o uso ético e eficaz na educação. O Guia enfatiza a necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas IAGen quanto à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Convida a comunidade internacional a refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. A publicação oferece recomendações concretas aos legisladores e às instituições de ensino sobre como o uso das ferramentas de IAGen pode ser orientado a proteger a agência humana e a beneficiar genuinamente os estudantes, os aprendizes e os pesquisadores.
- Advising students with complex trajectories: a practical handbookPublication . Teixeira, António; Villar Aguilles, Alicia; Soeiro, Alfredo; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João
- Liderança e bem-estar dos bombeirosPublication . Chambel, Maria José; Carmona, Laura; Curral, Luis; Pinheiro, Raquel; Anjos, Joana Faria; Reis, Vitor; Neto, Mariana; Ângelo, Rui; Namorado, SofiaA publicação deste e-book surge como um dos resultados do projeto de investigação Processo de liderança e saúde ocupacional dos bombeiros: Desenvolvimento de um programa de intervenção, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o qual integrou a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (instituição proponente), a Escola Nacional de Bombeiros (instituição participante) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (instituição participante). Este projeto integra uma estratégia de desenvolver investigação e intervenção para responder aos atuais desafios societais, nomeadamente a criação de organizações saudáveis, com combate à doença mental e à promoção do bem-estar no mundo do trabalho. De facto, este projeto foi concebido com um propósito muito concreto – compreender melhor qual a liderança mais ajustada para que os chefes dos bombeiros possam atuar criando as condições para que os seus subordinados sejam resilientes e mantenham elevados níveis de bem-estar, mesmo atuando em situações de emergência muito exigentes e stressantes como é o caso dos incêndios rurais; apostar no desenvolvimento dessas competências, desenvolvendo um programa de formação para chefes, o qual passou a estar disponível na Escola Nacional de Bombeiros. Deste modo, consideramos contribuir para a tão desejada ponte entre o conhecimento académico e a prática organizacional, ajudando os decisores a tomarem decisões baseados na evidência científica. Nos três primeiros capítulos apresentamos a profissão de bombeiro como uma profissão com diversificadas exigências que podem afetar o bem-estar e salientamos a importância da liderança como um recurso para permitir que os profissionais enfrentem essas exigências garantindo que o seu bem-estar não sai prejudicado. Nos dois capítulos seguintes, apresentamos os estudos realizados neste projeto e os seus principais resultados, salientando o estilo de liderança mais adequado nas situações do dia-a-dia e durante a intervenção num incêndio rural. No capítulo final, apresentamos o programa de formação que resultou das observações dos estudos realizados e que tem como objetivo desenvolver as competências de liderança transformacional, por parte dos chefes das equipas de bombeiros.
- Passado, presente e futuro(s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIESPublication . Morgado, Lina; Bidarra, José; Paz, João; Cravino, José; Loureiro, AnaO eLIES - Encontro de Instituições e Unidades de eLearning comemorou os seus dez anos. Com início em 2011 e organização anual por três instituições de ensino superior - uma universidade, um instituto politécnico e como instituição permanente, o LE@D da Universidade Aberta, o eLIES atinge assim, uma etapa. Este eBook apresenta as reflexões realizadas pela sua comunidade - docentes, técnicos, políticos, investigadores, estudantes e empresários, que ao longo desta década têm contribuído para o seu desenvolvimento, integração, estudo e mudança de práticas e políticas nas instituições portuguesas.
- 12 histórias educacionais. Ser diferente na diversidade: práticas pedagógicas em contextos pouco visíveisPublication . Francisco, Manuela; Tomás, Cecília; Silva, Sofia Malheiro daEste livro surge no âmbito do projeto de investigação Hela.H.Eduki, (Referência PTIN/UID4372-LE@D/012022) que visa o levantamento e análise fenomenológica de práticas pedagógicas em contextos educacionais pouco visíveis. Este projeto financiado pelo Laboratório de Ensino a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, iniciou em 2022, com um levantamento bibliográfico e documental de práticas pedagógicas diferenciadas, existentes em Portugal, disponibilizadas em formato digital na web. Os resultados desta pesquisa evidenciam a escassez de recursos e guias de apoio para professores, formadores e educadores, bem como a falta de acessibilidade ou baixo nível de conformidade com as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web e digital. Esta lacuna serviu de mote para criar este livro, em diferentes formatos, procurando ser útil ao maior número de pessoas e tecnologias de apoio.
- Ensinar e aprender filosofia num mundo digitalPublication . Teixeira, António; Ferreira, Maria Luísa RibeiroO presente livro COMO ENSINAR FILOSOFIA NUM MUNDO DIGITAL? é o último dos quatro volumes que o projecto PTDC/FIL FIL/102893/2008 Ensino/Aprendizagem da Filosoia se propôs publicar. Conclui-se uma relexão sobre assuntos susceptíveis de interesse pedagó gico e didáctico no âmbito da ilosoia. O público alvo abrange docentes de ilosoia do ensino secundário, professores universitários que leccionam cadeiras de Didáctica da Filosoia, Iniciação à Prática Proissional, Filoosofia da Educação, Metodologia do Trabalho Filosóico, formadores que orientam acções sobre esses temas, doutorandos e mestrandos em Ensino da Filosoia, Filosoia da Educação e Ciências da Educação. O quarto (e último) volume – COMO ENSINAR FILOSOFIA NUM MUNDO DIGITAL? (2014) – dá uma especial atenção aos desaios provenientes do uso da Net, um facto com profundas repercussões no modo de ensinar e aprender, a que a Filosofia não poderia ficar alheia. O trabalho foi realizado por investigadores/as e colaboradores/as do Projecto, bem como por especialistas convidados que amavelmente se prestaram a colaborar.
- O currículo e o conteúdo do curso OpenGamePublication . De La Higuera, Colin; Harquevaux, Mélanie Pauly; Masse, Bastien; Padilla, Natalia; Burgos, Daniel; Nascimbeni, Fabio; Alonso, Joaquin; García-Holgado, Alicia; García Holgado, Lucia; García Peñalvo, Francisco Peñalvo; Teixeira, António; Bidarra, José; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Bonaudo, Patricia; Ehlers, Ulf-Daniel; Eigbrecht, Laura; Brunton, James; Brown, MarkO curso sobre educação aberta aqui proposto é composto por 8 módulos baseados em 8 competências. Para cada competência, definimos resultados de aprendizagem. Os módulos são construídos em torno das práticas identificadas e descritas em IO1. Em cada módulo são utilizadas 3 práticas para envolver os formandos. As próprias práticas são transformadas em atividades de aprendizagem, permitindo aos formandos interagir ativamente com ativamente com as atividades de aprendizagem..
- Guía de buenas prácticas para la educación abiertaPublication . García-Holgado, Alicia; Nascimbeni, Fabio; García-Penãlvo, Francisco José; Brunton, James; Bonaudo, Patricia; de la Higuera, Colin; Ehlers, Ulf-Daniel; Hvarchilkova, D.; Padilla, Natalia; Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Vázquez Ingelmo, Andrea; Burgos, DanielEl documento presenta 24 prácticas de educación abierta que pretenden inspirar a los profesores para que tengan un acercamiento abierto a ellas. Por otro lado, también quieren actuar como un marco original de competencias para la Educación Abierta.