LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Livros / Books
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- Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta : para uma universidade do futuroPublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José
- Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.comPublication . Aires, Luísa; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Teixeira, AntónioEste livro marca o termo de um ciclo de pesquisa desenvolvido por um grupo de investigadores que, em torno do projecto “@prende.com – Comunidades,Aprendizagem e Comunicação Online” (POCI/CED/59736/2004), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, explorou as dinâmicas de comunicação e relação interpessoal, os processos de aprendizagem e seus instrumentos mediadores, no contexto do ensino superior online e presencial. Assumindo-se o princípio de que a educação é uma construção cultural, no projecto “@prende.com”, foram privilegiados os seguintes objectivos: - Analisar dinâmicas identitárias e de aprendizagem em comunidades de aprendizagem online e presenciais e a sua relação com os modos de apropriação de conhecimento, no âmbito do Ensino Universitário Pós-Graduado; - Explorar estratégias e instrumentos de mediação de conhecimento, em contextos de aprendizagem online e presencial; - Desenvolver uma metodologia de análise das relações interpessoais, em âmbitos educativos. Os referenciais teóricos e metodológicos do "@prende.com" organizam-se numa matriz multidisciplinar integradora do pensamento de diferentes autores. O eixo teórico dominante emerge da teoria sociocultural, originalmente proposta por Vygotski (1986) e complementada pela abordagem dialógica da comunicação de Bakhtin (1995). A reinterpretação das obras destes autores levada a efeito por Wertsch (1993), Cole (1996), Ramírez (1995), De Pablos (1995), entre outros, impulsionou o desenvolvimento de um número relevante de investigações no campo educativo (Ramirez, 1995; De Pablos, 1995; De Pablos et al. 1999; Rebollo, 2005). Uma outra via do projecto inspira-se nas concepções de Castells (1996; 2001) e Lévy (1999) sobre sociedade-rede e digital. A complementaridade do pensamento destes autores proporcionou uma abordagem interpretativa dos processos de mediação das aprendizagens e dos percursos identitários dos estudantes no Ensino Superior.O estudo empírico realizado no âmbito do “@prende.com” privilegiou a Comunidade de Aprendizagem enquanto unidade de análise. A partir do estudo comparativo entre grupos de estudantes de Cursos de Mestrado, presenciais e online, exploram-se as dinâmicas comunicativas e relacionais que acompanham as aprendizagens nestes contextos, dando especial relevância às narrativas dos estudantes. A interpretação destas narrativas foi ampliada com a informação recolhida através da aplicação de instrumentos, como o College & University Classroom Environment Inventory – CUCEI (Fraser, 1986; Nair, 1999) e o Inventário de Identidade Psicossocial – (IIP) (Zavalloni, 1973; Zavalloni & Louis-Guerin, 1984; Lopes, 2001). A obra que o leitor tem em mãos apresenta documentos produzidos em diferentes etapas do projecto e organiza-se em duas partes. A primeira parte agrega as comunicações apresentadas nas “I Jornadas Online sobre Comunidades Virtuais de Aprendizagem” organizadas pela equipa de investigadores do “@prende.com” e promovidas na página web do projecto (www.aprende.com.pt). A segunda parte reflecte a evolução do estudo empírico realizado, incorporando três estudos interdependentes e suportados por metodologias diferenciadas. Gostaríamos, ainda, de realçar uma outra vertente que, embora não conste da presente publicação, merece destaque pelo impacto que teve no desenvolvimento do “@prende.com”: a newsletter disponível no site do projecto http://www.aprende.com.pt/gca/?id=156. Nesta newsletter adquirem especial relevância as entrevistas realizadas, por e-mail, a investigadores com um longo percurso universitário que partilham, em espaço aberto, as suas reflexões sobre os desafios que o e-learning coloca à Universidade, aos seus Estudantes e Professores.
- Tecnologías de la inteligencia : gestión de la competencia pedagógica virtualPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraLa idea central de este libro consiste en afirmar que las posibilidades pedagógicas de las tecnologías para la formación de profesores en la construcción del conocimiento se estructuran mediante el desarrollo de una competencia pedagógica virtual que tiene por elementos: el pensamiento en red y la competencia en información. Tales elementos posibilitan la formación profesional ampliada y con nuevas funciones, mediante la influencia de la tecnología. Las modificaciones que ocurrieron a lo largo de la historia, por la técnica, proporcionaron reflexiones sobre la capacidad que el ser humano tiene de crear el principio de algo que potencia su propia inteligencia. Tal principio se desarrolla hasta lo que hoy es denominado virtualización. Esta virtualización no es sólo un fenómeno nuevo, oriundo de sistemas de comunicación, sino una nueva referencia para la realización de acciones hasta ahora no posibles de forma manual y solamente construidas mentalmente. Más allá del proceso de interacción continuo, la imaginación, rica e insuperable, no tiene la posibilidad de disponer con detalle y movimiento, a los ojos de la humanidad, sus construcciones creativas y, así, perfeccionarlas de acuerdo con la especificidad necesaria a cada momento y a sus objetivos. La virtualización, que representa esa posibilidad, se configura como uno de los elementos primordiales de la tecnología y se estructura como una nueva caracterización para los paradigmas de la Ciencia.
- Universidade Aberta's pedagogical model for distance education: a university for the futurePublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, JoséThis document present the Pedagogical Model for Distance Education in the case of Universidade Aberta of Portugal. It describes the principles and actions for the fully virtualization of the organization and for the learning process.
- Vamos tomar um café online?: a expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem onlinePublication . Crato, Maria Raquel Tavares Pereira; Ramalho, Glória; Morgado, LinaA emergência e desenvolvimento de sofisticadas redes de informação e comunicações electrónicas nas últimas décadas possibilitaram o desenho e a implementação de novas práticas pedagógicas que transformaram, e continuam a transformar, significativamente, o ensino e a aprendizagem de uma forma global. O crescente potencial destas novas infra-estruturas tecnológicas em rede permitiu, nomeadamente no ensino aprendizagem a distância, a criação de contextos que proporcionam novas formas de interacção onde são possíveis a comunicação entre professor e estudante, estudante com estudante, e estudante com professor. Ou seja, permitiu a criação de comunidades educativas virtuais onde professores e estudantes interagem a partir de qualquer lugar e em qualquer momento. Apesar desta forma de ensino aprendizagem a distância mediada por computador ser muito promissora a diversos títulos, não deixa, porém, de levantar algumas interrogações quanto à sua capacidade e eficácia interactiva. A interacção online é na sua grande maioria baseada na linguagem escrita, o que condiciona, ou até elimina, todos os indicadores de linguagem não verbal que facilitam a comunicação num contexto presencial. A impossibilidade de facilmente se percepcionar através do texto escrito a linguagem corporal, as variações na tonalidade da voz, as expressões faciais, e toda uma panóplia de outros indicadores visuais e sonoros potenciadores de interacção social e de comunicação, aumenta a dificuldade de interpretação do sentido do que se pretende comunicar, e pode até tornar ambíguas, ou mesmo incompreensíveis, muitas das posições e condutas dos elementos de uma comunidade de ensino aprendizagem em contexto virtual. Partindo da definição de Presença Social dada por Garrison, Anderson, e Archer (2000) “the ability of participants in a community of inquiry to project themselves socially and emotionally, as ‘real’ people (i.e., their full personality), through the medium of communication being used” (p. 94), recolhemos, observámos e analisámos, durante dois quadrimestres, o conteúdo de todas as mensagens escritas, produzidas por professores e alunos, de um curso de mestrado online, de uma universidade pública portuguesa, de forma a compreender as manifestações da presença social em três contextos diferentes – informal, formal, e híbrido. Quisemos ver, de um modo geral, como se manifesta a presença social e de que forma a coesão, a compreensão, e a proficiência educativa da comunidade de ensino aprendizagem, objecto do presente estudo, pode fornecer pistas para que se melhore o desenho de cursos em ambientes online. Quisemos também saber, de uma forma particular, se a presença social está mais presente nos espaços de comunicação informal. Dos resultados que obtivemos podemos dizer que a presença social se manifesta em todos os conteúdos, variando no espaço e no tempo, e que a coesão do grupo demora tempo a revelar-se. Constatámos também que o café é, sem dúvida, o espaço privilegiado para a manifestação da presença social, principalmente na forma de emoções e afectividade. Estamos convictos de que conseguimos desbravar determinados caminhos que podem vir a melhorar o desempenho de uma comunidade virtual de aprendizagem. Para todos os efeitos: tomar um café online é um comportamento desejável em comunidades de aprendizagem virtual.
- Democratic and development processes in Angola and Southern Africa, research project report, 2004-2009Publication . Vidal, Nuno; Andrade, Justino Pinto deThis report is situated within a process of research, reflection and publication on democratisation and development in Angola and in Southern Africa. It was begun in September 2004 by the Catholic University of Angola and the University of Coimbra, and has resulted in three international conferences (Luanda, August 2004; Luanda, September 2008; Brussels, November 2009) and publication of three books: “The Process of Transition to Multi-party Politics in Angola” - O Processo de Transição para o Multipartidarismo em Angola (Luanda 2006, 2007 & 2008); “Civil Society and Politics in Angola, regional and international context” - Sociedade Civil e Política em Angola, enquadramento regional e internacional (Luanda 2008 & 2009); “Southern Africa - civil society, politics and donor strategies” (Brussels 2009). In dealing with a long term project which is not only academic and scientific, but also deals with activism and civic advocacy, the two universities, together with the Dutch University of Wageningen which joined the process, decided to take the discussion and reflection to one of the principal international donors centres, to the European Parliament in Brussels, where they organised a new conference and a new book, Southern Africa: civilian society, politics, development and donor strategies (Brussels, European Parliament, November 17 2009), which widened the scope to include analysis of donor strategies. The methodology adopted in this process (conferences and books) aims to stimulate extended discussion, reflection and action on the issues being analysed, not only nor principally bringing academics together, but also members of so-called civil society organisations (CSOs), and activists, as well as politicians, Church members and other contributors, whose input is considered relevant to the discussion. To incorporate and support the work of the new international Brussels conference, the organisers considered it important to prepare a progress report for this long project, placing special emphasis on the issues discussed in the two last conferences in Luanda. In conference panel analysis from 2004 & 2008, we find several issues that represent serious constraints to civil society (CS) action and the processes of democratisation and development: constraints to media activity by those in power; deficiencies within the justice system, in the defence and respect for human rights; authoritarianism; weaknesses in relations to organisations of the international community; clientelistic management of the political system and its negative impact on development and equitable access to State resources. Perhaps surprisingly, we also found much similarity between the problems encountered at these levels in Angola and those of several southern African countries analysed in the second conference (2008), highlighting a need for more comparative studies on the political and economic relation in the region. This report is divided in three parts, corresponding to three international conferences and three books. It deals with the key points of each event and publication.
- MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de casoPublication . Alves, Lynn; Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra
- Guia didático sobre tecnologias da comunicação e informação para o trabalho educativo na formação docentePublication . Barros, Daniela Melaré VieiraUm guia para facilitar o ensino de educação e tecnologias nas licenciaturas, nos cursos de formação continuada e na capacitação individual dos professores. Uma forma didática de indicar ao aprendiz caminhos de construção do conhecimento, com orientações e dicas que poderão contribuir para o aprofundamento da reflexão. Embora seja um ambiente de aprendizado impresso, organiza-se também como um espaço de trabalho intelectual, interativo e de reflexão. Na proposta deste livro, o aprendizado acontece mediante as relações (1) tecnologias da comunicação e informação na educação, e suas intervenções e implicações no processo ensino e aprendizagem na formação dos professores; (2) compreensão sobre a atual realidade, aqui denominada mundo virtual, e sua nova forma de construção do conhecimento; e (3) a educação a distância como um campo de possibilidades, com os interesses e os incentivos da política educacional, para a profissão de professor.
- Estilos de aprendizagem na educação aberta onlinePublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, A.
- Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Moreira, J. António; Seabra, Filipa; Henriques, SusanaO tema educação e tecnologias é amplo e continua sendo interessante e criativo em suas produções. A ideia de um e-book surge exatamente pela “filosofia do que está nas “nuvens” dos tempos atuais”: acessibilidade, facilidade e gratuidade. O objetivo de um trabalho colaborativo e em rede, multicultural e apoiado na diversidade, são os elementos chaves que ilustram o formato deste e-book. O conteúdo acadêmico segue uma linha nada complexa em seu formato, mas fundamental em sua lógica não-linear de percepções sobre o uso das tecnologias na educação.