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Advisor(s)
Abstract(s)
Este livro marca o termo de um ciclo de pesquisa desenvolvido por um grupo de investigadores que, em torno do projecto “@prende.com – Comunidades,Aprendizagem e Comunicação Online” (POCI/CED/59736/2004), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, explorou as dinâmicas de comunicação e
relação interpessoal, os processos de aprendizagem e seus instrumentos mediadores,
no contexto do ensino superior online e presencial.
Assumindo-se o princípio de que a educação é uma construção cultural, no projecto “@prende.com”, foram privilegiados os seguintes objectivos:
- Analisar dinâmicas identitárias e de aprendizagem em comunidades de aprendizagem online e presenciais e a sua relação com os modos de apropriação de conhecimento, no âmbito do Ensino Universitário Pós-Graduado;
- Explorar estratégias e instrumentos de mediação de conhecimento, em contextos
de aprendizagem online e presencial;
- Desenvolver uma metodologia de análise das relações interpessoais, em âmbitos educativos.
Os referenciais teóricos e metodológicos do "@prende.com" organizam-se numa matriz multidisciplinar integradora do pensamento de diferentes autores.
O eixo teórico dominante emerge da teoria sociocultural, originalmente proposta
por Vygotski (1986) e complementada pela abordagem dialógica da comunicação
de Bakhtin (1995). A reinterpretação das obras destes autores levada a efeito por
Wertsch (1993), Cole (1996), Ramírez (1995), De Pablos (1995), entre outros, impulsionou o desenvolvimento de um número relevante de investigações no campo educativo (Ramirez, 1995; De Pablos, 1995; De Pablos et al. 1999; Rebollo, 2005). Uma outra via do projecto inspira-se nas concepções de Castells (1996; 2001) e Lévy (1999) sobre sociedade-rede e digital. A complementaridade do pensamento destes autores proporcionou uma abordagem interpretativa dos processos de mediação das aprendizagens e dos percursos identitários dos estudantes no Ensino Superior.O estudo empírico realizado no âmbito do “@prende.com” privilegiou a Comunidade de Aprendizagem enquanto unidade de análise. A partir do estudo comparativo entre grupos de estudantes de Cursos de Mestrado, presenciais e online, exploram-se as dinâmicas comunicativas e relacionais que acompanham as aprendizagens nestes contextos, dando especial relevância às narrativas dos estudantes. A interpretação destas narrativas foi ampliada com a informação recolhida através da aplicação de instrumentos, como o College & University Classroom Environment Inventory – CUCEI (Fraser, 1986; Nair, 1999) e o Inventário
de Identidade Psicossocial – (IIP) (Zavalloni, 1973; Zavalloni & Louis-Guerin,
1984; Lopes, 2001).
A obra que o leitor tem em mãos apresenta documentos produzidos em diferentes etapas do projecto e organiza-se em duas partes. A primeira parte agrega as comunicações apresentadas nas “I Jornadas Online sobre Comunidades Virtuais de Aprendizagem” organizadas pela equipa de investigadores do “@prende.com”
e promovidas na página web do projecto (www.aprende.com.pt). A segunda parte
reflecte a evolução do estudo empírico realizado, incorporando três estudos interdependentes e suportados por metodologias diferenciadas. Gostaríamos, ainda, de realçar uma outra vertente que, embora não conste da presente publicação,
merece destaque pelo impacto que teve no desenvolvimento do “@prende.com”: a newsletter disponível no site do projecto http://www.aprende.com.pt/gca/?id=156.
Nesta newsletter adquirem especial relevância as entrevistas realizadas, por e-mail, a investigadores com um longo percurso universitário que partilham, em espaço
aberto, as suas reflexões sobre os desafios que o e-learning coloca à Universidade,
aos seus Estudantes e Professores.
Description
Keywords
Comunidades virtuais de aprendizagem Comunicação Comunicação online Ensino superior Redes sociais Relações interpessoais
Citation
Aires, Luísa, coord. et al. - Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2007. 221p. ISBN 978-972-674-406-2
Publisher
Universidade Aberta