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Ciências da Educação | Livros / Books

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  • A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios
    Publication . Lopes, Amélia; Pinho, Ana Sofia; Estrela, Elsa; Borges, Germano; Palhares, Lucinda; Figueiredo, Maria; Abelha, Marta; Sousa, Rita Tavares de; Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
    (Boa) Educação na Escola: perspetivas, práticas e desafios, publicação que reúne os resumos submetidos e apresentados no âmbito desta segunda edição. Este E-book pretende reunir e tornar acessível o conjunto de reflexões, estudos e experiências partilhados ao longo do Encontro. Ao organizar estes contributos, num único documento, procuramos preservar a memória do que aqui foi discutido e reforçar o valor formativo deste espaço de encontro, debate e aprendizagem. O II Encontro promovido pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) prossegue a dinâmica iniciada na sua primeira edição, afirmando-se como um fórum privilegiado para a valorização e problematização da (Boa) Educação que se realiza na Escola. Assente numa perspetiva crítica e transformadora, o evento inspira-se nos princípios do acesso, da equidade, da diversidade, da justiça social e da relacionalidade — princípios que nos orientam para uma visão de Escola enquanto comunidade aprendente, democrática e inclusiva. Esta edição reúne mais de uma centena de resumos, distribuídos por doze eixos temáticos que refletem a diversidade e a complexidade das questões que hoje atravessam o campo da Educação: 1. Cidadania e Participação 2. Criatividade e Inovação 3. Currículo e Avaliação 4. Educação Digital 5. Escola e Avaliação 6. Famílias e Comunidades 7. Formação Profissional 8. Inclusão e Equidade 9. Relação entre Pares e Clima Escolar 10.Saúde e Bem-estar 11.Sustentabilidade e Ambiente 12.Interação Professor(a)–Aluno(a) em Sala de Aula As comunicações apresentadas ao longo do II Encontro combinaram momentos de exposição, debate e diálogo, criando um ambiente propício à reflexão partilhada. Estes momentos permitiram trocar ideias, confrontar perspetivas e olhar de forma crítica para práticas já consolidadas, bem como para os desafios que continuam a surgir no quotidiano das escolas. As interações entre investigadores/as, docentes, estudantes e outros . II Encontro: “A (Boa) Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios profissionais contribuíram para o fortalecimento de redes de colaboração e para o desenvolvimento profissional contínuo — aspetos fundamentais para a construção de comunidades educativas mais colaborativas, inovadoras e reflexivas. Este E-book de Resumos congrega, assim, o conjunto de contributos partilhados ao longo do II Encontro e constitui um documento de referência para consulta futura. A leitura que agora se disponibiliza visa não apenas registar o que foi apresentado, mas também incentivar a continuidade do diálogo académico e profissional, estimulando novas interrogações, aprofundamentos teóricos e práticas pedagógicas informadas e transformadoras. Agradecemos, por fim, a todos os autores e autoras das comunicações, bem como à comissão científica, e a todos os participantes que, com o seu envolvimento, tornaram possível esta segunda edição. Desejamos que este E-book contribua para a consolidação de uma cultura de investigação, partilha e colaboração e que se afirme como um recurso útil para todos os que se dedicam ao estudo e à prática da (Boa) Educação na Escola.
  • AquiMeEncontro: estudos de caso
    Publication . Mouraz, Ana; Almeida, Ana Patrícia; Nobre, Ana; Caetano Santos, Anabela; Bäckström, Bárbara; Nunes, Catarina S.; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa; Sousa, Lúcio; Pinto, Maribel; Abelha, Marta; Magano, Olga; Abrantes, Pedro; Matos, Ana Beatriz; Borges, Irina; Gomes, Ntebatsa; Neves, Ana Filipa; Martins, Helena
    O projeto Aqui me Encontro e Confundo com Gente de Todo o Mundo que a Todo o Mundo Pertence (AquiMeEncontro), apresentado ao programa Science4Policy 2023, resultou de dois motivos fundamentais: contribuir para fundamentar as políticas públicas em práticas felizes de inclusão de imigrantes, já em desenvolvimento em Escolas Portuguesas e agregar, nesse labor, um conjunto de investigadores da Universidade Aberta que têm desenvolvido alguma investigação que podia cruzar-se com o tema publicitado pelo referido concurso. Fazia-se, dessa forma, jus às duas tendências de produção de políticas públicas que têm sido periodicamente referidas como mais inovadoras (Buzogany & Pülzl, 2024): fazia-se um movimento de bottom up, partindo do que acontece no terreno, ainda que em nichos contidos de inovação, e cruzavam-se saberes e abordagens teóricas múltiplas, que resultavam dos percursos investigativos dos diferentes membros da equipa. Na tarefa de cumprir esse reconto da diversidade de como as escolas abordam e incluem os seus alunos internacionais, foi planeado realizar alguns estudos de caso focados nas ofertas educativas ou nos projetos de inclusão que algumas escolas têm organizado e dinamizado. Este e-book apresenta esses estudos e conta as histórias dos coletivos institucionais ou informais que lhes deram existência.
  • Novos ecossistemas de aprendizagem nos territórios híbridos da noosfera
    Publication . Moreira, J. António
    Num mundo cada vez mais interconectado, marcado pela ubiquidade das tecnologias digitais e pela fluidez dos espaços de aprendizagem, emergem novas formas de pensar a educação. Os ecossistemas de aprendizagem contemporâneos são interativos, híbridos, líquidos e ubíquos, configurando territórios educativos que transcendem os limites físicos da sala de aula e se expandem para a infoesfera, um espaço informacional global onde humanos e não humanos coexistem, interagem e aprendem. Como propõe Luciano Floridi (2014), a infoesfera não é apenas um espaço digital, mas uma nova condição ontológica em que os sujeitos humanos e os sistemas informacionais se tornam coautores da realidade. Estes ambientes são compostos por arquiteturas pedagógicas digitais que integram plataformas, interfaces, algoritmos, agentes conversacionais e redes sociais, constituindo ecossistemas complexos e dinâmicos que exigem novas formas de habitar, ensinar e aprender. Neste contexto, os professores e estudantes tornam-se habitantes da infoesfera, sujeitos que interagem com múltiplos agentes, humanos e não humanos, e que constroem conhecimento em rede, através de práticas colaborativas, dialógicas e multimodais. A aprendizagem deixa de ser um processo linear e centrado no professor para se tornar uma experiência distribuída, rizomática e relacional, sendo que os ambientes educativos, tornam-se redes de mediação onde cada elemento, humano ou não humano, participa na produção do conhecimento. Habitar estes ambientes implica compreender as lógicas informacionais que os estruturam, reconhecer os fluxos comunicacionais que os atravessam e desenvolver competências que permitam uma atuação significativa, crítica e transformadora. É neste cenário que se inscreve a educomunicação, entendida como prática pedagógica que articula comunicação e educação nos territórios híbridos da noosfera. Esta noosfera, enquanto esfera do pensamento humano mediada por tecnologias, torna-se um espaço privilegiado para a construção de comunidades de aprendizagem, para o exercício da cidadania digital e para a promoção de pedagogias da presença e dialógicas que ganham novo sentido na era híbrida, ao valorizarem a interação e a construção colaborativa do conhecimento em ambientes mediados por interfaces e algoritmos. Neste texto, e a partir da análise dos ecossistemas de aprendizagem híbridos e das práticas pedagógicas emergentes na noosfera, refletimos sobre os desafios e as possibilidades da educação contemporânea, propondo uma visão integrada, crítica, situada e ecológica das competências necessárias para ensinar e aprender nesta era marcadamente híbrida.
  • Quem te viu e quem te vê: os sentidos do caminho
    Publication . Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina; Fonte, Rui
    Este livro decorre do processo de intervenção e investigação do projeto Quem te viu e quem te vê (WAY). O projeto está em curso em quatro Agrupamentos de Escolas das Regiões Norte e Centro de Portugal, a saber: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (Famalicão), Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim; Agrupamento de Escolas de Ribeirão ( Famalicão) e Escolas de S. pedro ( Vila Real). O projeto é investigado e monitorizado por uma equipa de investigadores de três Universidades portuguesas ( Universidade Aberta – Laboratório de educação a Distância e e-Learning; Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Centro de Investigação e Intervenção Educativas; e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro), que trazem para o projeto a complementaridade dos assuntos que têm Investigado. O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ( referência 2022.01025.PTDC), decorre até 2026 e está a entrar no seu segundo ano de implementação. O WAY visa aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da aprendizagem autorregulada de alunos do ensino secundário, através do seu envolvimento na observação dos pares durante as aulas. O título do projeto resume, não só, a estreita conexão entre a autorregulação das aprendizagens dos alunos e a observação dos pares que a equipa pretende estudar, mas também da importância da voz dos alunos e da sua participação nestes processos de pesquisa.
  • Referencial de qualidade socialmente referenciada para cursos superiores a distância
    Publication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; et all.; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Daniela da Costa Britto Pereira
    A Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade e regulamentação. Este estudo, desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, propõe um modelo de qualidade socialmente referenciada, baseado em dimensões e subdimensões que refletem as necessidades e realidades de diferentes contextos educacionais. Por meio de uma revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa, foram identificados os principais elementos que impactam a qualidade da EaD, organizados em três níveis de análise: macro (políticas globais e nacionais), meso (gestão institucional) e micro (processos pedagógicos e didáticos). A pesquisa destaca a importância de considerar a diversidade cultural, socioeconômica e tecnológica na formulação de critérios de qualidade, distanciando-se de abordagens economicistas e promovendo a equidade e a inclusão na educação superior a distância. Os resultados deste marco referencial contribuem para a consolidação de indicadores socialmente referenciados, que podem servir como referência para a avaliação e aprimoramento da EaD em contextos transnacionais. Conclui-se que a qualidade na EaD não deve se limitar a métricas quantitativas, mas sim integrar dimensões qualitativas que reflitam a complexidade dos processos educacionais e seu impacto no desenvolvimento social.
  • A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios. Livro de atas
    Publication . Santos, Álvaro Almeida; Paulo, César Israel; Menezes, Isabel; Aires, Luísa; Figueiredo, Maria Pacheco; Abelha, Marta; Rocio, Vitor
  • Technology supported innovations in school education
    Publication . Isaias, Pedro; Sampson, Demetrios; Ifenthaler, Dirk
    This volume provides a comprehensive and contemporary depiction of the swift evolution of learning technologies and the innovations that derive from their deployment in school education. It comprises cases studies, research focused on emergent technologies and experiments with existing tools in a wide range of scenarios. The studies included in this volume explore the conceptual and practical aspects of technologies that are used to support learning, with a multidisciplinary approach that encompasses all levels of education. The three sections of this volume emphasise the use of digital technologies from the viewpoint of different fields of expertise, explore multiple educational settings where technology was implemented to support the various stages of the learning process, and underline strategies, tools and technologies that play a crucial role in the professional development of teachers.
  • Online teaching and learning in higher education
    Publication . Isaias, Pedro; Sampson, Demetrios; Ifenthaler, Dirk
    This book is to explore a variety of facets of online learning environments to understand how learning occurs and succeeds in digital contexts and what teaching strategies and technologies are most suited to this format. Business, health, government and education are some of the core sectors of society which have been experiencing deep transformations due to a generalized digitalization. While these changes are not novel, the swift progress of technology and the rising complexity of digital environments place a focus on the need for further research and novel strategies. In the context of education, the promise of increased flexibility and broader access to educational resources is impelling much of higher education’s course offerings to online environments. The 21st century learner requires an education that can be pursued anytime and anywhere and that is more aligned with the demands of a digital society. Online education not only assists students to success-fully integrate a workforce that is increasingly digital, but it helps them to become more comfortable with the use of technology in general and, hence, more prepared to be prolific digital citizens. The variety of settings portrayed in this volume attest to the unlimited opportunities afforded by online learning and serve as valuable evidence of its benefit for students’ educational experience. Moreover, these research efforts assist a more comprehensive reflection about the delivery of higher education in the context of online settings.
  • Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa
    Publication . UNESCO; Miao, Fengchun; Holmes, Wayne; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Marques, Viviane Cristina
    As ferramentas de IA generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários, e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas ferramentas. A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como bjetivo apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento de políticas a longo prazo e no desenvolvimento de capacidades humanas para garantir uma visão centrada no ser humano dessas novas tecnologias. O Guia apresenta uma avaliação dos riscos potenciais que a IAGen pode representar para os valores humanos fundamentais, os quais promovem o agir humano, a inclusão, a equidade, a igualdade de gênero e as diversidades linguísticas e culturais, assim como as opiniões e expressões plurais. Propõe passos fundamentais para que as autoridades governamentais possam regular a utilização das ferramentas de IAGen, incluindo a obrigatoriedade de proteção da privacidade dos dados e a consideração de um limite de idade para a sua utilização. Descreve os requisitos a serem cumpridos pelos fornecedores de IAGen para o uso ético e eficaz na educação. O Guia enfatiza a necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas IAGen quanto à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Convida a comunidade internacional a refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. A publicação oferece recomendações concretas aos legisladores e às instituições de ensino sobre como o uso das ferramentas de IAGen pode ser orientado a proteger a agência humana e a beneficiar genuinamente os estudantes, os aprendizes e os pesquisadores.
  • Juventudes em português: expressões juvenis de língua portuguesa
    Publication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira
    "Juventudes em Português: Expressões Juvenis de Língua Portuguesa” surge em um momento fundamental, em que as juventudes se tornam o epicentro de discussões e reflexões em diversos âmbitos sociais, políticos, culturais e acadêmicos. Entendemos a complexidade e a relevância desse período de transição e potencial, oferecendo-nos um panorama das múltiplas facetas das juventudes contemporâneas. Este livro vem para contribuir na compreensão dessas questões, representando um marco na produção científica sobre os estudos das juventudes, consolidando-se como um recurso fundamental para acadêmicos, pesquisadores e todos aqueles interessados em compreender e dialogar sobre o universo juvenil nos países de língua portuguesa. A condição juvenil engloba uma intrincada rede de significados que transcende não apenas a dimensão etária, mas também se estende aos domínios socioeconômicos, de gênero, étnicos, e a outras categorias demográficas relevantes. O exercício da pesquisa voltada às juventudes demanda a consideração dessas diversas facetas da vida social, delineando-se para além de estratos como classe, gênero, etnia, entre outros marcadores identitários. Ao conceber as juventudes como uma categoria social multifacetada, a presente obra almeja elucidar perspectivas variadas, a partir das expressões singulares de identidade e experiência das juventudes dos países de língua portuguesa. A leitura desta obra desvela, portanto, uma gama diversificada de perspectivas inexploradas e oportunidades de investigação para acadêmicos, estudiosos e todos aqueles que se interessam pelo estudo das juventudes.