Browsing by Issue Date, starting with "2022-10"
Now showing 1 - 10 of 69
Results Per Page
Sort Options
- Estética têxtil pós-digital: uma reflexão crítica do processo de re-materialização digital de artefactosPublication . Marcos, Adérito; Pereira, SelmaA perspetiva pós-digital da contemporaneidade caracteriza-se por duas linhas fundamentais de pensamento que se entre cruzam e se complementam, ao assumir, por um lado, a inevitabilidade da onipresença da tecnologia computacional digital em todos os aspetos da vida, ou seja, a sua ubiquidade concreta; e por outro lado, constatar a emergência de uma nova materialidade ou rematerialização nas práticas de criação digital na arte e cultura, onde os materiais físicos tangíveis assumem um papel equiparado ao digital enquanto o expandem e o reposicionam em uma estética que se reveste de características próprias diferenciadoras. Neste artigo apresentamos uma reflexão critica sobre processos de rematerialização digital de um conjunto de três artefactos de arte têxtil, procurando convocar para o efeito as teorias do pós-digital, enquanto se propõe e discute uma instanciação definidora de uma estética têxtil pós-digital.
- Monitorização da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do repositório institucional da Universidade AbertaPublication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraO presente estudo tem como objetivo perspetivar a relevância do repositório institucional para monitorizar o nível de implementação do Desenvolvimento Sustentável numa instituição de ensino superior e dando continuidade a trabalho realizado anteriormente. Apresenta-se um estudo e reflexão com base em revisão de literatura, sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. A Universidade Aberta de Portugal (UAb) avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção académica e científica dos seus autores um dos indicadores assinalados. Apresenta-se o trabalho desenvolvido de modo sistemático entre 2019 e 2021, relativo à identificação, monitorização e análise do reporte de ODS dos conteúdos do repositório institucional da UAb e reflete-se sobre a relevância desta abordagem para garantir, de forma sustentada, indicadores aplicáveis à monitorização da implementação do Desenvolvimento Sustentável na Instituição. Efetua-se uma análise, global e segmentada, da representatividade dos ODS no Repositório. Através da análise comparativa dos dados relativamente aos anos anteriores pretende-se aferir a existência de padrões entre as diferentes tipologias de conteúdos, a evolução da motivação dos autores para o cumprimento do objetivo e o alinhamento dos conteúdos do Repositório com as definições do Planeamento Estratégico da Instituição
- Recursos Educacionais Abertos: evidências e reflexões sobre práticas educacionais abertas em contexto de pandemia. Do local para o globalPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19, especialmente considerando o ensino remoto emergencial, se refletiu no interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA). Tendo em atenção que no contexto português, a Universidade Aberta (UAb) é única instituição de ensino que organiza de forma sistemática REA numa comunidade específica do seu repositório institucional, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do Repositório, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA, nos períodos antes e durante a situação pandémica, de modo a percecionar a existência de padrões de utilização. Partindo da premissa de que os repositórios institucionais contribuem para a internacionalização do conhecimento e o acesso aberto permite ampliar o papel social das universidades, o estudo reflete ainda sobre a contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica, percebida pelas estatísticas de utilização das coleções de REA disponibilizadas pela UAb. A análise dos dados revela a importância do Repositório para aumentar a visibilidade das coleções e o potencial impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional
- Relations épistolaires asymétriques: Bettina von Arnim et Goethe, Ewelina Haska et Balzac, Louise Colet et FlaubertPublication . Gonçalves, Luís Carlos PimentaCasais epistolares marcam a história da literatura no século XIX. Esta relação, especialmente quando se trata de escritores, é mais frequentemente assimétrica, especialmente quando se desenrola ao longo do tempo. O exercício é feito tanto de cumplicidade, amizade, amor, como de rivalidade. Neste capítulo do livro « Amitiés vives : littérature et amitié dans les correspondances d’écrivains» falar-se-á de três duplas de escritores que mantiveram uma correspondência que marca a História da Literatura: Bettina von Arnim e Goethe; Ewelina Hanska e Balzac; Louise Colet e Gustave Flaubert.
- Grosses Kino: o cinema mudo alemão em PortugalPublication . Bär, GeraldO objetivo principal deste livro é documentar e analisar a receção do cinema mudo de expressão alemã em Portugal desde o surgimento da sétima arte até ao aparecimento e implementação do filme sonoro no início da década dos anos 30. Além de aspetos estéticos e teóricos, investigam-se os fatores históricos, políticos, económicos e tecnológicos que determinaram a importação e distribuição das películas em apreço. Esta primeira apresentação de largo espectro da crítica cinematográfica portuguesa da época fornece uma base para posteriores estudos complementares e transdisciplinares. A abordagem foca o papel da imprensa especializada portuguesa como instrumento que registou e influenciou processos de seleção e a receção da produção cinematográfica alemã, austríaca e suíça em Portugal.
- Tecnologias digitais, robótica e pensamento computacional: formação, pesquisa e práticas colaborativas na educação básicaPublication . Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Barros, Daniela Melaré Vieira; Ikeshojt, Elisangela Aparecida Bulla; Gitahy, Raquel Rosan Christino; Lasakoswitsc, Ronaldo
- Evaluación digital de aprendizajesPublication . Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraLos contextos de aprendizaje se han diversificado y ampliado, los recursos digitales se multiplican día a día, aprendemos de múltiples maneras y en múltiples lugares, pero también hay que cambiar la pedagogía, porque sin este cambio la innovación tecnológica servirá de poco. Y, cambiar la pedagogía significa también cambiar la forma de ver la evaluación, tradicionalmente muy vinculada a su función de control y medición y muy poco a su papel formativo. Podemos cambiar la forma de enseñar, cambiar el papel meramente transmisor del profesor, apostando por un profesor que sea "arquitecto" de contextos de aprendizaje, un profesor que conduza a los alumnos en estos contextos, estimulando un proceso de aprendizaje significativo en el que participen activamente. Pero también debemos cambiar la forma de evaluar. De nada sirve utilizar una pedagogía innovadora si al final nos encerramos en formas de evaluación tradicionales, desconectadas de la realidad, que evalúan conocimientos vacíos de significado y de su aplicación. Creemos que cambiar la perspectiva sobre la evaluación es, en gran medida, la clave para el cambio pedagógico más amplio que tenemos que hacer. Necesitamos una pedagogía que esté a la altura de los retos del siglo XXI y en la que enseñar, más que transmitir, sea llevar a los alumnos a aprender. Para ello, es fundamental una nueva Cultura de la Evaluación, que le presentamos en este módulo.
- Programa lúdico de intervenção para as funções executivas: estratégias baseadas em games na escolaPublication . Anastácio, Bruna Santana; Ramos, DanielaAs funções executivas integram habilidades relacionadas aos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais e estão em pleno desenvolvimento na infância. Existem alguns programas de intervenção precoce, voltado a crianças inseridas no contexto escolar, que visam exercitar e aprimorar essas funções. Desse modo, o objetivo desse artigo é descrever, testar e validar o Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas - PRÓ-LIFE, detalhando o processo de desenvolvimento e criação. Para tanto, o estudo tem um viés qualitativo com uma testagem em campo e destaca o processo de criação, desenvolvimento e sistematização do PRÓ-LIFE. Apresenta-se o programa com seus componentes e estratégias para aplicação em contextos escolares, destacando as intervenções de forma geral. Ademais, são apresentados os resultados do projeto piloto realizado com crianças de idades entre 4 e 5 anos, que revelam a necessidade de alterar a faixa etária do público-alvo do programa, promovendo reflexões sobre a quantidade de atividades, bem como possibilitou a testagem das dinâmicas de compreensão dos testes psicológicos utilizados para mensuração das habilidades cognitivas das crianças.
- “May your heart be your guiding key”: the aesthetic education of Kingdom HeartsPublication . Clariano, Tiago“May your heart be your guiding key” é uma máxima recorrentemente dita na saga de videojogos Kingdom Hearts (2002—). A frase costuma ser dita antes da partida para determinadas jornadas e a sua gramática implica um elemento de incerteza que depende das questões fatalistas levantadas pelo enredo. Esta incerteza gera uma tensão entre o poder individual de escolha que a frase solicita e o grande plano do enredo. A capacidade de escolher é um dispositivo narrativo para a auto-determinação das personagens no género literário do Bildungsroman, onde a escolha tem implicações morais e psíquicas para a caracterização das personagens; Franco Moretti defende que “o Bildungsroman pretende construir o Ego e fazer dele o centro indisputável da sua estrutura” (1987). Em Kingdom Hearts, os protagonistas têm de deliberar certos cenários que estão condenados a levar à Guerra das Keyblades. O enredo que junta os vários jogos da saga foca-se no romper deste ciclo. Kingdom Hearts serve uma forma imersível do cânone da Disney, da Pixar e da Square-Enix e, como tal, leva o jogador a fazer escolhas baseadas num contacto profundo com os mundos, enredos e personagens destas produtoras, fazendo dos seus corações chaves que os guiam.
- Cuidados corporais aos recém-nascidos de mães angolanas: saúde, interculturalidade e migração internaPublication . Tavares, Elsy; Ramos, NatáliaO período neonatal é crítico na vida de uma criança, devido à sua maior vulnerabilidade e ao maior risco de morte, sendo os cuidados realizados ao recém- nascido revestidos da maior importância e com reflexos na sua saúde futura. A cultura, os mitos e as crenças revelam-se num conjunto de saberes tradicionais que muitas vezes prevalecem sobre os conhecimentos científicos, dando origem a práticas de cuidados com o corpo não recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e com consequências negativas para a saúde, como é exemplo a onfalite. Em Angola, a mortalidade neonatal é elevada, constituindo a septicémia uma das principais causas. Analisou-se saberes e práticas de mães angolanas relativamente aos cuidados corporais com o recém-nascido, em particular com o coto umbilical, através de um estudo descritivo, exploratório, comparativo e transversal, com metodologia de cariz qualitativa, cuja amostra é não probabilística por conveniência. Verificou-se que os saberes e as práticas de mães angolanas relativamente a estes cuidados derivam da componente empírica, transmitida maioritariamente pela família através das gerações, sobretudo pelas avós do recém-nascido, e da componente científica, através dos profissionais de saúde. Observou-se que as mães com experiência migratoria revelam alguns comportamentos distintos das mães naturais de Luanda, nomeadamente ao mencionarem com mais frequência o álcool como conhecimento prévio, sendo no entanto as mães naturais de Luanda as que mais o utilizam de forma isolada como prática nos cuidados ao coto umbilical.