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Programa lúdico de intervenção para as funções executivas: estratégias baseadas em games na escola

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As funções executivas integram habilidades relacionadas aos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais e estão em pleno desenvolvimento na infância. Existem alguns programas de intervenção precoce, voltado a crianças inseridas no contexto escolar, que visam exercitar e aprimorar essas funções. Desse modo, o objetivo desse artigo é descrever, testar e validar o Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas - PRÓ-LIFE, detalhando o processo de desenvolvimento e criação. Para tanto, o estudo tem um viés qualitativo com uma testagem em campo e destaca o processo de criação, desenvolvimento e sistematização do PRÓ-LIFE. Apresenta-se o programa com seus componentes e estratégias para aplicação em contextos escolares, destacando as intervenções de forma geral. Ademais, são apresentados os resultados do projeto piloto realizado com crianças de idades entre 4 e 5 anos, que revelam a necessidade de alterar a faixa etária do público-alvo do programa, promovendo reflexões sobre a quantidade de atividades, bem como possibilitou a testagem das dinâmicas de compreensão dos testes psicológicos utilizados para mensuração das habilidades cognitivas das crianças.
Executive functions integrate skills related to cognitive, behavioral and emotional aspects and are in full development in childhood. There are some early intervention programs, aimed at children inserted in the school context, which aim to exercise and improve these functions. Thus, the objective of this article is to describe, test and validate the Playful Intervention Program for Executive Functions - PRÓ-LIFE, detailing the process of development and creation. Therefore, the study has a qualitative bias with field testing and highlights the process of creation, development and systematization of PRÓ-LIFE. The program is presented with its components and strategies for application in school contexts, highlighting the interventions in general. In addition, the results of the pilot project carried out with children aged between 4 and 5 years are presented, which reveal the need to change the age group of the program's target audience, promoting reflections on the number of activities, as well as making it possible to test the dynamics of understanding of psychological tests used to measure children's cognitive abilities.

Description

Keywords

Funções executivas Programa de intervenção Jogos digitais Executive functions Digital games Intervention program

Citation

Anastácio, Bruna Santana; Ramos, Daniela - Programa lúdico de intervenção para as funções executivas: estratégias baseadas em games na escola. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 2 (outubro 2022)

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Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)

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