Repository logo
 
Publication

Programa lúdico de intervenção para as funções executivas: estratégias baseadas em games na escola

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorAnastácio, Bruna Santana
dc.contributor.authorRamos, Daniela
dc.date.accessioned2022-10-21T11:31:00Z
dc.date.available2022-10-21T11:31:00Z
dc.date.issued2022-10
dc.description.abstractAs funções executivas integram habilidades relacionadas aos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais e estão em pleno desenvolvimento na infância. Existem alguns programas de intervenção precoce, voltado a crianças inseridas no contexto escolar, que visam exercitar e aprimorar essas funções. Desse modo, o objetivo desse artigo é descrever, testar e validar o Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas - PRÓ-LIFE, detalhando o processo de desenvolvimento e criação. Para tanto, o estudo tem um viés qualitativo com uma testagem em campo e destaca o processo de criação, desenvolvimento e sistematização do PRÓ-LIFE. Apresenta-se o programa com seus componentes e estratégias para aplicação em contextos escolares, destacando as intervenções de forma geral. Ademais, são apresentados os resultados do projeto piloto realizado com crianças de idades entre 4 e 5 anos, que revelam a necessidade de alterar a faixa etária do público-alvo do programa, promovendo reflexões sobre a quantidade de atividades, bem como possibilitou a testagem das dinâmicas de compreensão dos testes psicológicos utilizados para mensuração das habilidades cognitivas das crianças.pt_PT
dc.description.abstractExecutive functions integrate skills related to cognitive, behavioral and emotional aspects and are in full development in childhood. There are some early intervention programs, aimed at children inserted in the school context, which aim to exercise and improve these functions. Thus, the objective of this article is to describe, test and validate the Playful Intervention Program for Executive Functions - PRÓ-LIFE, detailing the process of development and creation. Therefore, the study has a qualitative bias with field testing and highlights the process of creation, development and systematization of PRÓ-LIFE. The program is presented with its components and strategies for application in school contexts, highlighting the interventions in general. In addition, the results of the pilot project carried out with children aged between 4 and 5 years are presented, which reveal the need to change the age group of the program's target audience, promoting reflections on the number of activities, as well as making it possible to test the dynamics of understanding of psychological tests used to measure children's cognitive abilities.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnastácio, Bruna Santana; Ramos, Daniela - Programa lúdico de intervenção para as funções executivas: estratégias baseadas em games na escola. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 2 (outubro 2022)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol5iss2e202207pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12388
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/27026pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFunções executivaspt_PT
dc.subjectPrograma de intervençãopt_PT
dc.subjectJogos digitaispt_PT
dc.subjectExecutive functionspt_PT
dc.subjectDigital gamespt_PT
dc.subjectIntervention programpt_PT
dc.titlePrograma lúdico de intervenção para as funções executivas: estratégias baseadas em games na escolapt_PT
dc.title.alternativePlayful intervention program for executive functions: strategies based on games at schoolpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameSantana Anastácio
person.familyNameRamos
person.givenNameBruna
person.givenNameDaniela
person.identifier.orcid0000-0002-5631-0070
person.identifier.orcid0000-0001-9833-310X
person.identifier.scopus-author-id57195929149
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationbf6aee3a-e3b0-4a7f-9c01-34547daba547
relation.isAuthorOfPublication510f1c72-34b1-4da6-a1c1-8339c2700880
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery510f1c72-34b1-4da6-a1c1-8339c2700880

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V5 N2_e202207.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: