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Referencial de qualidade socialmente referenciada para cursos superiores a distância

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Abstract(s)

A Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade e regulamentação. Este estudo, desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, propõe um modelo de qualidade socialmente referenciada, baseado em dimensões e subdimensões que refletem as necessidades e realidades de diferentes contextos educacionais. Por meio de uma revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa, foram identificados os principais elementos que impactam a qualidade da EaD, organizados em três níveis de análise: macro (políticas globais e nacionais), meso (gestão institucional) e micro (processos pedagógicos e didáticos). A pesquisa destaca a importância de considerar a diversidade cultural, socioeconômica e tecnológica na formulação de critérios de qualidade, distanciando-se de abordagens economicistas e promovendo a equidade e a inclusão na educação superior a distância. Os resultados deste marco referencial contribuem para a consolidação de indicadores socialmente referenciados, que podem servir como referência para a avaliação e aprimoramento da EaD em contextos transnacionais. Conclui-se que a qualidade na EaD não deve se limitar a métricas quantitativas, mas sim integrar dimensões qualitativas que reflitam a complexidade dos processos educacionais e seu impacto no desenvolvimento social.
La Educación a Distancia (EaD) ha sido objeto de un creciente debate en el ámbito cadémico, especialmente en lo que respecta a su calidad y regulación. Este estudio, desarrollado en el marco de la Red de Investigación en EaD Brasil/Internacional, propone un modelo de calidad socialmente referenciado, basado en dimensiones y subdimensiones que reflejan las necesidades y realidades de diferentes contextos educativos. A través de una revisión bibliográfica y una metodología de enfoque cualitativo, se identificaron los principales elementos que impactan la calidad de la EaD, organizados en tres niveles de análisis: macro (políticas globales y nacionales), meso (gestión institucional) y micro (procesos pedagógicos y didácticos). La investigación resalta la importancia de considerar la diversidad cultural, socioeconómica y tecnológica en la formulación de criterios de calidad, alejándose de enfoques economicistas y promoviendo la equidad y la inclusión en la educación superior a distancia. Los resultados de este marco referencial contribuyen a la consolidación de indicadores socialmente referenciados, que pueden servir como base para la evaluación y mejora de la EaD en contextos transnacionales. Se concluye que la calidad en la EaD no debe limitarse a métricas cuantitativas, sino que debe integrar dimensiones cualitativas que reflejan la complejidad de los procesos educativos y su impacto en el desarrollo social.
Distance Education (EaD) has been the subject of increasing debate in the academic field, particularly concerning its quality and regulation. This study, conducted within the framework of the EaD Research Network Brazil/International, proposes a socially referenced quality model based on dimensions and subdimensions that reflect the needs and realities of different educational contexts. Through a bibliographic review and a qualitative methodological approach, the key elements impacting EaD quality were identified and structured into three levels of analysis: macro (global and national policies), meso (institutional management), and micro (pedagogical and didactic processes). This research underscores the importance of considering cultural, socioeconomic, and technological diversity in the formulation of quality criteria, moving away from economistic approaches and promoting equity and inclusion in higher distance education. The findings of this study contribute to the development of socially referenced indicators that can serve as a foundation for evaluating and improving EaD in transnational contexts. The study concludes that EaD quality should not be restricted to quantitative metrics but should incorporate qualitative dimensions that reflect the complexity of educational processes and their impact on social development.

Description

Coordenação da obra: Daniela da Costa Britto Pereira Lima. Idioma: bilingue - português / espanhol

Keywords

Educação a distância Qualidade educacional Políticas educacionais Inclusão Avaliação Educación a distancia Calidad educativa Políticas educativas Inclusió Evaluación Distance education Educational quality Educational policies Inclusion Assessment

Pedagogical Context

Citation

Lima, D. C. B. P. (Coord). (2025). Referencial de Qualidade Socialmente Referenciada para Cursos Superiores a Distância. Cegraf UFG

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