Sociologia | Livros / Books
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Recent Submissions
- Referencial de qualidade socialmente referenciada para cursos superiores a distânciaPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; et all.; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Daniela da Costa Britto PereiraA Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade e regulamentação. Este estudo, desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, propõe um modelo de qualidade socialmente referenciada, baseado em dimensões e subdimensões que refletem as necessidades e realidades de diferentes contextos educacionais. Por meio de uma revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa, foram identificados os principais elementos que impactam a qualidade da EaD, organizados em três níveis de análise: macro (políticas globais e nacionais), meso (gestão institucional) e micro (processos pedagógicos e didáticos). A pesquisa destaca a importância de considerar a diversidade cultural, socioeconômica e tecnológica na formulação de critérios de qualidade, distanciando-se de abordagens economicistas e promovendo a equidade e a inclusão na educação superior a distância. Os resultados deste marco referencial contribuem para a consolidação de indicadores socialmente referenciados, que podem servir como referência para a avaliação e aprimoramento da EaD em contextos transnacionais. Conclui-se que a qualidade na EaD não deve se limitar a métricas quantitativas, mas sim integrar dimensões qualitativas que reflitam a complexidade dos processos educacionais e seu impacto no desenvolvimento social.
- Juventudes em português: expressões juvenis de língua portuguesaPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira"Juventudes em Português: Expressões Juvenis de Língua Portuguesa” surge em um momento fundamental, em que as juventudes se tornam o epicentro de discussões e reflexões em diversos âmbitos sociais, políticos, culturais e acadêmicos. Entendemos a complexidade e a relevância desse período de transição e potencial, oferecendo-nos um panorama das múltiplas facetas das juventudes contemporâneas. Este livro vem para contribuir na compreensão dessas questões, representando um marco na produção científica sobre os estudos das juventudes, consolidando-se como um recurso fundamental para acadêmicos, pesquisadores e todos aqueles interessados em compreender e dialogar sobre o universo juvenil nos países de língua portuguesa. A condição juvenil engloba uma intrincada rede de significados que transcende não apenas a dimensão etária, mas também se estende aos domínios socioeconômicos, de gênero, étnicos, e a outras categorias demográficas relevantes. O exercício da pesquisa voltada às juventudes demanda a consideração dessas diversas facetas da vida social, delineando-se para além de estratos como classe, gênero, etnia, entre outros marcadores identitários. Ao conceber as juventudes como uma categoria social multifacetada, a presente obra almeja elucidar perspectivas variadas, a partir das expressões singulares de identidade e experiência das juventudes dos países de língua portuguesa. A leitura desta obra desvela, portanto, uma gama diversificada de perspectivas inexploradas e oportunidades de investigação para acadêmicos, estudiosos e todos aqueles que se interessam pelo estudo das juventudes.
- Tracejar vidas «normais»: estudo qualitativo sobre a integração dos ciganos em PortugalPublication . Magano, OlgaEste livro constitui uma proposta de análise sob o ponto de vista da integração social na sociedade portuguesa de indivíduos de origem cigana, apostando-se num distanciamento de perspetivas centradas na pobreza e na exclusão social. Integração e identidade social constituem os principais pilares teóricos de análise, defendendo-se que o modo como os indivíduos se incorporam na sociedade depende diretamente de formas de identificação individual e social feita pela aprendizagem social desde a infância, mas também por todas as aprendizagens secundárias que se fazem ao longo da vida, tratando-se de um processo cumulativo de interiorização de novas aprendizagens. Propõe-se a abertura para uma reflexão ampla sobre as várias dimensões da vida social e para a importância que assume o processo de socialização, as várias interações sociais ao longo da vida e a experiência social que, conjugadas, proporcionam diferentes opções de vida e percursos. Para isso, fomos estudar percursos de vida de pessoas de origem cigana, nomeadamente no que se refere à forma como é vivida a experiência de integração social pelos próprios indivíduos e pelas suas famílias e também como se integram novos elementos culturais e sociais na reconfiguração da identidade cigana. A perspetivação de pluralidade de percursos, trajetos de vida e experiências diversificadas, permite pressupor que a identidade social se produz pela história e na história dos indivíduos, mas eles também são, ao mesmo tempo, produtores da sua história. Há assim conciliação entre o que se recebe do passado através da socialização familiar, mas, pela experiência de vida, com todas as socializações externas à família, cada indivíduo organiza e combina aspetos do passado e do quotidiano, podendo não alterar o sentimento de ser cigano que, em muitos casos está, apesar das diferenças, profundamente enraizado, havendo mesmo um sentimento profundo de ancoragem ao sentimento de ser cigano, ou seja, é possível ser cigano e ser integrado. Através da análise das narrativas de homens e mulheres ciganos, pela análise das várias etapas de socialização, dos seus trajetos sociais e de como interiorizam valores e formas de estar, são identificados percursos, os contextos em que ocorrem, as principais instituições sociais envolvidas, os modelos sociais de referência e a importância das relações familiares e sociais que permitem efetuar esses modos de vida que se diferenciam dos ditos tradicionais ciganos.
- Nós Globais: investigações em curso sobre questões da globalizaçãoPublication . Abrantes, Pedro; Lechner, Elsa; Martins, Guilherme d'Oliveira; Caetano, João Relvão; Franco, José Eduardo
- Nota de apresentaçãoPublication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
- Ciganos em Portugal, Espanha e Brasil: analisando contextos, demandas e processos identitáriosPublication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
- Literacia digital das pessoas ciganas de Reguengos de MonsarazPublication . Medinas, Carlos; Magano, OlgaAtravés de um estudo desenvolvido em Reguengos de Monsaraz procurou-se conhecer de que forma é que as pessoas ciganas acedem e manuseiam recursos tecnológicos e de informação, essenciais para a vida quotidiana nas sociedades contemporâneas. Com esse objetivo foi aplicado um inquérito por questionário a pessoas ciganas residentes em Reguengos de Monsaraz cujos resultados revelam que 75% dos inquiridos abandonaram a escola e 38% não sabem ler, ou seja, é revelado um quadro de analfabetismo, abandono escolar e iliteracia, que são os principais constrangimentos para exercer a literacia digital. Apesar de as pessoas ciganas já terem contactado com alguma forma de tecnologia há dificuldades em aceder a computadores e a Internet: por um lado, são poucas as pessoas que dispõem destes serviços e equipamentos em casa e, por outro lado, não têm competências suficientes para um uso autónomo. Muitos ciganos reguenguenses acedem a equipamentos e à Internet nos espaços municipais, no entanto, responsáveis destes espaços salientam as dificuldades de leitura e escrita, sendo necessário um apoio personalizado. Ou seja, verifica-se que a situação de pobreza e exclusão em que esta população se encontra provoca um outro tipo de exclusão, que é a infoexclusão e a iliteracia traduzida também em iliteracia digital.
- Investigação sobre pessoas ciganas em Portugal: hiato entre conhecimento e desenho de políticas públicasPublication . Magano, Olga; Mendes, Maria ManuelaO objetivo deste artigo é fazer uma reflexão exploratória sobre os Ciganos enquanto construção social e os percursos teórico-metodológicos prosseguidos em Portugal. A constru-ção social da imagem sobre os Ciganos em Portugal é imputada, a maior parte das vezes, a aspetos negativos quanto a modos de vida marginais (muitas vezes vistos como “parasitas” sociais) e a um suposto desinteresse de integração na sociedade portuguesa, aspetos que condi-cionam os olhares etnocêntricos sobre a pessoas Ciganas e também o modo como pesquisadores problematizam e investigam. Nos últimos anos têm aumentado de forma significativa os trabalhos desenvolvidos sobre os Ciganos em Portugal o que nos tem permitido conhecer pesquisas realizadas nas várias Ciências Sociais, sobretudo em Sociologia e Antropologia em que se tenta romper com estigmas e dar a conhecer a realidade plural e não homogénea da cultura e das pessoas Ciganas. Pretendemos deixar aqui algumas pistas para sistematização e exploração sobre este percurso da construção do conhecimento sobre os Ciganos em Portugal e a sua não incorporação no desenho de políticas públicas.
- Estudo nacional sobre as comunidades ciganas: observatório das comunidades ciganasPublication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Candeias, Pedro
- Climate change and societyPublication . Alves, Fátima; Schmidt, LuísaClimate change represents the greatest challenge of the 21st Century and will affect human societies in multiple ways. Our knowledge about the nature and physics of climate change, its causes and its consequences, is far greater than our understanding of the societal changes it poses. Climate change is a social production, a complex process of societal transformations, which we all need to understand to better cope with the challenge it presents. Climatic conditions play a significant role in people's lives and can interfere with lives in multiple ways. The causes are known, and they put human action at the center of the debate. The consequences of climate change to ways of life are complex, diversified, inevitable, and will likely become worse over time. The nations that contributed most to the problem are often those that least suffer the consequences while those who contributed the least are often the most affected, vulnerable and unprepared. In addition to the expected impacts in the most diverse economic and environmental sectors, human health has emerged as an important area associated with climate change. Although not frequently mentioned or targeted as a key political concern, it is expected that the impact of climate change on human health will be severe, both in the distribution and incidence of diseases. Moreover, climate change will have extensive implications to human well-being, which will reflect on social structures and ways of life. The aim of this E-Book is to highlight and share knowledge on the social, economic, political and cultural implications of climate change, as well as reflect upon the required transformations in policy, governance and social-cultural strategies to mitigation, adaptation and prevention. To understand the multiple dimensions of climate change and their interdependencies, we need to bring together various sciences, knowledges and powers. The social sciences, and sociology, play a central role in analyzing the effects of human activities on natural systems. Social Sciences can scrutinize those phenomena and relations that, within human societies, produce social structures that ultimately have negative impacts on the environment. This E-Book also aims to provide an overview of social sciences literature and research on climate change, identifying key areas for further research and development.